Rastreador de veículos: como escolher para a sua frota

Perder um veículo após uma ação de bandidos é, de fato, uma experiência ruim que todo brasileiro sempre busca evitar. Isso porque mesmo que este carro tenha um seguro para cobrir seus danos, você provavelmente nunca está 100% satisfeito em ter apenas seu dinheiro restituído. O ideal seria que seu veículo fosse encontrado junto com todas as suas mercadorias e acessórios, certo?

Por isso, acompanhar a localização dos veículos de uma frota é essencial para todo gestor que busca estar sempre ligado com a trajetória percorrida por seus carros para evitar futuros problemas. E investir em um rastreador eficiente com certeza é o primeiro passo para essa segurança extra para seu dia a dia.

Nesse artigo você vai conhecer as melhores maneiras para escolher o rastreador de veículos ideal para uma maior segurança de sua frota. Continue a leitura e confira!

Erros que você precisa evitar na hora de escolher o melhor rastreador de veículos para sua frota

Ignorar as necessidades de sua frota optando pela opção mais barata

Por que você está em busca de um rastreador de veículos? Essa é a primeira pergunta que todo gestor deve fazer antes de procurar aplicar essa tecnologia em sua frota. Escolher a ferramenta mais barata pode – de fato – parecer uma alternativa satisfatória quando se está à procura de um mecanismo para rastrear seus veículos.

No entanto, mais importante do que implementar esta ferramenta, é importante que antes seja feito o estudo das necessidades de sua frota para que você possa escolher a que mais supra suas demandas de acordo com as diferentes funções e capacidades da ferramenta.

Não entender a importância em ter informações em tempo real

O intervalo entre o envio de informações pode ser algo que você talvez não dê muita importância, mas esse é um detalhe que pode fazer uma grande diferença na hora de rastrear seus veículos.

Assim como foi comentado anteriormente, antes de investir em um rastreador de veículos, é importante que você entenda qual tecnologia sua frota necessita. As diferenças entre os tempos de atualização de informações vai variar de acordo com as características de seus veículos – e suas necessidades -, seja em relação à logística ou por uma maior segurança dos componentes de sua frota.

Não realizar a instalação com um profissional qualificado

Por mais que alguns dispositivos sejam ligados na porta do veículo, o que permite que o próprio gestor ative seu funcionamento, ter o auxílio de um profissional qualificado pode livrar seus veículos de vários riscos.

Isso porque a instalação de um equipamento na parte elétrica pode trazer diferentes consequências para seu veículo, além de poder fazer com que você perca a garantia de seu carro. Além disso, a instalação incorreta ainda pode aumentar as chances de pane elétrica do sistema.

Quando o equipamento não é instalado por um profissional, os riscos são multiplicados: a possibilidade de um curto circuito do carro torna-se real e coloca o veículo passível a riscos ainda mais extremos, como um incêndio, por exemplo.

Mas o que levar em conta na hora de escolher o rastreador de veículos certo?

Na hora de escolher um rastreador de veículos para sua frota, leve em conta que existem três diferentes componentes que vão trazer diferentes monitoramentos para sua gestão. Eles são:

  • Os meios de comunicação, que trazem formas de transmissão através dos dados de localização do dispositivo móvel aplicado no veículos;
  • Os sistemas de posicionamento, ao qual rastreiam o local exato do dispositivo móvel instalado;
  • Os sistemas de rastreamento e gestão de veículos, que são responsáveis pela visualização de mapas digitais com sistemas modernos integrados.

A partir disso, é sempre recomendado que você faça um estudo logístico para entender quais dessas características mais encaixam nas necessidades de sua frota para, após isso, procurar o rastreador que mais supra essas demandas.

Quais são os tipos de rastreadores que você pode escolher?

Rastreadores por GPS

Funcionando com a utilização de ondas de rádio enviadas via satélite, a maior vantagem dos rastreadores por GPS é a capacidade de oferecer uma abrangência muito maior em relação a suas áreas de cobertura. Além disso, por transmitir informações via satélite, esse tipo de rastreador também fornece muito mais precisão na identificação da localização de veículos cadastrados.

Através dos rastreadores via GPS, é possível identificar os veículos em tempo real e de forma imediata.

Rastreadores por Rádio Frequência

Ao contrário dos rastreadores via GPS, essa outra alternativa funciona por meio de ondas eletromagnéticas. Essas ferramentas possuem coberturas de sinais não tão eficientes quando comparadas aos via GPS, mas ainda são capazes de acompanhar um veículo mesmo que ele se encontre em um local mais restrito, como em ambientes fechados.

É importante que você entenda que investir no rastreador ideal não apenas ajuda a garantir mais segurança para seus veículos, pois monitorar o posicionamento em tempo real de sua frota vai muito além de saber onde ela está. Por outro lado, este acompanhamento ainda permite prever o tempo de chegada de um percurso e algum imprevisto no meio do caminho, além de passar muito mais segurança para seus clientes.

Por isso, entender como aplicar um rastreador de veículos em sua frota pode ser o divisor de águas que você precisa para multiplicar a segurança dos veículos de sua frota.

Esse artigo foi útil para você? Então acesse logo abaixo nosso eBook sobre Telemetria na Gestão de Frotas, onde explicamos mais sobre essa tecnologia e como atua na gestão de frotas, além de seus benefícios para o seu negócio.eBook Telemetria na Gestão de Frota

1 responder

Os comentários estão fechados.