6 vantagens da telemetria para caminhões da sua frota

Nos últimos anos, surgiram algumas inovações que simplificaram a gestão de frotas. A telemetria para caminhões, por exemplo, faz toda a diferença na hora de acompanhar o comportamento dos seus motoristas e a condição dos seus veículos. 

É que a telemetria veicular aplicada à frota pesada garante uma visão ampla da operação, além de aumento de controle sobre os processos. Isso é possível graças à coleta e transmissão de dados de sensores do caminhão para um local central.

No artigo de hoje, você vai entender a importância da telemetria para caminhões e descobrir por que aplicar na sua frota pesada. 

Continue lendo!

O que é telemetria?

A telemetria veicular é caracterizada pela coleta e transmissão de dados de sensores remotos para uma central de monitoramento. Isso tem muitas aplicações em diferentes setores, mas é particularmente útil para gerentes de frota.

Sabe por quê?

O gerenciamento de uma frota pesada, com muitos veículos, requer um monitoramento preciso e contínuo das cargas e também do comportamento do motorista.

Dessa forma, a telemetria colabora com o trabalho do gestor desse tipo de frota, já que ele terá acesso aos dados em tempo real sobre os seus ativos.

Isso permite verificar, por exemplo, o desempenho de veículos e condutores isoladamente e aplicar melhorias mais rapidamente.

Além disso, o uso da telemetria contribui também com a experiência do cliente, uma vez que, segundo estudo encomendado pela Zebra Technologies, 55% dos operadores logísticos ainda usam tecnologia manual para o controle de processos.

Assim, essa tecnologia coloca a sua empresa na rota para atender às necessidades de uma economia mais ágil, dinâmica e baseada na pronta entrega.

Como funciona a telemetria para caminhões

A telemetria para caminhões funciona através da transmissão sem fio de dados para uma central por meio da Internet das Coisas (IoT).

Uma variedade de sensores e dispositivos coletam dados em tempo real sobre a localização, o clima e as condições da estrada, bem como a velocidade, aceleração e movimento de outros veículos.

Logo após, o sistema de telemática do veículo processa esses dados e os apresenta ao motorista (ou supervisor de frota) em tempo real, certificando de identificar problemas urgentes para aviso imediato ao motorista e à central.

De forma geral, um sistema de telemetria recolhe esses e outros dados sobre o veículo, como:

  • Localização;
  • Uso;
  • Problemas de manutenção;
  • Consumo de combustível;
  • Tempo ocioso;
  • Casos de condução irregulares (por exemplo, frenagem forte);
  • Velocidade e aceleração.

Além disso, sistemas avançados de telemetria para caminhões podem coletar dados de:

  • RPM;
  • Temperatura do motor;
  • Estado de ignição;
  • Ativação de tração  (para veículos equipados com esta função);
  • Identificação do motorista.

Quais são as vantagens da telemetria para caminhões

A telemetria oferece vantagens para o gerenciamento de qualquer tipo de frota. 

No entanto, quando aplicada em frotas de caminhões, é possível utilizar mais recursos disponíveis, como o monitoramento de cargas, por exemplo.

Abaixo, relacionamos as principais vantagens da telemetria para esse tipo de frota.

1. Mais controle sobre os veículos

Através da telemetria para caminhões, o gerente de frota consegue identificar quando o motorista não segue a rota planejada.

Quando isso acontece, o gerente é automaticamente notificado para verificar o que está acontecendo. 

Esse controle pode ser feito por meio de computadores e até mesmo através de dispositivos móveis como tablets e smartphones.

2. Menor risco de acidentes na estrada

A telemetria ajuda a identificar situações de risco e detectar sonolência e distração na estrada, por exemplo. 

Como resultado, iniciativas de prevenção de acidentes e reciclagem de motoristas podem ser tomadas pelos gestores.

3. Mais segurança para os motoristas

Os sistemas de telemetria permitem monitorar os padrões de direção que devem ser seguidos pelos motoristas. 

Esse fator é extremamente importante para a redução de infrações, acidentes e consumo de combustível, mas principalmente para aumentar a segurança dos condutores.

Dessa forma, quando o motorista dirige acima da velocidade permitida, por exemplo, o sistema emite um alerta para a equipe de monitoramento. 

Então, ela entra em contato com o motorista para tomar as medidas cabíveis.

4. Precisão sobre a localização da carga

Com a telemetria, é possível também obter dados sobre a localização da carga e direcionar motoristas para cargas específicas dentro do seu pátio, por exemplo. 

Assim, os motoristas podem marcar locais específicos quando se desconectam das suas cargas.

Você também pode configurar o sistema para alertá-lo quando uma carga se mover sem autorização prévia.

5. Estimula a produtividade dos motoristas

Um sistema de gestão de frota baseado em telemetria oferece ao gestor uma série de relatórios que proporcionam uma visão estratégica do que está acontecendo com sua frota. 

Isso inclui veículos e também motoristas, influenciando diretamente na produtividade dos colaboradores.

Além disso, o sistema também permite controlar e otimizar as rotas, reduzindo o tempo de deslocamento e facilitando o cumprimento de prazos pelos motoristas. 

Tudo isso com poucos cliques, interface intuitiva e disponível em qualquer dispositivo para ser acessado via web ou aplicativos móveis.

6. Otimiza a gestão de manutenção da frota

Uma preocupação constante dos gestores de frota é com o controle de custos.

Além das manutenções e reparos emergenciais, o país enfrenta sérios problemas de infraestrutura viária, que podem causar danos frequentes aos seus veículos.

Nesse sentido, a telemetria ajuda a estimular os motoristas a fazer um uso mais racional dos veículos, reduzindo a velocidade e o consumo de combustível. 

Também é possível controlar as manutenções periódicas, reduzindo as medidas corretivas e aumentando as ações preventivas.

Isso reflete numa menor depreciação dos caminhões a longo prazo e, consequentemente, na redução dos custos de manutenção.

Telemetria para caminhões: uma tecnologia essencial para sua frota pesada

Em conclusão, após o que constatamos no artigo de hoje, podemos dizer que a telemetria é essencial para uma boa gestão de frotas de caminhões, pois permite controlar como, onde e quando os veículos são operados.

Assim, com todas essas informações em mãos e em tempo real, você consegue conduzir uma gestão de frotas mais inteligente, melhorando processos internos e aumentando a satisfação dos seus clientes.