Como otimizar seu dia a dia com o monitoramento de frotas? 08 fev 2018

Monitoramento de frotas
Monitoramento de frotas

Como você faz o monitoramento de frotas em sua empresa? Essa é uma etapa que com certeza faz parte do dia a dia de muitas empresas na hora de controlarem a saúde de seus veículos. No entanto, apesar de parecer algo simples, o monitoramento de veículos pode ir muito além de uma simples supervisão.

Isso porque praticar essa atividade com excelência pode contribuir para multiplicar a qualidade de seus serviços, além de reduzir consideravelmente o custo e permitir um ganho ainda maior de sua competitividade comercial em sua região.

Neste artigo, veremos como fazer um monitoramento de frotas muito além do básico pode contribuir para resultados ainda melhores! Confira:

Como fazer o monitoramento de frotas?

Fazer o monitoramento de frotas vai muito além de monitorar a localização do veículo e como está seu desempenho. Por outro lado, realizar essa prática também significa fazer inspeções gerais — e específicas — sobre cada componente que contribuir para o funcionamento de suas atividades.

É através desse monitoramento que se identifica o que pode estar resultando em algum retorno positivo, assim como negativo. Isso porque é por meio dele que é possível acompanhar de perto tudo que acontece com os veículos, seja nas estradas ou durante a manutenção do mesmo.

Por isso, saber como fazer um monitoramento além de um acompanhamento superficial da frota na estrada deve ser o primeiro passo de qualquer gestor que busca otimizar as atividades de sua empresa sem enfrentar dores de cabeça desnecessárias. Mas, por que aplicar essa prática na gestão de frotas?

Quais são as outras vantagens do monitoramento de frotas?

Reduza seus custos

É por permitir reconhecer elementos que devem ser melhorados e que não estiveram dando certo que fazer o monitoramento de frotas adequado é um elemento-chave na gestão de qualquer gerente que deseja conseguir otimizar suas atividades de forma prática.

Melhore o nível de seus serviços

Atuando neste cenário, é provável que você já tenha se perguntado como melhorar a qualidade de seus serviços. Ainda que seja uma questão em comum para muitas empresas, fazer o monitoramento de sua frota é, na verdade, um grande passo na melhora no nível de seus serviços.

Permitindo um controle de gestão muito mais prático, conhecer tudo que está acontecendo com sua frota vai contribuir para um aumento da qualidade de seus serviços de diversas formas, como, por exemplo no possível crescimento de confiabilidade e credibilidade em suas peças ou até mesmo na otimização de seu planejamento estratégico.

Aumente sua produtividade e lucratividade

Assim como um aumento no nível de seus serviços, realizar o monitoramento de frotas correto contribui para um crescimento ainda maior não apenas da produtividade em seu dia a dia, mas também na lucratividade geral de sua empresa.

Isso porque ter um controle mais efetivo proporciona uma redução nos custos totais, devido a possibilidade de ter uma visão mais ampla sobre todos os componentes da frota. Assim tornando possível realizar práticas como a manutenção preventiva e outras formas que tornam a gestão de veículos mais saudável e produtiva.

Como o monitoramento de frotas pode ajudar na gestão da sua empresa?

Podendo ser aplicado de diversas formas no seu dia a dia, é importante que você entenda as melhores formas de tornar a gestão de sua frota ainda mais produtiva. Essas aplicações variam em formas como:

Controle de manutenções

Algo mais importante do que solucionar problemas em sua frota, é evitá-los antes que eles cheguem a acontecer. Saber fazer a manutenção preventiva e generalizada dos componentes de sua frota é a melhor forma de garantir uma otimização em suas operações.

Através desta prática, é possível identificar as melhores formas para manter as atividades de sua frota em andamento pela utilização ferramentas eficientes, como históricos demanutenções e alertas de prazos para evitar prejuízos adicionais fora do planejamento estratégico.

Planejamento de rotas

Na gestão de frotas, saber como fazer um planejamento de rotas adequado é a melhor forma de otimizar, na prática, as atividades dos veículos.

Construa históricos e estude os caminhos que se mostrarem mais favoráveis para seus veículos. Isso não apenas vai contribuir para uma redução no gasto total com os componentes de sua frota, como ainda permite uma melhoria no cumprimento de prazos e medidas preventivas de acidentes de acordo com as características de sua empresa.

Utilize a tecnologia a seu favor

Em um mundo onde a tecnologia se tornou algo generalizado e essencial para o crescimento de qualquer empresa, na gestão de frotas não seria diferente. Para sempre estar um passo à frente no monitoramento da frotas, é necessário que você entenda como a tecnologia auxilia positivamente na sua gestão e afeta todos os passos em seu monitoramento, acompanhando prazos, gastos, prazos e muito mais, tudo através de plataformas desenvolvidas para gestão de veículos.

Controle seus custos operacionais

Um monitoramento inteligente ainda permite um controle muito mais adequado e rigoroso com os custos totais da gestão de qualquer frota. Através da análise para encontrar os processos mais adequados para decidir o que se mostrar mais favorável, um planejamento também permite uma visão mais ampla quanto aos custos imprevistos de suas operações.

É utilizando do monitoramento de frotas que você conseguirá ter um controle completo sobre todos os processos que vão permitir identificar quais pontos devem ser aprimorados, assim como aqueles que não se mostrarem eficientes para sua frota.

O monitoramento de frotas alinhado com uma boa gestão só traz resultados positivos para a sua empresa como, por exemplo, a redução de custos. Quer saber como tornar a sua gestão de frota mais eficiente? A gente te ajuda no eBook abaixo!

Como fazer uma gestao de frotas eficiente

# tecnologia

Assine nossa newsletter