O que é caminhão truck e suas principais características

O caminhão truck é um dos tipos de veículos de carga mais utilizados por empresas de transporte devido a sua eficiência, leveza e versatilidade.

Embora seja um veículo resistente, os gestores de frota devem escolher cuidadosamente o modelo, conforme a carga que será transportada.

Por isso, para te ajudar a escolher o caminhão truck ideal para a sua operação, vamos mostrar as principais características de cada modelo neste artigo. 

Continue lendo e saiba mais!

O que é caminhão truck?

Também conhecido como “caminhão trucado” e “caminhão 6×2”, o caminhão truck padrão possui 14 metros de comprimento e até 3 eixos, um tracionado.

Ainda segundo os eixos, o caminhão truck pode ser dividido em:

  • Simples: consiste em uma roda de cada lado na parte dianteira;
  • Duplo: possui duas rodas de cada lado na parte de trás.

Da mesma forma, ele também oferece peso reduzido para motoristas que desejam transportar cargas mais pesadas e é ideal para operações de transporte de linhas consistentes, com condições de estrada desfavoráveis e escorregadias. 

Qual a diferença entre caminhão truck e toco?

Com tantas opções de modelos de caminhão disponíveis para empresas de transporte, é importante entender a diferença entre alguns modelos semelhantes.

É o caso do truck e toco, bastante confundidos por possuírem dois eixos. Entretanto existem algumas diferenças entre os mesmos.

O caminhão toco é um semipesado, não articulado e possui até 14 metros de comprimento, comportando até 6 toneladas de carga.

Dessa forma, a principal diferença entre os modelos está na carroceria com duplo traseiro que o modelo truck possui, garantindo uma melhor distribuição de peso e maior capacidade de carregamento.

Outros tipos de caminhão

Além do toco, existem outros tipos de caminhão semelhantes ao truck. Por isso, para facilitar a escolha do melhor modelo caminhão para o seu transporte de cargas, confira os detalhes de cada modelo:

– Caminhão bitruck

É comum a confusão entre o caminhão truck e o bitruck. Mas existe uma diferença principal: enquanto no modelo 6×2 o eixo duplo é somente na parte traseira, o bitruck possui 2 eixos duplos, tanto na traseira como na dianteira. Além disso, o eixo dianteiro é direcionável e o caminhão pode ter tração nas duas ou quatro rodas traseiras. O caminhão bitruck serve para o carregamento de cargas pesadas, já que aguenta até 22 toneladas.

– Caminhão ¾

Este modelo é conhecido também como VUC (Veículo Urbano de Carga). Trata-se de um caminhão muito semelhante ao Toco, muito comum em áreas urbanas. Sendo um veículo relativamente leve, suportando até 2 toneladas. Além disso, segundo recomendação do DENATRAN, deve possuir 2 eixos simples.

7 MARCAS DE CAMINHÕES QUE VÃO FAZER A DIFERENÇA EM SUA FROTA

Tipos de carroceria para caminhão truck

O caminhão truck é versátil, comportando variados tipos de carrocerias, dependendo da carga que será transportada. A seguir, confira os principais:

– Grade baixa ou carga seca

É o tipo de carroceria mais comum para o caminhão truck. É Ideal para o transporte de cargas encaixotadas, assim como engradados, latas e chapas, já que possui paredes baixas na lateral e na parte traseira.

– Grade alta ou graneleiro

Essa carroceria possui paredes altas na lateral e na parte traseira e não possui cobertura. É indicado para o transporte de cargas em geral, mas é mais utilizado para transportar carga a granel, como grãos, cereais e sementes, por exemplo.

– Plataforma

Trata-se de uma plataforma acoplada ao caminhão truck. A plataforma conta com uma função reboque e costuma ter todo um aparato para o transporte de veículos com problemas mecânicos. Dessa forma, a carroceria plataforma serve para o transporte de outros veículos acidentados ou novos.

– Porta-contêiner

Com grades baixas, é um tipo de carroceria específica para acoplar contêineres.

– Caçamba basculante

Possui um compartimento de cargas articulado com um mecanismo para fazer a descarga. Normalmente é utilizado para transporte de materiais de construção, como brita, areia e entulho.

– Baú

É um tipo de carroceria fechada, ideal para transporte de carga seca, térmica ou refrigerada.

Tipos de cargas transportadas pelo caminhão truck

O caminhão truck pode transportar diversos tipos de carga, o que o torna uma ótima opção para as empresas. 

Com diferentes tipos de carroceria disponíveis e que podem ser acopladas, a versatilidade de transporte desse tipo de caminhão é um trunfo para os gestores de frota. 

Abaixo confira as cargas mais comuns:

  • Cereais, grãos e sementes;
  • Materiais de construção, como britas, areia e entulho;
  • Cargas refrigeradas;
  • Cargas paletizadas;
  • Produtos em lata;
  • Engradados;
  • Veículos de passeio.

Vantagens e desvantagens do caminhão truck

Projetos aprimorados e com maior disponibilidade de eixos empurradores eleváveis ​​estão tornando o 6×2 uma opção mais viável para frotas.

A principal premissa do caminhão truck é a economia no consumo de combustível, quando comparados a outros modelos, como o 6×4, por exemplo. 

Apesar disso, alguns gestores de frota percebem que o desgaste dos pneus costuma ser maior, comparado aos modelos semelhantes.

Sendo assim, quais são as principais vantagens e desvantagens do caminhão truck para a sua frota? Confira a seguir:

Unidas pesados

Vantagens do Caminhão Truck

É mais veloz

Uma das grandes vantagens do caminhão truck é a leveza e velocidade que esse veículo atinge. Dessa forma, é possível agendar mais entregas e cumprir os prazos em menor tempo.

Compacto

Quando comparado a outros tipos de caminhão, o trucado é mais compacto, o que facilita o tráfego em vias urbanizadas, por exemplo.

Desvantagens do Caminhão Truck

É mais pesado que o bitruck

Embora possua um eixo a menos que o bitruck e a mesma capacidade de peso, o caminhão truck é mais pesado já que o eixo adicional do bitruck garante uma melhor distribuição do peso, conferindo mais leveza para esse modelo.

Possui capacidade de carga limitada

Embora possam ser acopladas carrocerias com grande capacidade de volume de carga, como o baú, é importante lembrar que o caminhão trucado não suporta muito peso quando comparado a outros tipos de caminhão.

Falta de articulação

Por não ser articulado, é importante estudar o trajeto do caminhão truck cuidadosamente para evitar problemas com manobras nas vias e curvas mais complicadas.

A Sofit é a sua parceira na gestão de frotas pesadas

Conseguiu esclarecer as suas dúvidas sobre o caminhão truck? Seja como for, a Sofit pode auxiliar na gestão da sua frota pesada. 

A nossa ferramenta possui diversos recursos que contribuem para uma gestão de frotas mais estratégica e eficiente. Agende uma demonstração gratuita agora mesmo!

Quer terceirizar a sua frota pesada?

A Unidas Pesados é o serviço de terceirização de frotas pesadas planejado para garantir a produtividade e disponibilidade dos veículos, com escopo de serviço sob medida para as suas necessidades em terceirização e gestão de frotas de caminhões.

Pare de se preocupar com todo o processo que envolve a aquisição e gestão de frota, manutenção e troca de peças, gestão de fornecedores, documentação, emplacamento, licenciamento e várias outras atividades inerentes à gestão de frotas e mantenha o foco naquilo que é mais importante: o seu negócio.