Como preparar sua frota para a Black Friday 2023?

A Black Friday é uma data que sempre promete movimentar os segmentos de logística e transporte. Em 2023 não será diferente, com um crescimento estimado de 12% no faturamento em relação ao evento de 2022 – segundo dados da Neotrust.

Entretanto, sem processos logísticos bem definidos, a sua frota pode não atender à demanda – o que significa menos lucro.

Portanto, vamos abordar todos os impactos da Black Friday para o setor logístico, com dados do último ano, estimativas e mostrar como preparar a sua frota para essa data importante para o comércio.

Continue lendo para saber mais!

Índice:

  1. Qual a importância de uma boa logística para a Black Friday?
  2. Como a Black Friday impactou a logística no último ano?
  3. O que esperar da Black Friday de 2023 no setor logístico?
  4. Como preparar sua frota para a Black Friday de 2023?
  5. A Sofit é a parceira da sua frota nesta Black Friday!

Qual a importância de uma boa logística para a Black Friday?

A logística é definitivamente o que realmente torna tudo possível no período da Black Friday, quando a demanda por produtos aumenta. 

Apesar da digitalização, a pressão ainda recai sobre as empresas de entrega.

Dessa forma, é comum que os profissionais envolvidos nos setores de supply chain e logística e também especialistas em frotas gastem um tempo considerável analisando dados, pensando em agilizar os processos e se preparando para esse momento.

Isso porque, apesar de ser um período bom para aumentar a receita da sua empresa, a Black Friday pode se tornar um desafio para sua logística se você não planejar com antecedência. 

Sua cadeia de suprimentos pode desacelerar quando houver atrasos nos centros de abastecimento. 

Da mesma forma, com o alto volume, é possível que haja danos à carga.

Além disso, a demanda por produtos com pouca saída pode aumentar inesperadamente quando estão com desconto. 

Portanto, comece já a se preparar para estes dias e certifique-se de que está tudo em ordem.

Como a Black Friday impactou a logística no último ano?

A Black Friday, um dos eventos mais aguardados do comércio, desempenhou um papel significativo na logística em 2022. 

Durante o período de 24 a 27 de novembro, as vendas totalizaram cerca de R$ 6,1 bilhões. 

Embora esse número seja impressionante, ele representou uma queda de 23% em comparação ao ano anterior, como indicado em um relatório do grupo Locaweb.

Tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, a Black Friday de 2023 está agendada para o dia 24. 

O otimismo cerca este novo ano, uma vez que a temporada de 2022 registrou resultados abaixo do esperado. 

Conforme apontado em uma pesquisa da empresa MField, espera-se um crescimento de 32,2% em relação ao ano anterior.

Com a lição aprendida e uma nova perspectiva, espera-se que a logística se ajuste para atender às expectativas em constante evolução dos consumidores.

O que esperar da Black Friday de 2023 no setor logístico?

À medida que o comércio eletrônico continua a crescer exponencialmente, a Black Friday se consolida como um dos eventos mais esperados do ano. 

Em 2022, mais de 8 milhões de pessoas no Brasil aproveitaram as ofertas, gerando um faturamento astronômico de mais de R$ 6 bilhões, de acordo com dados da Neotrust

E as projeções para 2023 são ainda mais impressionantes, com sete em cada dez brasileiros planejando fazer compras, conforme pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos.

A busca por comodidade e agilidade na entrega está em ascensão, com 73% dos consumidores considerando a entrega no mesmo dia relevante, conforme apontado em um relatório da Capterra. 

Além disso, cerca de 49% classificaram a rapidez na entrega como o fator mais importante, superando até mesmo considerações de preço.

À luz desses números, é imperativo que as empresas se preparem de maneira abrangente para a Black Friday de 2023, em especial aprimorando suas estratégias de transporte e logística.

Como preparar sua frota para a Black Friday de 2023?

Então, como se preparar para atender toda essa demanda de pedidos e aproveitar a Black Friday para aumentar a receita da sua empresa?

Reunimos algumas dicas a seguir. É importante se preparar agora mesmo, então confira:

1. Esteja ciente de sua capacidade operacional

Conhecer sua capacidade operacional, ou seja, ter clareza sobre o volume de pedidos que você pode atender nesse curto período é fundamental. 

Para isso, existem várias métricas ou KIPs que podem ajudar no processo: 

  • Histórico de pedidos;
  • Quanto tempo você leva para preparar um pedido; 
  • Lead Time e o que você pode fazer para economizar tempo.

Com essas respostas, ao menos você pode ter uma visão clara de quanta demanda pode suportar com o aumento da demanda.

Além disso, entender a sua capacidade operacional por meio de dados facilita na hora de tomar decisões relacionadas ao aumento da frota para o período.

2. Avalie a contratação de funcionários

A Black Friday é também um bom momento para se perguntar sobre a necessidade de trazer novos colaboradores para o seu time e ter em conta a fase de formação que o novo pessoal necessita.

Assim, se você souber com antecedência quanto de pessoal vai precisar, terá mais margem para se preparar em momentos-chave. 

SAIBA MAIS: Seguro de carga: tudo o que você precisa saber para contratar

Para isso, é fundamental prever a demanda que você terá, algo que com a tecnologia e relatórios com históricos de pedidos está se tornando cada vez mais acessível.

3. Use a tecnologia para automatizar processos

A gestão de frotas é muito importante para a obtenção de históricos relativos às Black Fridays anteriores. 

Quando você antecipa e planeja os processos através de ferramentas tecnológicas, está garantindo que a capacidade de transporte não falhe nos piores momentos.

Com a tecnologia adequada, operadores, condutores e clientes finais têm uma experiência mais satisfatória, podendo evitar erros, atrasos e acompanhar pedidos com facilidade.

Além disso, você pode aproveitar esta tecnologia para avaliar a produtividade de sua equipe e encontrar oportunidades de melhoria.

4. Considere as solicitações de última hora

Ter alternativas de transporte pode ser fundamental quando surgem solicitações de atendimento de última hora. 

Isso ajuda os fabricantes a evitar estornos de carga atrasados, como também os varejistas a evitar a perda de clientes e oportunidades de vendas. 

Para isso, além de um ótimo planejamento de rotas e acompanhamento dos processos em tempo real, considere contar com opções alternativas, como frotas terceirizadas para o período. 

5. Faça parceria com transportadoras terceirizadas

Em um mercado repleto de opções, é fundamental adotar critérios rigorosos ao contratar transportadoras terceirizadas para atender à demanda. 

Por isso, garanta que essas empresas sejam confiáveis e capazes de cumprir os acordos de nível de serviço. 

Além de avaliar as despesas fixas e variáveis envolvidas, considere também os seguintes fatores:

  • Capacidade da Frota: Verifique se a transportadora pode lidar com o alto volume de produtos durante a Black Friday.
  • Área de atuação: Certifique-se de que a transportadora atua nas regiões relevantes para suas operações.
  • Tecnologias Avançadas: Confirme se a transportadora usa tecnologias de rastreamento e segurança em tempo real para monitorar as entregas.

Lembre-se que essas parcerias estratégicas são essenciais para preparar a sua frota para a Black Friday 2023.

6. Aprimore a previsão de demanda

A Black Friday é notória por sua imprevisibilidade. No entanto, como gerente de frotas, você deve aprimorar suas capacidades de previsão de demanda. 

Portanto, é fundamental usar dados históricos e tendências de vendas anteriores para estimar o que esperar. 

Se, por exemplo, no ano anterior houve um aumento expressivo nas vendas de eletrônicos, esteja preparado para atender a essa demanda neste ano. 

Então, recorra a ferramentas de análise de dados e inteligência artificial para ajudar na previsão de padrões de compra, ajustando seu planejamento de frota e gestão de estoque de acordo.

7. Gerencie com eficiência os processos de trocas e devoluções

A Black Friday envolve não apenas vendas, mas também um aumento nas devoluções e trocas de produtos. 

Como gerente de frotas, você deve estar preparado para lidar com essa parcela do desafio logístico. 

Por isso, certifique-se de que seus processos de devolução sejam claros e eficientes, incluindo a logística reversa para lidar com produtos devolvidos. 

Além disso, mantenha canais de comunicação claros com seus motoristas e equipe de suporte para lidar com essa parte importante da operação de maneira profissional.

A Sofit é a parceira da sua frota nesta Black Friday!

Com um impacto considerável na segurança, na demanda de veículos e de pessoal, lidar com os negócios da Black Friday pode se tornar estressante e desafiador.

Entretanto, a data também representa uma grande oportunidade se você conseguir se preparar a tempo. 

É também um dos períodos de alta rotatividade mais previsíveis do ano, portanto, certifique-se de contar com todos os recursos necessários para atender a demanda e facilitar o trabalho do seu time.

Logo, implemente uma ferramenta de gestão que permita que sua equipe mantenha uma comunicação constante com sua frota ou fornecedores e clientes de entrega.

Conte com a Sofit para preparar a sua frota para a Black Friday!

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