Como será o futuro da mobilidade e o que mudará na sua gestão de frotas?

Com novas tecnologias de enorme potencial para mudar ainda mais a maneira como nos movemos, o futuro da mobilidade está em constante evolução. 

Mas como esse cenário de mobilidade em rápida mudança afeta o comportamento do gestor de frotas? 

À medida que avançamos através do futuro da mobilidade, nos deparamos com drones que fazem entregas, carros autônomos, elétricos, além de matérias-primas mais leves. 

Tudo tem saído da mente dos engenheiros e se tornado realidade.

Mas você deve estar se perguntando:

“Como isso vai impactar no modo como eu gerencio a minha frota hoje?”

Neste artigo, daremos a você todas as respostas e te ajudaremos a se adaptar e adotar estratégias para a sua frota.

O futuro da mobilidade: para onde estamos indo?

Quando observamos a cidade de cima é possível observar um mundo em movimento.

Os trens transportam pessoas para casa e para o trabalho; os táxis e carros de aplicativos circulam por diferentes vias e caminhões entregam mercadorias. Enquanto pedestres infestam as ruas da cidade e ciclistas passam pelo tráfego. 

A mobilidade sempre foi a força vital de nossas cidades e essencial para negócios e vida urbana. 

Logo, o futuro da mobilidade ainda levanta questionamentos sobre os diversos setores que fazem parte deste ecossistema. 

Os especialistas mais moderados não acreditam em uma revolução, mas em mudanças graduais que vão permear todos os setores. 

Portanto, estamos indo ao encontro de um futuro da mobilidade baseado em 3 pilares (sendo todos guiados pela tecnologia):

Falaremos mais sobre isso, a seguir. 

Como a pandemia de Covid-19 afetou o futuro da mobilidade?

Como a crise pode ser usada para impulsionar sistemas de mobilidade mais sustentáveis, resilientes e centrados no ser humano?

Essa é a pergunta que gestores de frota precisam fazer após a pandemia de Covid-19 ter afetado drasticamente os sistemas de mobilidade.

Empresas de frota foram atingidas não apenas por grandes quedas de receita, mas também pelo aumento dos custos operacionais.

Além disso, gestores precisaram fazer adaptações, como a aplicação de medidas extras de saúde e higiene e a diminuição da capacidade dos veículos, para permitir o distanciamento social. 

Outros modos de mobilidade compartilhada, como o compartilhamento de carros, também sofreram grandes quedas na demanda. 

Tudo isso refletiu não apenas na diminuição geral das viagens, mas também na falta de confiança do cliente em sua capacidade de prevenir infecções.

1. Trânsito

A pandemia lançou uma luz sobre como o caos do trânsito pode ser diferente, com a redução da mobilidade nas vias urbanas, experimentamos vias mais livres e, consequentemente, um tráfego menos estressante.

Dessa forma, o futuro da mobilidade passa pela construção de formas de melhorar o trânsito. Para isso, a interligação de modais, como carros, trens e até mesmo motos e veículos elétricos, além da ascensão do car sharing são fundamentais.

2. Qualidade do ar

Outro tópico percebido durante a pandemia e que deve pautar as discussões sobre o futuro da mobilidade é a qualidade do ar. Com a redução de veículos movidos à combustão nas vias urbanas, experimentamos um ar menos poluído.

Através de avanços tecnológicos, exemplificados a partir dos carros elétricos, podemos pensar num futuro da mobilidade mais amigo do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

3. Serviço de delivery

O delivery foi definitivamente destaque durante o período do isolamento social. O serviço foi amplamente utilizado pela população e os negócios tiveram que se adaptar para atender à demanda.

Conforme aponta a pesquisa realizada pela Galunion e a Qualibest, a tendência é que a cultura do delivery permaneça forte. Vale observar que todo esse crescimento vai demandar a aquisição de veículos mais rápidos, incluindo caminhões de pequeno porte e até mesmo drones.

GESTÃO DE FROTAS PARA LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS: ENTENDA OS DESAFIOS DO SETOR!

Previsões para o futuro da mobilidade

A tecnologia deve guiar essa transformação que já vem ocorrendo quando o assunto é mobilidade. 

Dessa forma, é importante, também, que gestores de frota reflitam sobre como esse recurso tem impactado diretamente na evolução da gestão.

Feito isso, tente estabelecer uma conexão entre as apostas para o futuro da mobilidade que vamos explicar abaixo e a realidade da sua frota:

1. Carros elétricos

Até o final do ano de 2017, havia mais de 3 milhões de veículos elétricos em todo o mundo conforme a Global EV Outlook 2018. 

Embora seja menos de 1% do total do dos veículos tradicionais, a eletrificação está no topo das agendas dos fabricantes.

Com a evolução dos acordos em favor do clima e proibições futuras anunciadas para veículos de motores de combustão na maioria do mundo desenvolvido, as montadoras têm pouca escolha a não ser se adaptar. 

A Volvo, por exemplo, se comprometeu a fabricar apenas modelos totalmente elétricos ou híbridos até 2029.  

E ela não está sozinha! 

Praticamente todas as grandes montadoras prometeram investimentos significativos em tecnologia elétrica. 

Então, vale ficar de olho, aproveitar as oportunidades e investir no momento certo.

2. Mobilidade como um serviço

Não podemos falar sobre o futuro da mobilidade sem citar um dos pilares mais importantes: a mobilidade como um serviço.

Em muitos mercados, vemos uma mudança clara na maneira como os consumidores percebem a questão da mobilidade, principalmente em suas visões em relação à propriedade do veículo. 

Essa tendência é mais comum nas áreas urbanas, onde as pessoas têm mais opções de transporte. 

Para você ter uma ideia, no Global Automotive Executive Survey 2019 da KPMG, diminuir a propriedade de veículos é uma tendência para o futuro da mobilidade compartilhada por 39% dos consumidores pesquisados.

Isso mostra que metade dos proprietários de carros sabe que não deseja mais possuir um veículo pessoal até 2025.

3. Conectividade e autonomia veicular

A ideia de ‘conectividade’ costuma estar ligada às tecnologias específicas, como, por exemplo, o monitoramento veicular. 

Entretanto, no contexto mais amplo da mobilidade, já podemos vislumbrar uma mudança real na forma como os serviços são pagos, por exemplo. 

“Mas que impacto isso teria para a gestão da minha frota?” 

Perceba: os veículos conectados e autônomos oferecem uma oportunidade de transformar o mundo, alterando fundamentalmente a maneira como pessoas e mercadorias são transportadas.

Então, a conectividade pode melhorar a segurança e o congestionamento, além de abrir a mobilidade independente para pessoas excluídas, como viajantes mais velhos, por exemplo. 

Ela também poderia aumentar a produtividade, trazer uma nova experiência de viagem, mudar os papéis dos futuros funcionários e liberar mais vagas nos estacionamentos.

A gestão da mobilidade no Brasil

No Brasil, a gestão da mobilidade ainda caminha em passos lentos. Na prática, a integração operacional e tarifária de diferentes modais não acontece. Na realidade, eles até competem entre si.

Ainda não há integração, mesmo entre cidades vizinhas. Esses e outros problemas, como a condição das vias e o planejamento urbano, transformam o futuro da mobilidade em um problema de dimensão nacional.

Na contramão da falta de vontade da gestão pública em apontar caminhos para o futuro da mobilidade. 

Da mesma forma, a oferta de sistema de transporte e de soluções em mobilidade do setor privado só cresce, porém, sem regulação.

Com tantos problemas, o melhor aliado do gestor de frota continua sendo o sistema de gestão, enquanto facilita a integração de dados e minimiza as dificuldades que poderiam ser encontradas em trajetos com pouco, ou nenhum cuidado pela gestão pública.

Como os gestores de frota devem agir diante do futuro da mobilidade?

Quem deseja acompanhar as tendências deve saber separar o joio do trigo. 

Portanto, é preciso pensar estrategicamente, avaliando as possibilidades de novos negócios provenientes do futuro da mobilidade e verificando o que pode ser uma realidade para a sua empresa.

Comece entendendo que sem a tecnologia a sua gestão de frota nunca vai ser competitiva em um mercado em constante mudança. 

Depois disso, começar a enxergar a questão ambiental como um diferencial competitivo, já é um bom começo.

O Sofit está de olho no futuro da mobilidade!

Aqui no Sofit, trabalhamos para acompanhar todas as tendências globais relativas ao futuro da mobilidade. 

Entendemos que um sistema de gerenciamento de frotas prático e atualizado não é um luxo, mas sim uma parte fundamental da sua gestão.

Gostou do nosso artigo sobre o futuro da mobilidade? Que tendências você acredita que irão pautar a gestão de frota nos próximos anos? Compartilhe conosco!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.