Transporte de cargas

5 dicas para evitar danos às cargas na sua frota

As operações logísticas são complicadas e envolvem alguns riscos: acidentes, erros operacionais e danos às cargas. Apesar de essas situações fazerem parte da rotina do transporte de mercadorias, é necessário criar ferramentas que minimizem esses danos, pois eles são causa de prejuízos financeiros e para a marca da empresa, além dos transtornos gerados ao seu cliente.

Desenvolver mecanismos que tornem as operações logísticas mais eficientes e, consequentemente, com menos risco às mercadorias é garantir a redução de custos com substituição de mercadorias e o seu envio. Isso também preserva a imagem da empresa como uma instituição responsável e de bom atendimento aos clientes — ou seja, gera um impacto positivo para os seus negócios.

Para te ajudar a evitar danos às cargas, preparamos algumas dicas para aplicar na sua empresa e promover um transporte ainda mais seguro. Quer saber mais? É só conferir o que temos a dizer nos próximos parágrafos.

Realize treinamentos

Antes de estabelecer o seu sistema de transporte, faça testes para ter certeza de que ele é eficiente e promover uma análise de desempenho da sua estratégia logística. Uma opção é enviar cargas testes que simulem o tipo de mercadoria que você transportará, levando em consideração peso e volume, para avaliar a eficiência do sistema que adotou. Também é necessário treinar o seu pessoal para manusear e transportar a carga corretamente. Tudo isso ajuda a diminuir as chances de que aconteça uma falha operacional.

Lembre-se: existem indicadores de impactos

Os indicadores de impacto, choque e inclinação são aparelhos que devem ser afixados do lado de fora das embalagens para alertar quando um determinado carregamento for manuseado de forma errada. Esses aparelhos são indicados por dois motivos: são baratos e ainda ajudam a identificar os erros operacionais.

Escolha embalagens práticas

Qualquer item que ofereça complicações tende a dar mais trabalho. Utilizar embalagens práticas favorece o manuseio dos produtos, além de permitir que elas sejam abertas com mais facilidade. Se uma embalagem é complicada na hora de abrir, as chances de que o produto seja danificado nesse momento são grandes.

Preencha os espaços vazios

Produtos armazenados em caixas sempre deixam espaços vazios. Quando o caminhão faz curvas e paradas ou freadas bruscas, eles permitem que a mercadoria se mova e, com isso, acabe danificada. A solução é preencher esses espaços vazios e evitar essas situações. Como fazer esse preenchimento? Com sacos de plástico cheios de ar, papel picado e similares. Se quiser mais segurança é só envolver os produtos em plástico bolha, que também protegem de impactos e quedas.

Equipe os caminhões

Prepare os seus veículos para que eles possam fazer bem o transporte. O atrito com o asfalto gera vibrações que podem vir a causar danos em algumas mercadorias. Para evitar que isso ocorra, basta instalar um sistema de suspensão a ar especial que possa evitar possíveis arranhões ou até mesmo vazamentos nas cargas.

O que você faz para evitar danos às cargas durante o transporte? E quais dessas técnicas pretende usar no seu sistema logístico? Deixe um comentário com as suas ideias, opiniões e experiências!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.