Como economizar gasolina em 2022 na sua gestão de frotas

Quanto a sua empresa gasta com combustível atualmente? Este é um custo crítico para a maioria das empresas de transporte, uma vez que a variação do preço da gasolina traz fortes impactos. 

Somente nos primeiros meses de 2022, o combustível já acumulou um aumento de 8,16%, chegando a quase R$8,00 em algumas capitais.

Por este motivo, adotar uma política de economia de gasolina para a sua frota é urgente, de modo a equilibrar os custos da sua operação.

Portanto, neste artigo, te mostramos medidas simples de como economizar gasolina em sua frota e manter as finanças em dia. Confira!

Como economizar gasolina: uma atribuição do gestor de frotas

Atualmente, saber como economizar gasolina é imperativo para qualquer gestor de frotas. 

Esta é uma atribuição que você deverá receber em qualquer organização que fizer parte, por isso, é preciso acompanhar as principais ações que podem ser adotadas neste sentido.

Os gerentes de frota de veículos podem economizar combustível, maximizar sua eficiência e reduzir as emissões dos veículos por meio de programas, políticas, equipamentos ou tecnologias, além de, é claro, estratégias de manutenção.

Listamos as mais eficazes abaixo. Confira!

Treine os seus motoristas

Como economizar gasolina sem contar com o seu time de motoristas? 

Caso as medidas de economia de combustível não ganhem a adesão dos seus condutores, certamente a sua missão de reduzir custos com gasolina irá fracassar.

Dessa forma, os programas de capacitação para motoristas podem ajudar as frotas a economizar combustível e dinheiro enquanto reduzem as emissões, melhoram o desempenho e ainda aumentam a segurança do condutor. 

Além disso, mesmo os motoristas mais experientes podem se beneficiar de treinamentos que explicam como a troca de marcha frequente ou inadequada, aceleração ou frenagem bruscas fazem o veículo consumir mais, por exemplo.

É por isso que muitas frotas treinam seus motoristas para adotar práticas de economia de combustível. 

Promova uma política de incentivos

Em conjunto com programas de treinamento, os gerentes de frota podem incentivar os motoristas a adotar uma direção econômica através de um programa de incentivos.

É que estimular comportamentos de direção eficientes e oferecer programas de treinamento aos motoristas podem reduzir os gastos significativos com combustível e manter a estratégia de redução de custos sempre recorrente.

Para isso, utilize ferramentas para medir a economia de combustível, recompensando os motoristas que atendem ou superam as expectativas e dê feedback para aqueles que precisam modificar seus hábitos.

Escolha rotas mais eficientes

As frotas que seguem rotas definidas para fins como transporte e entrega não devem ignorar a importância de planos de roteirização. 

Assim, cabe aos gerentes que trabalham com esses veículos controlar a eficiência da rota e a relação custo-benefício. 

Além disso, em vez de confiar somente no software de roteirização para escolher seus itinerários, você também pode ser proativo e coletar dados.

Então, embora tenhamos avanços tecnológicos significativos, vale sempre conferir:

Distância x eficiência

Só porque você encontrou o caminho mais curto não significa que ele fará com que seus veículos gastem menos combustível. A qualidade da estrada, as condições de tráfego e o limite de velocidade também impactam no consumo de gasolina.

Tempo de marcha lenta x Tempo de condução

Sempre que um de seus veículos está parado, ele tem uma quilometragem de zero. Embora seus condutores não possam evitar totalmente a marcha lenta, você precisa reduzi-la o máximo possível. Assim, lembre-se de considerar os horários de pico e a frequência dos semáforos ao criar uma rota.

Acompanhe a calibragem dos pneus

Não resta dúvidas que manter a manutenção dos seus pneus em dia é o primeiro passo para garantir não apenas a segurança de seus veículos, mas também contribui para uma maior economia de gasolina. 

Isso porque pneus calibrados de forma errada possuem influência direta no consumo do combustível, chegando a um valor de até 20% do consumo. 

Por isso, mantenha uma atenção especial para manter a calibragem entre um período a cada 15 dias segundo as orientações das montadoras para economizar gasolina e ainda otimizar seu funcionamento.

Prefira pneus mais leves

O peso do carro é uma influência direta no consumo do combustível, incluindo o peso dos próprios pneus. 

Isso mesmo! 

Um carro com pneus mais pesados vai precisar de uma aceleração ainda maior para poder se movimentar. 

A lógica é simples: quanto mais pesado, mais o veículo vai consumir para se movimentar. 

Portanto, é importante que você prefira pneus mais leves para garantir uma economia no consumo da gasolina de todos os veículos de sua frota.

Banner planilha combustivel

Conserve as rodas alinhadas e balanceadas

Manter uma atenção especial para a aerodinâmica do carro é o papel fundamental de qualquer gestor que procura multiplicar a produtividade e saber como economizar gasolina de sua frota. 

Um veículo com rodas alinhadas produz um funcionamento muito superior do que um veículo fora de harmonia, no qual é importante que as rodas girem como um conjunto. 

Logo, mantenha o funcionamento de suas rodas alinhadas para economizar ainda mais combustível.

Faça o rodízio de seus pneus

Equilibrar o uso dos pneus também é um dos fatores que impactam diretamente no consumo de energia necessária para que o veículo funcione a todo vapor.

Apesar de parecer simples, o rodízio dos pneus permite equilibrar o desgaste do conjunto, de forma em que contribui para uma redução significativa na necessidade de manutenção em cada um desses componentes. 

Além de diminuir o gasto de combustível, ainda vai contribuir para otimizar e diminuir os gastos na hora de realizar o controle dos pneus da sua frota.

Mantenha a manutenção preventiva em dia

É simples: estabelecer um processo claro de manutenção preventiva pode fazer você economizar gasolina. 

É que, com a revisão em dia, você mantém componentes críticos como motor e pneus em pleno funcionamento e certamente, não terá surpresas no consumo de combustível da sua frota.

Esse é o principal objetivo da manutenção preventiva: evitar gastos não planejados e manter o controle de custos dos veículos conforme o seu planejamento financeiro.

Mensure o consumo de combustível dos veículos da sua empresa

Conhecer como anda o consumo de todas as etapas de sua frota é de extrema importância para uma redução nos gastos de seus veículos. 

Ferramentas de monitoramento de veículos e sistemas de telemática podem rastrear e gerenciar os custos de combustível e manutenção de veículos com base nas transações do cartão de combustível, por exemplo.

Assim, os gerentes de frota podem visualizar relatórios com base nessas transações, que acessam informações sobre tendências, frequências de abastecimento e manutenção, e podem identificar potenciais pontos de melhoria.

Use a tecnologia a seu favor

Apesar destas várias maneiras, muitos gestores ainda possuem dúvidas sobre como economizar gasolina nos veículos de sua frota. 

A tecnologia, por exemplo, tem contribuído imensamente para que muitos gestores otimizem o consumo de sua frota.

Neste sentido, um sistema completo de gestão de frotas pode ser um grande aliado para a economia de combustível, visto que mune o gestor de dados, facilitando a tomada de decisão.

Assim, essas plataformas funcionam como um “índice do controle” da sua frota de uma maneira muito mais fácil, prática e barata, permitindo assim uma maior economia para o seu negócio.

Avance a sua política de economia de gasolina!

Agora que você já teve acesso a diversas dicas sobre como economizar gasolina, que tal colocá-las em prática?

Seguir essas dicas já utilizadas por várias empresas que levaram a gestão de suas frotas a um novo nível vai contribuir imensamente para que você economize mais combustível.

Então, quer aprender como economizar gasolina com medidas ainda mais completas? 

Baixe agora nosso kit de economia de combustível e confira tudo que você precisa saber para levar a gestão de sua frota a economizar ainda mais gasolina.