O que é outsourcing e como ele impacta na sua gestão de frotas?

Contar com estratégias para agilizar processos e otimizar recursos é fundamental para garantir a competitividade dos negócios. Nesse contexto, o outsourcing pode ser um grande aliado para a sua gestão de frotas.

Com a ajuda desse recurso é possível aumentar a produtividade e ainda reduzir custos por meio da contratação de um fornecedor de soluções para transportes de cargas.

Esse parceiro será responsável por administrar e desenvolver a gestão de frotas de acordo com os interesses da sua companhia. Parece bom para você?

No entanto, é preciso cautela ao escolher o fornecedor e avaliar com critério se utilizar a estratégia do outsourcing é mesmo a melhor solução para a sua empresa.

No artigo de hoje, trazemos para você o que é outsourcing e como ele impacta na sua gestão de frotas. Acompanhe!

Afinal, o que é outsourcing?

Em uma tradução livre do inglês para o português, outsourcing quer dizer terceirização.

Contudo, o termo vai um pouco além disso, já que a empresa contratada fornece toda a infraestrutura para a prestação de serviço, sendo altamente especializada.

Esse processo deve ser entendido como uma estratégia para a empresa, pois com isso você e os demais profissionais da sua companhia podem se dedicar à atividade-fim, delegando atividades secundárias para fornecedores especializados.

Como funciona o outsourcing na gestão de frotas?

Nesse caso, a sua empresa controla a frota de maneira estratégica. Isso significa que as atividades operacionais e burocráticas são delegadas, assim como os recursos de veículos e mão de obra.

Com isso, você pode investir em outros setores da organização, com o objetivo de gerar mais lucros para o empreendimento.

Veja a seguir as vantagens ao se optar pela terceirização da gestão de frota.

Redução de custos

Ao optar pelo outsourcing na gestão de frotas, você consegue uma significativa redução de custos para a empresa.

Isso porque, a sua companhia fica isenta de  manter toda uma infraestrutura para abrigar e movimentar a frota, eliminando custos com:

  • Manutenção;
  • Combustível;
  • Impostos dos veículos e;
  • Mão de obra.

Logo, é mais vantajoso terceirizar esse serviço, que normalmente não faz parte de seu core business.

Gestão mais estratégica

Ao delegar essa função para uma locadora especializada, além de você otimizar os recursos, ainda eleva a qualidade das entregas e pode se dedicar a ações mais estratégicas do seu empreendimento.

Você pode se dedicar, por exemplo, à melhoria dos processos internos e até mesmo à pesquisa e investimentos em soluções tecnológicas para a gestão de frotas, por exemplo.

Mais profissionalismo nas entregas

Ao optar pela contratação de uma empresa especializada na gestão de frotas, a sua empresa revela preocupação em oferecer um serviço eficiente a seus clientes.

Isso eleva a imagem de profissionalismo da empresa diante do mercado e de seus clientes, contribuindo para o fortalecimento da sua marca.

O que analisar ao terceirizar o serviço de gestão de frotas?

A escolha de um fornecedor é sempre uma tarefa de muita responsabilidade. Por isso, é preciso ter a máxima atenção e se precaver, inclusive em contrato, de todas as questões que podem envolver o transporte das suas mercadorias.

É preciso considerar que a gestão de frotas deve estar devidamente integrada às necessidades da empresa e também às necessidades de seus clientes.

Portanto, analise as peculiaridades do seu negócio e certifique-se de que o fornecedor será capaz de atender a todas as suas questões.

Além disso, antes de contratar serviços de outsourcing de frota de veículos, dedique tempo para verificar todas as questões que podem ser delegadas, como:

  • Controle de multas e assessoria em caso de acidentes de trânsito;
  • Serviços de manutenção;
  • Desmobilização e venda dos veículos;
  • Conhecimento técnico da frota;
  • Reserva de frota;
  • Proteção veicular e assistência 24 horas;
  • Ferramentas de roteirização;
  • Ferramentas de rastreamento;
  • Monitoramento constante da frota.

Todos esses itens são indispensáveis para melhorar a operação e assegurar uma maior transparência para o cliente final.

Ao atender a esses quesitos, a locadora é capaz de atender com eficiência o seu negócio, trazendo uma grande vantagem competitiva para ele.

Como funciona o outsourcing para gestão de frota?

Após ser acionada por você ou algum membro da sua empresa, um representante da locadora vai até vocês fazer o levantamento das necessidades e demandas do serviço de terceirização da frota.

Após essa etapa, é apresentado um projeto com orçamento. Nele constam as peculiaridades da empresa, e os serviços são disponibilizados conforme conversa anterior.

Mediante a análise da proposta, você escolhe o tipo de automóvel e os serviços que serão contratados. Estando os itens do contrato e a questão financeira alinhada entre as partes, é firmado um contrato.

Algumas locadoras ainda oferecem o serviço de customização dos veículos com a sua marca, o que colabora para o fortalecimento da imagem institucional e comercial do seu negócio.

Como fica o cargo de gestor de frotas ao terceirizar o serviço?

O cargo de gestor de frotas não necessariamente será extinto. Ele passará a ser mais estratégico, fiscalizando e cobrando da locadora as ações necessárias para a máxima eficiência da operação.

Além disso, o gestor de frotas poderá tomar decisões baseadas em dados, já que as locadoras de veículos de cargas fornecem dados como quilometragem rodada, número de paradas, entre outros dados.

Com essas informações, por exemplo, é possível pensar na otimização de rotas e outras soluções em conjunto com o fornecedor para melhorar cada vez mais os serviços.

Dessa forma, a função do gestor de frotas ganha ainda mais importância, na medida em que colabora para tornar os processos mais eficientes e sustentáveis ao longo do tempo.

O gestor de frotas passa, também, a ser um fiscal e interlocutor entre a empresa e a locadora, gerenciando os processos e zelando pelos interesses da sua empresa, além de ser responsável por aumentar a eficiência operacional da organização.

Logo, esse profissional é um forte aliado para a produtividade do negócio, e seu cargo não deve ser desconsiderado.

O outsourcing pode ser um aliado da sua gestão!

Como vimos, o outsourcing é uma solução que pode ser considerada para reduzir custos e elevar a qualidade dos serviços de transporte da empresa.

Isso porque, não raro, torna-se inviável financeiramente conduzir todos os processos de gestão de frotas, já que manter os veículos requer investimentos que podem onerar o caixa da empresa.

Dessa forma, a terceirização traz benefícios significativos, entre eles a possibilidade dos gestores se dedicarem à atividade-fim da empresa, gerando uma grande vantagem competitiva.

Portanto, o outsourcing é um processo que deve ser analisado e considerado na sua organização, dada a especialização e grau de eficiência com que é executado pelas locadoras que prestam esse tipo de serviço.

Gostou do conteúdo? Sabia que a Sofit conta com soluções em software específicas para empresas que terceirizam a frota? É isso mesmo! Saiba mais e agende a sua demonstração gratuita hoje!