Controle de custos da frota

Controle de custos da frota? Um software pode facilitar a sua vida!

O controle de custos da frota é a principal preocupação dos gestores. Afinal, custos operacionais desequilibrados acabam atrasando todo o planejamento. Já que, sem recursos, é praticamente impossível pensar em melhorias.

Então, o investimento em um sistema de gestão de frotas fácil de operar e que realmente atenda todas as suas necessidades deve estar no seu radar. 

Vamos mostrar de forma prática como o nosso software faz o controle de custos e, também, contribui para a compreensão do custo por km rodado. 

Continue acompanhando e saiba mais!

Controle de Custos da Frota: uma prerrogativa para uma boa gestão

Todo início de ano é uma oportunidade para gestores de frota realizarem uma análise de tudo que funcionou e, assim, eliminar tudo aquilo que deu errado no último planejamento.

Os custos da frota isolados, apesar de não serem um indicativo completo para a tomada de decisão, devem, afinal, serem considerados e analisados com profundidade através de relatórios e infográficos.

Assim você consegue chegar até a raiz do problema e realizar um trabalho de controle de custos da frota mais eficaz. Sem ter que atirar no escuro.

Vamos mostrar, então, como o Software de Gestão de Frotas da Sofit pode te ajudar nesta importante missão.

Controle de combustível: o principal desafio dos gestores de frota

Os constantes aumentos do preço dos combustíveis impactam certamente no controle dos custos de frota. 

Isso porque, além de tentar equilibrar os custos, definindo os melhores postos para abastecimento, o gestor ainda deve monitorar. Cuidando para enviar para as ruas os veículos que consomem menos e analisando possíveis fraudes.

Sendo assim, o controle de abastecimento torna-se uma das tarefas mais importantes para a gestão de frotas.

Como a Sofit pode te ajudar?

O software de Gestão de Frotas da Sofit te ajuda com os seguintes recursos:

  • Possibilita a realização de comparativos por marca e modelo;
  • Aponta o consumo por veículo e por motorista;
  • Identifica as rotas mais eficientes (em termos de consumo de combustível).

Além disso, os nossos clientes têm acesso a um painel completo com informações que auxiliam a tomada de decisão. Tudo isso em tempo real e com a possibilidade de consulta de qualquer lugar.

Controle de pneus: equilibrando a vida útil deste item

Muitas vezes negligenciado. os custos com pneus estão diretamente relacionados com o processo de manutenção dos mesmos.

A ideia aqui é trabalhar de forma preventiva para aproveitar o máximo dessas peças tão importantes para o equilíbrio dos custos da frota.

Como a Sofit pode te ajudar?

Abaixo, confira como o Sistema de Gestão da Sofit pode contribuir para aumentar a vida útil dos pneus e controlar os custos da sua frota:

  • O software permite o controle do tempo de vida útil dos pneus, um dos fatores principais no cálculo de custo por km rodado;
  • Emite alerta para o momento de realizar a reforma dos pneus; 
  • Aponta as receitas obtidas com o descarte;
  • Fornece um painel com informações gerenciais.

Para saber mais sobre o custo do pneu por quilômetro rodado e traçar um panorama da sua situação atual, considere que:

O custo do pneu por km rodado é calculado pela proporção do tempo de vida útil do pneu versus os custos que a empresa arcou com pneus no mesmo período. 

Feito isso, basta saber qual foi a quilometragem média percorrida nessa mesma janela de tempo. E, então, realizar a conta média do custo com pneu por km rodado.

Controle de custos com manutenção: outro desafio para os gestores de frota

Imagine ter a sua disposição um software assertivo, capaz de lembrar a você previsões sobre as próximas manutenções agendadas de forma simples e prática?

Por estar em constante diálogo com profissionais do setor e participar das principais discussões sobre mobilidade e gestão de frotas, a Sofit entende perfeitamente esta dor de todo gestor.

É justamente por isso que o nosso Software possui recursos especialmente pensados para auxiliar você nesta tarefa.

Como a Sofit pode te ajudar?

O módulo de gestão da manutenção da frota do SofitView permite o controle de custos no curto e médio prazo. Além de fornecer previsões para as próximas manutenções. 

Ele também permite gerenciar os planos de manutenção e as ordens de serviço abertas, identifica tarefas vencidas e a vencer e registra todas as atividades de manutenção.

Com o controle rigoroso de todas as manutenções, é possível chegar ao custo médio de manutenção por km rodado em determinado período. Incluindo a informação isolada por veículo.

Custo Gerais da Frota: mantendo o controle de tudo

Cada veículo gera custos fixos e variáveis. Já fizemos um apanhado geral sobre os principais custos gerais da frota no Blog da Sofit.

Aqui, basta entender que além disso, você precisa gerenciar custos por motoristas, rotas, controles de gastos por viagem.

Provavelmente, como gestor, você também tem que se debruçar sobre orçamentos de custos previstos e realizados. Além de ter que se ater às questões administrativas. Não é mesmo?

A boa notícia é que o Software da Sofit pode te ajudar no controle de custos da frota. Saiba como abaixo!

Como a Sofit pode te ajudar?

Além de oferecer informações a respeito dos custos com combustível, pneus e manutenções, o sistema da Sofit também auxilia no controle de despesas como:

  • Alimentação;
  • Hospedagem;
  • Limpeza, etc.

Como você deve saber, esses pequenos custos acabam, portanto, pesando no final do mês. Eles compõem o que podemos caracterizar como “custos invisíveis da frota”. E também devem fazer parte do  custo por km rodado.

Quer saber mais sobre a Solução da Sofit para o controle de custos da frota?

Como podemos ver, o software de gestão de frotas permite que seja feito um controle rigoroso e detalhado dos custos que uma frota gera para a empresa, incluindo as despesas geradas por viagem. 

É por meio do controle dessas informações que se torna possível chegar a um valor mais real de qual é o custo por km rodado em determinado período.

Quer saber melhor como a Sofit pode ajudar sua empresa no controle de custos e a aprimorar a gestão de frotas? Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.