gestor de frota

Melhores práticas de gestão para o dia a dia do gestor de frota

No dia a dia do gestor de frota muitos gestores enfrentam diferentes problemas na busca pelas melhores maneiras para a eficiência. E, para um gestor iniciante, esse pode ser um trabalho ainda mais complicado.

Isso porque não restam dúvidas que fazer o gerenciamento de frotas pode parecer uma atividade bastante complexa, certo?

Ainda mais que para tornar uma empresa mais produtiva é preciso estar atento a diferentes pontos em sua frota.

O primeiro passo é seguir práticas produtivas para organizar seu fluxo de atividades.

Assim, então, é possível construir um controle de frotas satisfatório apenas mantendo uma atenção em detalhes que podem passar despercebidos.

Ficou interessado em saber mais sobre esses detalhes? Continue lendo este artigo e conheça as melhores atividades que todo gestor deve saber para conseguir gerir melhor a sua frota!

Práticas produtivas para o dia a dia do gestor de frota

Roteirize sua frota

Mais importante do que ter veículos excepcionais em uma frota, é saber como utilizá-los. Ou seja, saber construir um bom dimensionamento de seus veículos.

Controlar o fluxo de uma frota é, de fato, um dos problemas que muitos já enfrentaram. No entanto, o segredo para uma roteirização eficiente é construir um planejamento de acordo com as necessidades e demandas da empresa.

Isso é, para construir uma roteirização eficaz, antes é preciso analisar as características de cada modelo de seus veículos. Após isso, você conseguirá definir o direcionamento de cada um deles.

Essa é uma prática que não apenas vai garantir o uso mais eficiente de seus veículos. Mas ainda contribui para uma economia de gastos excessivos que devem entrar em seu orçamento geral. Como, por exemplo, o combustível e os custos com manutenção.

No dia a dia o gestor de frota dedica-se a manutenção preventiva 

Que a manutenção preventiva proporciona uma redução de custos é um fato que todo gestor de frota sabe. Mas você já aplica essa prática em seu dia a dia da maneira correta?

Assim como falado anteriormente, antes de começar seu cronograma de manutenções e revisões, é ideal que você considere a marca e as condições de cada veículo.

Insira revisões, troca de peças e muitos outros detalhes importantes num único índice para ter certeza que seus veículos permanecem com sua saúde mecânica em dia. Isso porque melhor do que resolver um problema mecânico, é resolvê-lo antes mesmo que ele aconteça.

Além, claro, de contribuir para minimizar gastos imprevistos por não conhecer o andamento de seus veículos e seus componentes.

A manutenção preventiva ainda proporciona a garantia da produtividade das operações de sua frota, visto que essa prática minimiza o surgimento de imprevistos que podem afetar a sua rotina.

Tecnologia é a chave

Por muitos anos a gestão de frotas foi feita principalmente através de planilhas. No entanto, essas ferramentas passaram a ser consideradas inadequadas para seu dia a dia.

Isso porque, por representarem uma gestão sujeita a riscos, o uso de planilha não supre as necessidades que uma gestão de frota demanda.

É a partir dessas necessidades que a tecnologia passou a se dedicar inteiramente na produção de plataformas adequadas. Assim, criando as soluções de gestão de frotas.

Reunindo todos os passos importantes para sua gestão e, também, responsáveis por empresas  construir uma gestão livre de riscos e com muito mais garantia de qualidade operacional.

Essas soluções, como o da Sofit, fornecem funcionalidades que se aplicam desde o controle do combustível, até a gestão de documentações e o controle de viagens.

Faça o controle de seus gastos

Outra prática é aprender a controlar os seus gastos da maneira correta.

A partir das práticas citadas anteriormente, você conseguirá ter um controle muito mais eficaz da sua frota. Assim como, principalmente, os seus respectivos custos.

Além de contribuir para uma redução do tempo gasto em manutenções, essas atividades ainda vão representar uma otimização no consumo de combustível. Já que numa frota inteligente, seus níveis operacionais funcionam com muito mais autonomia e segurança.

Essas são apenas algumas das mais diferentes estratégias que todo gestor de frota pode passar a aplicar.

Isso porque seguir boas práticas do mercado é o primeiro passo para não cometer os mesmos erros que iniciantes do ramo já cometeram.

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.