Sistema de Gestão de Frota

Sistema de Gestão de Frotas: 10 motivos para aderir para sua empresa hoje!

Como gestor, você já deve ter percebido que o sistema de gestão de frota é o coração do seu negócio, certo? Sem ele, organizar demandas de manutenção, gestão de multas, inventário e combustível torna-se praticamente impossível.

Acontece que alguns gestores de frota ainda estão entrando no mundo da integração dos dados e da transformação digital. Pois é comum que algumas empresas utilizem planilhas ou que façam uso de softwares que não entendem completamente.

Então, caso este seja o seu caso, confira este artigo. Nele, vamos mostrar os benefícios de um sistema de gestão de frota com base no que os nossos clientes falam sobre a Sofit.

Acompanhe!

 

1. Um sistema de gestão de frota proporciona um maior controle de custos

Vamos ser sinceros: 10 em cada 10 gestores esperam que um sistema ajude-os a controlar e reduzir os seus custos, não é mesmo?

É fundamental que o investimento no sistema seja proporcional a economia gerada no fim das contas. 

É isso que acontece com a Sofit, principalmente, porque o nosso sistema de gestão de frota é modular, ou seja, atende às suas necessidades específicas, sem espaço para recursos que não serão utilizados.

De forma resumida, aderir um sistema de gestão de frota vai proporcionar um controle e acompanhamento maior de todos os gastos relacionados aos veículos. Isso incluem as despesas referentes às manutenções e trocas de peças.

Com um controle mais apurado é possível identificar exatamente a composição desses gastos, avaliar as discrepâncias, apontar melhorias, entre outras coisas.

2. Automatização de processos

Você já parou para pensar quanto tempo gasta com trabalhos manuais e repetitivos? O controle de manutenção, cadastramento de peças, entrada e saída de motoristas. Tudo isso, quando somado representa um desperdício de tempo e dinheiro.

Como gestor, você também deve estar focado na otimização do seu negócio e não em preencher dados em planilhas.

Os sistemas de gerenciamento de frota podem fornecer relatórios por hora, diariamente ou semanalmente, com base nos critérios que você precisa cumprir. 

Se você deseja entender os hábitos de sua frota de veículos e fazer ajustes com base na análise, um sistema de gestão de frota permite que você faça isso.

3. Um sistema de gestão de frota aumenta a produtividade do seu time

É uma dedução simples: ao automatizar processos mecânicos, você ganha tempo, certo? Com mais tempo, os seus colaboradores podem estar focados em trabalhos mais estratégicos e tornam-se mais produtivos.

Com um sistema de gestão de frota, o aumento da produtividade se dá a partir da economia de tempo e mão de obra. 

Um bom exemplo ligado a essa vantagem é a redução no tempo gasto para executar determinadas atividades depois que o sistema é implementado. Isso porque processos manuais são mais demorados, comprometendo o rendimento da equipe.

Além disso, também é possível verificar um aumento da produtividade dos veículos da frota. Visto que sua disponibilidade é aumentada com a utilização do sistema — vamos falar sobre isso mais abaixo.

4. Maior disponibilidade da frota com o controle do sistema de gestão

Responda rápido: na sua empresa, quantos veículos precisam passar por uma manutenção? Você poderia informar para um cliente quantos deles estão disponíveis para a coleta de uma carga grande?

Responder a essas perguntas sem um sistema de gestão de frotas é uma tarefa, no mínimo, demorada. 

Muito além de informações a um clique, um software permite aumentar a disponibilidade dos seus veículos, uma vez que promove uma melhoria no seu planejamento de manutenções e dimensionamento da frota.

As manutenções passam a ser agendadas antecipadamente. Isso evita que vários veículos sejam enviados à oficina ao mesmo tempo. Uma redução significativa de tempo de ociosidade.

Com isso, o índice de atendimento dos pedidos expedidos também se eleva, evitando, assim comprometer os prazos e garantindo maior satisfação dos clientes.

5. Garante mais eficiência de combustível por veículo 

Um sistema de gerenciamento de frota permite que um gerente de frota analise o comportamento dos motoristas e também veja os tempos ociosos de cada veículo. 

Alguns sistemas podem, também, fornecer mais informações sobre o veículo e os hábitos de combustível de um motorista, bem como as condições de condução. 

Quando mais informações são fornecidas sobre reabastecimento, as empresas podem, então, tomar decisões mais informadas e fazer alterações baseadas em dados, em vez de teorias e suposições.

6. Melhora a segurança da frota 

Seus sistemas de gerenciamento de frota podem, também, oferecer uma oportunidade para melhores hábitos de segurança. 

Essas informações permitirão que você tome decisões mais assertivas sobre como melhorar os hábitos do motorista, trazer comportamentos perigosos à direção e muito mais.

7.  Eleva a satisfação do cliente

Um sistema de gerenciamento de frota melhora, assim, os tempos de entrega e reduz os tempos de espera dos clientes. 

Você, então, poderá fornecer um serviço mais eficiente e eficaz a todos os seus clientes, independentemente da operação executada. 

8. Promove a segurança do motorista 

O gerenciamento de frota não é apenas manter seus veículos em ótimas condições de funcionamento – ele também garante que as pessoas que os dirigem estejam seguras. 

Veículos com manutenção em atraso podem colocar em risco seus motoristas na estrada. 

Acompanhe alertas de segurança importantes para manter seus veículos funcionando sem problemas e seus motoristas em segurança.

9. Ajuda a eliminar fraudes dos funcionários

Você ainda utiliza folhas de ponto manuais? No caso de abastecimentos imprevistos, como você controla? Através de recibos? Tenha muito cuidado com processos manuais! 

Um sistema de gestão de frota pode fornecer dados sobre entrada e saída de motoristas e permite um controle mais apurado sobre as atividades dos seus colaboradores, evitando fraudes.

10. Reduz custos com mão de obra

Como gerente, é importante garantir que eles não estejam perdendo tempo na estrada, não é mesmo? Então deixe o software de gerenciamento de frota verificar automaticamente para você.

Conte com um dos melhores sistemas de gestão de frota do Brasil!

Como você pode perceber no post de hoje, os benefícios de usar um sistema de gestão de frotas são inúmeros e podem ser percebidos não só internamente como também pelos clientes da empresa.

Agora, leitor, aproveite os comentários e nos conte: o que achou desse artigo? Quer saber como o nosso sistema de gestão de frotas pode beneficiar sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e esclareça todas as suas dúvidas!