Segundo o Who Global Status Report on Road Safity, 1,35 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo, vítimas de trânsito. O dado é alarmante e por si só, deveria mobilizar gestores de frota a tomarem atitudes concretas e urgentes para reduzi-lo.
Afinal, quem trabalha com gestão de frotas e mobilidade, está lidando com é o bem mais precioso a ser gerido: pessoas.
O dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito surgiu justamente com o propósito de conscientizar a sociedade. E, assim estimular uma reflexão sobre as causas dos acidentes.
Saiba mais sobre o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e descubra que ações, você gestor, pode implementar na sua gestão a fim de evitá-los. Confira!
Por que surgiu o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito?
O Dia Mundial de Recordação às Vítimas de Trânsito tornou-se uma ferramenta importante nos esforços globais para reduzir os acidentes com vítimas fatais nas estradas.
De acordo com a resolução 60/5 da Assembléia Geral, desde a sua criação em 1993, as ações de mobilização se espalharam para um número crescente de países em todos os continentes.
O dia oferece uma oportunidade para alertar sobre a escala de devastação econômica e emocional causada por acidentes de trânsito. E, também, para reconhecer o sofrimento das vítimas de acidentes.
Neste ano, com o tema “A vida não é uma peça de carro” o #WDoR2019 (World Day of Remembrance) foi pensado de acordo com o terceiro pilar do Plano Global para a Década e Ações para a Segurança nas Estradas.
Confira o vídeo promocional da campanha deste ano Aqui.
E neste ano, quais as principais ações de mobilização do #WDoR2019?
Em 2019, o evento principal do World Day of Remembrance acontece no dia 18 de Novembro em Bruxelas, na Bélgica. Mas há eventos menores promovidos em países como Índia, África do Sul e Austrália.
Caso a sua empresa tenha interesse em promover ou conferir a lista completa de eventos relacionados ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito é possível verificar o site oficial do evento.
Um panorama sobre os acidentes e vítimas de trânsito pelo mundo
De acordo com a pesquisa global da Who Global Status Report on Road Safity, de 2018. Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte entre todas as faixas etárias. E a principal causa de morte de crianças e adultos jovens de 5 a 29 anos.
Um dado preocupante é que, em países como o Brasil e outros com renda per capita mais baixa, o risco de morte em um acidente de trânsito é mais de três vezes maior do que em países de alta renda.
Também, pedestres, ciclistas e motociclistas são reconhecidos como os usuários mais vulneráveis e compõem mais da metade de todos os acidentes fatais no trânsito pelo mundo.
Quais são as principais causas de acidentes ao volante?
Conforme o portal oficial sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, existem seis principais causas para os acidentes fatais. Confira quais são abaixo:
- O excesso de velocidade
- O consumo de bebidas alcoólicas
- Não uso do cinto de segurança
- A falta de equipamento de segurança para as crianças
- A falta do capacete aos usuários de motocicleta
- O uso do celular.
O que mudar na minha gestão para prevenir riscos e evitar acidentes?
Afinal, é preciso fazer uma análise aprofundada: quais os fatores que levam os seus colaboradores a sofrer acidentes?
E você, como gestor, o que está fazendo efetivamente a fim de evitá-los?
Aqui no blog, sugerimos ações simples e que podem ser implementadas sem dificuldades pelos gestores de frota.
Abaixo, confira algumas delas. Para saber mais, basta clicar no link:
- Utilizar a pirâmide de Frank Bird na gestão de riscos
- Atuar de forma preventiva, oferecendo treinamentos para os seus motoristas
- Da mesma forma, verificar o índice de estresse no trânsito entre os seus colaboradores
- Adotar uma política de segurança no trânsito
A Sofit apoia o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito
Todos os nossos esforços para oferecer soluções sob medida para a sua gestão de frotas, colaboram para a sua missão de evitar acidentes no trânsito. Conte com a gente sempre que for preciso!
Então, gostou do nosso artigo sobre o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito? Não perca mais tempo e comece a estruturar ações neste sentido! Entre em contato conosco e descubra como podemos contribuir.