Saiba como melhorar a produtividade da sua frota

A produtividade da frota é um processo contínuo, sendo necessário analisar, mensurar, avaliar e otimizar as atividades constantemente.

Dessa forma, gestores de frota que buscam isso devem se empenhar para entender a dinâmica de todos os processos da operação, assim como manter uma comunicação constante com os motoristas.

Além disso, quando os dados sobre a frota estão disponíveis, entender os erros e compreender por onde o dinheiro pode estar escoando é uma tarefa mais simples.

Neste artigo vamos entender como aumentar a produtividade da frota em 7 passos e você ainda pode baixar um eBook grátis sobre o tema.

Boa leitura!

Índice:

  1. O que é produtividade da frota?
  2. Como medir a produtividade da sua empresa?
  3. Como aumentar a produtividade da frota em 7 passos

O que é produtividade da frota?

Produtividade tem a ver com a quantidade de esforços que uma empresa, pessoa ou equipe pode executar em comparação ao número de recursos que eles colocam na tarefa.

Assim, a produtividade da frota também segue essa linha de raciocínio: significa o quanto os seus motoristas podem entregar com os recursos que eles têm à disposição.

O objetivo final é alcançar a eficiência e reduzir os custos da frota.

Como medir a produtividade da sua empresa?

Não existe uma fórmula padrão para calcular a produtividade de uma frota, pois depende de vários fatores, mas existem algumas medidas básicas que você pode usar.

Por exemplo, você pode começar com uma lista rápida de todas as coisas que atrasam os motoristas, do trânsito à burocracia, e depois procurar soluções específicas para cada um.

Entretanto, mensurar a produtividade exige uma gestão com menos “achismos” e cada vez mais baseada em dados.

Para isso, é importante recorrer à tecnologia disponível para a gestão de frotas, fazendo um levantamento e estabelecendo métricas relacionadas à produtividade.

A seguir, confira as principais métricas de produtividade:

  • Custo por KM;
  • Economia e eficiência de combustível por veículo/motorista;
  • Utilização de ativos;
  • Taxa de conformidade de manutenção;
  • Tempo médio de entregas.

Como aumentar a produtividade da frota em 7 passos

Após entender o que é e como medir a produtividade da frota, você pode recorrer a ações simples para fazer mais com os recursos que estão disponíveis.

Por isso, a seguir reunimos algumas formas:

1. Treinamento de motoristas

Estabelecer um calendário de treinamento para motoristas é o primeiro passo para melhorar a produtividade da sua operação. 

Entretanto, em vez de oferecer treinamentos genéricos, uma boa ideia é compreender os seus pontos fracos e tentar corrigi-los com as capacitações.

Outra abordagem que costuma funcionar é coletar informações sobre o desempenho dos motoristas e oferecer cursos para grupos focais.

Você também pode contar com um programa de incentivo para estimular a adesão e o engajamento dos motoristas.

Dessa forma, você consegue manter o seu time de condutores no mesmo padrão e se certifica de que todos estão capacitados para atingir as metas.

2. Manutenções dos veículos

É praticamente impossível melhorar a produtividade da frota sem uma rotina de manutenção dos veículos.

Mas, para que essa rotina de manutenção impacte diretamente na produtividade da frota, você precisa contar com a tecnologia.

Mesmo a manutenção preventiva, quando não administrada automaticamente ou baseada em dados concedidos pelos próprios veículos por meio da telemetria, pode minar a produtividade, deixando veículos indisponíveis.

Dessa forma, é importante modernizar a sua gestão de manutenção e se certificar de que todos estão cientes de como tudo funciona.

3. Distribuição de cargas

A distribuição inteligente de cargas nos baús dos caminhões é fundamental para melhorar a produtividade da frota.

Isso porque essa simples atitude pode economizar combustível e eliminar viagens desnecessárias.

Além disso, a distribuição correta de cargas ajuda a evitar perdas de produtos, assim como facilita a vida dos seus motoristas, que não perdem tempo com viagens extras.

4. Uso de sistema para gestão de frotas

Um sistema de gestão de frotas é vital para uma operação de transporte em busca da produtividade.

Hoje, é impossível pensar em aumentar a produtividade sem o apoio da tecnologia fornecida por um sistema de gestão.

Essa tecnologia é a base para gestores terem uma visão holística de toda a operação e entenderem quais pontos precisam de ajustes.

Além disso, com relatórios de métricas e KPIs de transporte ao alcance de um ou dois cliques, é possível tomar decisões baseadas em dados e que vão impactar muito mais na produtividade da frota.

5. Gerenciamento de rotas

Outro ponto fundamental para garantir mais produtividade é o gerenciamento de rotas.

Pois, apesar de alguns gestores negligenciar essa atividade, é importante adotar um planejamento de rotas inteligente, evitando estradas esburacadas e otimizando as entregas.

Por exemplo: carregar um caminhão com encomendas que devem ser entregues em localidades próximas ou combinar cargas e descargas numa única viagem pode ser interessante para melhorar a produtividade da frota.

6. Implantação de objetivos e metas

Simplesmente “aumentar a produtividade” não pode ser considerado um objetivo para a sua frota. Por isso, é importante definir metas e objetivos específicos para sua gestão.

Assim, você pode, por exemplo, recorrer a modelos de maturidade de processos e começar a definir os processos mais problemáticos da sua operação.

Em seguida, estabeleça metas claras e defina KPIs para poder observar a evolução dos processos. Com metas e objetivos bem definidos, a produtividade da sua frota vai aumentar naturalmente.

7. Renovação de frota

Qual o estado da sua frota atual? É possível alcançar todos os objetivos e bater as metas que você determinou com os veículos que a empresa possui hoje?

Se você demorou para responder a esta pergunta ou simplesmente não consegue ter uma resposta, então é necessário verificar a possibilidade de renovação da frota.

Renovar a frota periodicamente é importante para quem está em busca de aumentar a produtividade.

Isso porque veículos velhos tendem a apresentar mais problemas, o que significa mais gastos no final do mês.

Além disso, as contas podem não fechar e você pode perder boas oportunidades caso não repasse os veículos no tempo certo.

Então, agora que você entende a importância de melhorar a produtividade da frota, que tal se aprofundar no tema com um eBook grátis? Baixe agora mesmo!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.