A gestão de frota terceirizada tem as suas particularidades. Embora a terceirização ou a locação de veículos tenha o potencial de desafogar o gestor, que pode focar em tarefas mais estratégicas, isso não retira a sua responsabilidade de gerenciamento.

Por isso, um sistema de gestão de frota terceirizada é tão necessário. Através dessa tecnologia, é possível minimizar o tempo de inatividade, solicitar um veículo e, até mesmo, conferir dados do locatário em apenas alguns cliques.

Além disso, gestores que aliam a tecnologia com a gestão de frotas terceirizadas, economizam tempo com manutenção corretiva e ainda garantem um fluxo de trabalho muito mais fluído.

Neste artigo, além de falar sobre a importância de um sistema de gerenciamento para frota terceirizada, mostramos como aproveitar ao máximo essa tecnologia. Acompanhe!

Qual a importância de um sistema de gestão de frota terceirizada?

Gestores que optam por veículos terceirizados devem focar numa gestão mais estratégica, aproveitando os benefícios da frota terceirizada.

Dessa forma, a terceirização da gestão de frotas significa que você tem a oportunidade de usar seus recursos pessoais e financeiros de um jeito mais produtivo. 

Além de não perder tempo focando nas atividades não essenciais relacionadas ao seu negócio, você terá uma das técnicas mais rápidas para gerenciar seus recursos humanos.

Apesar disso, todos esses benefícios muitas vezes não são aproveitados da melhor maneira. Isso porque, é comum delegar a responsabilidade de gestão para terceiros, mas, na prática, não é bem assim que acontece.

O que é preciso gerenciar numa frota terceirizada?

Lidar com uma frota alugada ou terceirizada ainda requer uma gestão apurada dos ativos. Quando as informações não estão centralizadas, o erro é inevitável, assim como todos os prejuízos decorrentes dele.

Pode não parecer, mas ainda há muito o que gerenciar quando falamos em frota terceirizada. Abaixo, relacionamos alguns pontos que fazem parte da rotina de gerenciamento de qualquer gestor de frotas terceirizada:

  • Cartões de abastecimento
  • Dados da Locadora
  • Contratos de Locação
  • Controle de Manutenção
  • Solicitações para a locadora
  • Sinistros

Então, como você pode observar, é complicado gerir tantos pontos sem o apoio de uma tecnologia adequada. Mas, você deve estar se perguntando: “como exatamente um sistema de gestão pode auxiliar a minha frota terceirizada?”

É o que veremos a seguir.

Como um sistema de gestão auxilia na gestão de frotas terceirizadas?

Um sistema de gerenciamento de frota terceirizada pode ser adaptado para fornecer exatamente o nível de suporte que você deseja, desde a administração do dia a dia ao planejamento estratégico e gerenciamento de projetos até a terceirização completa da frota, 

Dessa forma, você garante uma economia de tempo, já que todas as informações estarão concentradas em um banco de dados e redução de custos, já que a tecnologia reduz a chance da ocorrência de falhas humanas no fechamento de contratos, por exemplo.

Além disso, contar com a tecnologia de um sistema de gestão para a sua frota terceirizada garante também mais simplicidade e segurança para os seus processos.

A seguir, confira as funcionalidades específicas de um bom sistema de gestão para frotas terceirizadas:

Integração com cartões de abastecimento

Numa frota  terceirizada, dependendo do acordo feito em contrato, é possível que a sua empresa tenha que arcar com despesas de cartões de abastecimento. 

De qualquer forma, esse é um ponto importante para observar e que não deve sair do controle do gestor. 

Assim, um sistema de gestão de frotas apropriado garante o acompanhamento dos gastos com o cartão de abastecimento para você não ter surpresas no futuro.

Importação de dados da locadora

Se você já conta com os serviços de uma frota terceirizada, como tem acesso aos dados da locadora? Com um sistema de gestão de frotas terceirizadas o caminho é encurtado uma vez que, os dados podem ser catalogados logo após o fechamento do contrato. 

Contrato de locação

Por falar em contrato de locação, um sistema garante a análise de todos os pontos deste documento. Além disso, é possível acessar as cláusulas sempre que houver necessidade.

Controle de manutenção corretiva

Sendo a manutenção um dos maiores custos da gestão de frotas, é importante mantê-las sob controle. Dessa forma, um sistema de gestão de frotas terceirizadas facilita o acompanhamento das manutenções corretivas.

Aplicativo para checklist do condutor 

Gerir condutores pode ser uma tarefa um tanto complicada, ainda mais quando a sua empresa conta com uma frota terceirizada e um grande montante de colaboradores.

É necessário manter o controle e entender o estado como cada condutor entrega e recebe o veículo para trabalhar. 

Aqui na Sofit, por exemplo, você pode contar com um aplicativo de checklist para o condutor. Isso dá autonomia e garante mais segurança para a sua operação.

Padronização de solicitações

O que você faz quando precisa solicitar um novo veículo, revisão no contrato e itens adicionais? Sabemos que novas solicitações fazem parte da rotina de quem faz a gestão de uma frota terceirizada. Por isso, através de um sistema de gestão, é possível padronizar e garantir que nenhuma informação se perca.

Carsharing 

Imagine que os seus motoristas pudessem reservar e solicitar um veículo através de um aplicativo sempre que fosse necessário. Isso é possível com a funcionalidade carsharing funcionalidade do Sofit, um sistema completo de gestão para frotas terceirizadas.

Gestão de Sinistros

A gestão de sinistros é outra funcionalidade de um sistema de gestão para frotas terceirizadas. Extremamente necessário para evitar gastos indevidos, essa funcionalidade é fundamental para a sua frota.

Relatórios e campos personalizados

Um sistema de gestão de frotas terceirização ainda entrega para o gestor relatórios personalizados com as informações que você precisa para otimizar a sua frota. É possível ver os dashboards na tela ou fazer o download para apresentar em uma reunião, por exemplo.

Conte com a Sofit para a otimizar a sua gestão de frota terceirizada!

Com o uso do Sofit você concentra as informações da frota terceirizada em um só lugar. 

Assim, é possível, por exemplo, analisar a viabilidade de trabalhar com determinada locadora, ou tipo de veículo. Descentralize agora mesmo o operacional da frota e assuma uma posição estratégica! 

Fale com um dos nossos consultores sobre essa solução.