A gestão da frota agrícola é um fator essencial para o sucesso e otimização da agricultura. 

Seja para organizar o maquinário ou extrair o máximo de produtividade dos veículos no campo, a habilidade de gerir frotas é um diferencial estratégico para negócios deste setor.

Assim, se você é responsável por uma operação rural e precisa lidar com maquinários, veículos e motoristas, é fundamental compreender como gerir melhor esse tipo de frota.

Por isso, neste artigo a Sofit mostra para você os pilares para uma gestão eficiente da sua frota agrícola. Acompanhe!

Qual a importância da gestão de frotas no agronegócio?

O setor de agronegócio representa 26,7% de todo o PIB brasileiro, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em franca expansão, mesmo tendo passado pela crise provocada pela pandemia de Covid-19, a gestão de frotas no setor rural tornou-se, definitivamente, um fator estratégico para o crescimento dos negócios rurais.

Isso porque uma gestão de frotas centralizada e automatizada garante a otimização desde o trabalho dos maquinários no campo até as entregas de insumos, passando pela gestão de manutenção de equipamentos.

Por essa razão, os investimentos em gestão de frotas para o agronegócio logo são convertidos em redução de custos, aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros.

Qual o papel da tecnologia na gestão de frota agrícola?

Uma solução de gerenciamento de frota faz sentido para muitas operações agrícolas que estão tentando obter um controle total da produtividade. 

Isso porque, no mundo da agricultura – assim como em muitas outras indústrias – tempo é dinheiro e a produção tem vida útil limitada, o que requer roteamento e rastreabilidade eficientes ao longo do ciclo de colheita e entrega.

Dessa forma, implementar um sistema de gestão de frotas ajuda o gestor a tomar decisões estratégicas e é capaz de fornecer os dados necessários para identificar gargalos na operação e otimizar todo o ciclo de produção rural.

Além disso, em vez de constantemente fazer perguntas operacionais como:

 “Onde estão meus motoristas? 

“Quanto combustível eles usaram?”

“Qual equipamento está em uso?”

 “Quantos veículos precisam de manutenção?” 

O gerenciamento de frota vai oferecer visibilidade completa de toda a operação, seja através da tela de um computador ou no seu smartphone.

5 pilares para uma gestão de frota agrícola eficiente

1. Controle de manutenções das máquinas

Veículos e maquinários parados podem significar incontáveis prejuízos para o setor de agronegócio. 

Por isso, é necessário obter um maior controle sobre as suas rotinas de manutenção, deixando de lado a postura corretiva e adotando tecnologias para a gestão da manutenção.

Assim, você aumenta a vida útil dos ativos, tem acesso aos cronogramas de manutenção preventiva, ordens de serviço digitais e resultados de rastreamento para agilizar o processo de manutenção e reduzir custos.

Além disso, caso surjam problemas, os gerentes de fazenda podem planejar e executar proativamente a manutenção dos veículos conectados.

2. Operadores qualificados para frota agrícola

Contratar e gerir operadores qualificados para a sua frota agrícola é uma das principais funções do gestor deste tipo de frota

Quando bem estruturado, esse pilar reflete na produtividade da sua operação, aumentando o engajamento dos condutores. 

É importante investir também em tecnologias que tragam mais autonomia para os seus colaboradores, como o checklist de veículos e ter acesso a ferramentas como o ranking de motoristas, disponível em sistemas de gestão de frotas como a Sofit.

3. Apoio da assistência autorizada

Maquinários e veículos agrícolas possuem particularidades e desafios diferentes de uma frota convencional. 

Por isso, quando você nota sinais de falhas (como fumaça, ruídos ou vibrações fora do padrão) é importante levar o ativo para a assistência.

Ao manter uma relação estreita com a assistência autorizada, você reduz as chances de interromper a sua operação por falta de peças, por exemplo.

Além disso, evita tomar atitudes improvisadas, em caso de falhas, o que pode levar até ao agravamento do problema ou perda total do ativo.

4. Controle de pneus

Para a frota agrícola, o controle de pneus é um pilar fundamental. Isso porque, o cuidado com este item deve ser regular, visto que eles estão sujeitos a terrenos irregulares.

Na gestão de frota agrícola, também é comum a opção por pneus especiais, diferente das frotas convencionais, o que pode representar um custo inicial maior, mas que compensa em longo prazo.

Dessa forma, é interessante manter o controle dos pneus sempre em ordem, recorrendo mais uma vez à tecnologia de gestão.

5. Gestão de abastecimento da frota

Um dos principais custos da frota agrícola, a gestão de abastecimento, merece uma atenção especial. Isso porque, com o preço da gasolina e diesel em alta, cabe ao gestor definir estratégias para minimizar esse custo.

Mas como fazer isso?

Recorra a sistemas com recursos de gestão de abastecimento. 

Através deles, é possível, por exemplo, identificar o consumo médio de combustível durante um período, verificar se uma máquina está consumindo além do normal e identificar problemas no maquinário antes que eles se tornem irreversíveis.

Como investir em tecnologia para gestão de frota agrícola

Os gerentes de fazendas são bombardeados todos os dias com produtos e serviços projetados para melhorar suas operações comerciais. 

Mas, antes de optar por algo que não se alinha com os objetivos do seu negócio, reflita sobre como a tecnologia otimiza o desempenho e, finalmente, o resultado final.

Esse é um passo importante e que pode marcar uma “virada de chave” para o seu negócio rural.

Com a tecnologia adequada em operação, como equipamentos agrícolas que podem comunicar dados diretamente ao sistema, é possível saber a localização de cada veículo, acompanhar os processos de manutenção e muito mais.

Portanto, a escolha pela tecnologia certa para  o seu negócio deve ser uma decisão tomada com sabedoria. 

Por isso, defina os seus principais problemas e busque por sistemas que possam solucioná-los.

A Sofit te ajuda na missão de gerir a frota do seu agronegócio!

O sistema de gestão de frotas Sofit pode ser um grande aliado da sua gestão de frota agrícola. 

Isso porque, as nossas soluções atendem as principais demandas de gerenciamento de frotas rurais observadas neste artigo. 

Além disso, nossa ferramenta é simples e intuitiva, perfeita para otimizar a gestão de frotas do seu agronegócio.

Fale com um dos nossos consultores e descubra como a Sofit pode ajudar a sua gestão de frota agrícola!

Ouça também: