Máquinas pesadas: vale a pena a terceirização dessa frota?

Máquinas pesadas: vale a pena a terceirização dessa frota?

Escavadeiras, retroescavadeiras, tratores e outras máquinas pesadas são a força motriz dos canteiros de obras e do agronegócio. 

Esse maquinário é fundamental para a construção de edifícios e estradas, o tratamento do solo e para diversos outros projetos.

Entretanto, a gestão de uma frota própria de máquinas pesadas precisa ser minuciosa, já que uma vez parado, o equipamento pode representar atrasos e prejuízos financeiros consideráveis.

Então, como proceder? O caminho estaria na terceirização? O que saber antes de obter uma frota terceirizada de máquinas pesadas? Saiba tudo neste artigo!

O que são máquinas pesadas?

Como já adiantamos, máquinas pesadas são veículos usados ​​para diversos fins, tendo utilidade em grandes projetos de engenharia, indústrias, usinas, mineração e agroindústria.

A seleção de diferentes tipos de equipamentos pesados ​​depende do tamanho do trabalho e da demanda do projeto. 

Entre as principais máquinas pesadas, estão:

Escavadeira

As escavadeiras são equipamentos importantes e amplamente utilizados na construção civil. Sua finalidade geral é a escavação, mas além disso, também são usadas para outros fins, como levantamento pesado, demolição, dragagem de rios, corte de árvores, etc. 

Retroescavadeira

A retroescavadeira é outro equipamento amplamente utilizado e adequado para diversos fins. Essa máquina é utilizada para escavar valas, além de carregar, descarregar e levantar materiais. Como o próprio nome já diz, a retroescavadeira possui um arranjo da enxada na parte traseira, enquanto a caçamba de carregamento é fornecida na frente. 

Carregadeira

As carregadeiras são usadas no canteiro de obras para carregar o material em dumpers, e/ou caminhões. Geralmente, os materiais podem ser solo escavado, resíduos de demolição, matérias-primas, etc. Uma carregadeira contém caçambas de grande porte em sua frente com braço móvel mais curto, onde pode ser movida através de esteira ou roda de maneira que cada uma possui uma finalidade específica.

Rolo Compressor/Compactador

Compactadores, ou Rolos, são usados ​​para compactar o material ou a superfície da terra. Diferentes tipos de compactadores estão disponíveis para diferentes propósitos de compactação. Assim, enquanto rolos de roda lisa são usados ​​para compactar camadas rasas de solo ou asfalto, os de “pé de carneiro” são usados ​​para fins de compactação profunda. 

Equipamento de Cravação

Outro equipamento pesado usado no canteiro de obras é o equipamento de cravação de estacas, em caso de construção de fundação. Este equipamento levanta a pilha, mantém na posição correta e crava no solo até a profundidade necessária. Diferentes tipos de equipamentos de cravação de estacas estão disponíveis, como bate-estacas, martelo de bate-estacas, etc.

Feller Buncher

O Feller Buncher é uma máquina pesada para corte de árvores, usada para removê-las do campo de construção. A máquina corta a árvore e a agarra sem derrubar, assim como reúne todas as árvores cortadas em um só lugar, facilitando o trabalho de carregadores e caminhões.

planilha controle de pneus

O que saber antes de terceirizar sua frota de máquinas pesadas?

Apesar da terceirização de máquinas pesadas ser uma prática comum no mercado brasileiro, é necessário entender algumas coisas antes de pensar em investir nessa frota terceirizada.

Confira a seguir:

Custo-benefício

Analise minuciosamente o valor total do serviço de terceirização. De preferência, recorra a projeções financeiras para entender exatamente o impacto do custo do aluguel no seu lucro. Só assim é possível decidir a viabilidade do negócio.

Manutenção dos veículos

A manutenção de máquinas pesadas deve ser acompanhada por um especialista. Isso porque, qualquer falha nos componentes eletrônicos pode deixar o maquinário parado. Geralmente, a manutenção é realizada pelo locatário, por isso, procure entender os prazos e processos da manutenção desses veículos.

Qualificação dos operadores

Quem vai operar as máquinas alugadas? Será a equipe da empresa locatária? Uma mão-de-obra qualificada é necessária para a operação das máquinas pesadas e ela deve estar inclusa no serviço de terceirização. Por isso, gaste um tempo verificando a capacidade dos operadores.

Frequência de uso das máquinas

Analise sua demanda e verifique a quantidade de contratos assinados. Quais máquinas serão necessárias e qual a frequência de uso? A compra de uma máquina deste porte só é recomendada se a sua utilização for recorrente, para evitar a indisponibilidade, por exemplo.

Vantagens de investir na terceirização de máquinas pesadas

Além dos pontos de atenção antes de investir na terceirização desse tipo de frota, trazemos também as vantagens desse mercado.

Flexibilidade conforme sua demanda de serviço

Revisões de contrato conforme a demanda de serviço são uma opção para quem decide contar com máquinas pesadas terceirizadas. Dessa forma, geralmente, você não vai sair no prejuízo caso a obra termine antes do prazo contratado ou se precisar estender o contrato.

Redução de custos com manutenção e pessoas

Como já adiantamos, o contrato de terceirização de máquinas pesadas pode incluir os serviços de manutenção – por ser uma demanda altamente técnica, assim como os operadores qualificados para utilizar a frota. Dessa forma, você evita burocracias e reduz significativamente custos com manutenção e pessoal.

Máquinas com boa performance

Ao alugar máquinas pesadas, você tem acesso a um maquinário novo e pronto para executar as tarefas exigidas. Ao contrário de empresas com maquinário próprio, as máquinas terceirizadas são novas e sem problemas mecânicos ou elétricos. Caso isso ocorra, você terá a garantia de troca determinada pelo contrato.

Financeiro focado em outras demandas

Com as despesas, operações e manutenção dos maquinários concentradas na empresa terceirizada, o seu setor financeiro poderá focar em outras demandas e não ficará sobrecarregado.

Empresa especializada

Finalmente, empresas que oferecem o aluguel máquinas pesadas possuem a expertise e experiência que você precisa para cumprir prazos e entregar a sua obra. Além disso, sempre é possível verificar a reputação da terceirizada antes de contratar.

Banner controle de pneus

Conte com a Sofit para a gestão de máquinas pesadas

Com o software da Sofit, a gestão de qualquer tipo de frota terceirizada é simples e prática. 

A nossa ferramenta possui recursos que vão auxiliar na gestão do maquinário e você terá acesso às informações em tempo real, sempre que precisar.

Os melhores gestores de frota do Brasil já contam com o sistema Sofit para gerir as suas frotas terceirizadas e aproveitam funcionalidades como:

  • Contrato de locação;
  • Gestão de Sinistros;
  • Aplicativo para checklist de condutores;
  • Importação de dados da locadora;
  • Controle de manutenção e muito mais.

Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e eleve o nível da sua gestão de máquinas pesadas!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.