Comunicação na gestão de frota

A comunicação ocupa uma posição estratégica em qualquer empresa. São os sistemas comunicacionais que garantem o bom funcionamento dos processos organizacionais, desde a produção até a comercialização e o gerenciamento. As informações obtidas nessas etapas do negócio é que permitirão que uma companhia reduza seus custos, aumente a produtividade, melhore a gestão administrativa e se torne eficiente. Alcançar esses resultados é sinônimo de obter o sucesso no mercado.

Um sistema de comunicação eficiente é fundamental para a boa gestão de uma frota. Saber os desgastes dos veículos, seja na parte mecânica ou elétrica, para poder solucionar os problemas com antecedência; ter um controle sobre rotas e viagens e com isso traçar um plano para redução dos gastos com combustíveis; e conhecer a eficiência dos seus funcionários são algumas das vantagens que a circulação de informações pode gerar para uma empresa.

Abaixo separamos algumas das ações que demonstram como a comunicação na empresa de frotas pode contribuir para melhorar a gestão, cortar custos e tornar o trabalho ainda mais eficiente. Processos que permitem uma companhia a se tornar mais competitiva dentro do mercado e obter melhores resultados em seus negócios.

Monitoramento eficiente

O tráfego nas grandes cidades e a possibilidade constante de que algum acidente possa acontecer e atrapalhar o trânsito são alguns dos eventos que fazem parte da rotina de um motorista. Um sistema de GPS avançado e com acesso à internet permite que o condutor tenha o conhecimento das variáveis de um trânsito. Assim, pode buscar rotas alternativas, economizar no combustível e ainda realizar os serviços dentro dos prazos previstos.

Esse tipo de sistema também permite que a empresa tenha um controle em tempo real da viatura da frota, o que permite saber se determinado veículo sofre algum imprevisto (acidente ou falha mecânica, por exemplo) e solicitar um serviço de apoio. Pedidos de serviço também podem ser atendidos com mais rapidez.

Trabalho produtivo

O sistema de comunicação eficiente e integrado com a internet permite não só o rastreamento pela internet, como também a circulação fácil das informações. Um funcionário fica sabendo qual a melhor rota a seguir e como executar bem o serviço solicitado, pois relatórios sobre o trabalho e rendimento são gerados e compartilhados a todo o momento.

Os departamentos de recursos humanos das empresas também passam a ter o seu trabalho facilitado, uma vez que passam a ter em mãos todos os dados de atuação dos funcionários. Melhorando assim as avaliações de desempenho e identificando as áreas que necessitam de um trabalho mais eficiente. Esses dados são importantes para as tomadas de decisão de uma empresa.

Inteligência de mercado

A comunicação eficiente permite a melhora da gestão da frota, principalmente por fornecer os dados necessários para que uma companhia tenha todo um trabalho de inteligência de mercado. As informações geradas pelos processos comunicacionais e o seu monitoramento permitem que a gerência tome as suas decisões com embasamento e possam planejar o desenvolvimento de atuação da companhia.

Esses dados que permitirão que um empresário decida se há necessidade de mudar os seus preços, a sua política de cobrança, o funcionamento da empresa, investimentos na frota e até mesmo uma mudança gerencial. Esse tipo de planejamento leva a cortar custos com gestão de frotas e otimiza os trabalhos. É importante lembrar que uma frota deve ser pensada como um conjunto dinâmico e interativo e nunca como peças isoladas dentro de uma empresa.

Trabalho eficiente a um menor custo

Os softwares de gestão de frota permitem que se desenvolva um mecanismo complexo e eficiente de comunicação, com a geração e compartilhamento de dados que permitem melhor entendimento da atuação da empresa. A definição de novos processos de trabalho, investimentos que permitem mais competitividade, gerenciamento de custos e modelos de gerenciamento só são possíveis para aqueles que detêm um nível de conhecimento profundo do seu negócio.

A comunicação na gestão de frotas não permite só o entendimento de toda a empresa, mas também permite o investimento em ações que levam à economia e redução de custos e criam o ambiente necessário para que os funcionários trabalhem melhor e fiquem satisfeitos com a atuação corporativa.

Quais processos precisam ser melhorados na sua empresa? Tem utilizado a comunicação para tornar mais eficiente o seu trabalho? Pretende investir em um software de gestão de frotas? Compartilhe com a gente as suas ideias e experiências!

 

1 responder

Os comentários estão fechados.