5 benefícios do flow rack para a sua operação logística

O Flow Rack é muito mais do que um sistema de armazenamento convencional. Trata-se de uma estratégia inteligente para quem busca otimizar a organização do estoque, operações e impulsionar a produtividade. 

Ao entender o que é Flow Rack, você estará preparado para adotar essa solução e colher os frutos de uma logística mais ágil e eficiente.

Se você está buscando entender melhor o que é Flow Rack e como ele pode beneficiar sua operação, este artigo é para você. 

Vamos explorar em detalhes essa abordagem inovadora e seus principais ganhos.

Continue lendo e saiba mais!

Índice:

  1. O que é Flow Rack?
  2. Como funciona o Flow Rack?
  3. 5 benefícios de usar o Flow Rack na sua operação
  4. Adote o Flow Rack na sua operação hoje!

O que é Flow Rack?

O Flow Rack, também conhecido como rack dinâmico ou estrutura de fluxo, é um sistema de armazenagem projetado para otimizar o fluxo contínuo de materiais e produtos. 

Esse sistema é especialmente adequado para itens que possuem alta rotatividade e demandam acesso rápido e eficiente. 

Dessa forma, o Flow Rack é uma solução que se baseia na filosofia “primeiro a entrar, primeiro a sair”.

Isso significa que os produtos são organizados de maneira a facilitar a retirada sequencial, mantendo uma ordem lógica e automatizada, sendo crucial para a sua cadeia de suprimentos (supply chain).

Como funciona o Flow Rack?

O funcionamento do Flow Rack é intuitivo e eficaz. Ele consiste em planos inclinados nos quais os produtos são posicionados. 

A gravidade faz com que os itens deslizem suavemente ao longo dos planos, direcionando-os para o ponto de retirada. Isso elimina a necessidade de movimentos excessivos por parte dos operadores, reduzindo o tempo necessário para localizar e coletar os produtos desejados. 

Além disso, esse sistema permite uma reposição mais fácil, já que os novos itens são inseridos no lado oposto ao ponto de retirada, garantindo um fluxo contínuo e eficiente.

5 benefícios de usar o Flow Rack na sua operação

Agora que você já sabe o que é flow rack e como esse sistema de armazenagem funciona, vamos entender os benefícios práticos para a sua operação? 

A seguir reunimos os principais benefícios do flow rack. Confira!

1. Otimização da organização de estoque

Manter um estoque organizado é fundamental para agilizar as operações. 

Com o Flow Rack, os produtos são armazenados de maneira ordenada e de fácil acesso, o que reduz o tempo gasto na busca por itens específicos. 

Isso não apenas melhora a eficiência, mas também minimiza erros e perdas associados a uma organização deficiente.

2. Agilidade e eficiência nas operações

A principal vantagem do Flow Rack é a velocidade. 

Com a disposição dos produtos otimizada para retiradas sequenciais, os operadores podem coletar itens de forma mais rápida e sem obstáculos. 

Dessa forma, não há necessidade de procurar e coletar manualmente os componentes, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a taxa de produção.

Isso é especialmente benéfico em ambientes de alta demanda, onde cada segundo conta para cumprir prazos e satisfazer clientes.

3. Redução de danos

Quando os produtos são manipulados com frequência, existe um risco maior de danos. 

O Flow Rack minimiza esse problema, uma vez que os itens são deslizados suavemente e não precisam ser constantemente retirados e reposicionados. 

Isso ajuda a preservar a qualidade dos produtos e a reduzir custos associados a itens danificados.

4. Aumento da produtividade 

A combinação de organização aprimorada, operações ágeis e redução de danos culmina em um aumento significativo na produtividade da sua frota

Ao agilizar o acesso aos itens, reduzindo os tempos de busca e coleta, esse sistema contribui para operações de frota mais eficazes e agiliza o acesso aos itens.

Assim, você maximiza a utilização dos recursos e impulsiona os resultados positivos em toda a sua operação logística.

5. Organização da entrada e saída de mercadorias

Outro benefício significativo ao adotar o Flow Rack na logística é aprimorar a organização tanto na entrada quanto na saída de mercadorias. 

É que a disposição estratégica dos produtos nos planos inclinados facilita o controle e a gestão desses fluxos, resultando em processos mais suaves e eficientes.

Além disso, com esse sistema, itens mais populares podem ser posicionados em locais de fácil acesso, enquanto aqueles com menor demanda podem ser colocados em posições secundárias. 

Isso agiliza o processo de descarregamento e armazenamento, minimizando o tempo necessário para acomodar novos produtos em estoque.

Adote o Flow Rack na sua operação hoje!

Como vimos, otimizar processos de armazenagem é fundamental para manter sua operação logística sob controle.

Fazendo isso, você consegue atender de forma mais estruturada às demandas dos clientes de maneira consistente e confiável.

Nesse sentido, o Flow Rack é um grande aliado, já que agiliza e melhora os processos de logística e armazenagem.

Então, este artigo foi útil para você? Compartilhe essas informações nas redes sociais com quem precisa!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.