Logística 4.0

Logística 4.0: saiba como preparar sua frota para o futuro

Você sabe o que é a Logística 4.0? Após a Revolução Industrial, os avanços tecnológicos têm contribuído imensamente para o crescimento e formação de culturas, ideais e métodos administrativos que definem o andamento de empresas e industrias comerciais. A partir disso, é importante entender que a tecnologia funciona cada vez mais como um diferencial no funcionamento de qualquer empresa. Na gestão de frotas, isso não é diferente.

Pensando nessa importância, nós decidimos preparar um artigo completo com tudo que você precisa saber para não ser passado para trás por não conhecer todas as tendências e realidades do setor em que atua.

Continue lendo e entenda, finalmente, o que é a Logística 4.0 e como seus conceitos podem contribuir para que você aumente a produtividade de sua frota e saiba como prepará-la para o futuro.

O que é Logística 4.0?

A Logística 4.0 nada mais é que uma linha de pensamento que define os pressupostos de que para dominar o mercado, antes é preciso investir na adoção da tecnologia. Isso porque só assim será possível ter um desenvolvimento comercial mais produtivo, mecânico e, principalmente, mais eficiente.

Basicamente, essa linha de pensamento surgiu após a Revolução Industrial ditar a principal tendência que continua predominante até hoje: a tecnologia como parceira do crescimento corporativo. Na logística 4.0, a tendência à automatização total das fábricas se tornou um fator que define o andamento de qualquer empresa pelo motivo da tecnologia ser uma grande aliada no aumento da produtividade e desenvolvimento de todas as etapas da prestação de serviço.

Além disso, essa tendência também destaca a importância da aplicação da cloud computing (na tradução, computação em nuvem) nas atividades das empresas. Essa prática consiste, basicamente, na utilização do armazenamento de dados e informações através de computadores por meio do uso da internet. Esse armazenamento é feito a partir de serviços específicos que disponibilizam essa tecnologia como uma opção mais segura, barata e prática para o controle e acesso das informações registradas.

Por causa disso, é preciso manter uma atenção especial para entender como a logística 4.0 pode contribuir para a otimização da gestão de sua frota.

Impactos da Logística 4.0 na gestão de sua frota

É entendendo como se adaptar a um mundo logístico que requer o acompanhamento dos avanços tecnologias que você conseguirá investir no crescimento de sua empresa. Aliado a isso, também compreender como um software específico irá contribuir para que você aplique os conceitos da Logística 4.0 e consiga, assim, aumentar a produtividade, lucratividade e manutenção de sua frota sem se preocupar em ser deixado para trás pela tecnologia ou concorrentes.

Tudo isso acontece porquê a logística moderna é altamente conectada não apenas com a tecnologia, mas, principalmente, com seus clientes. É através da Logística 4.0 que é possível nutrir uma gestão rápida, informativa, eficiente e, acima de tudo, lucrativa.

A importância de um software para gestão de frotas

Conhecendo as tendências da Logística 4.0, não restam dúvidas que a tecnologia pode cooperar imensamente para o crescimento e aumento da produtividade da gestão de sua frota. E a chave para isso está mais perto do que imagina: os softwares de gestão de frotas.

Servindo como divisores de água na gestão de empresas de transportes, esses sistemas funcionam para automatizar e reunir todos os passos essenciais na manutenção e controle dos componentes de uma frota. Seja o controle de pneus, documentos, combustível ou até mesmo de multas e sinistros,um software para gestão de frotas reúne em um só lugar tudo que você precisa para tornar sua empresa muito mais produtiva.

Não apenas isso, mas um software de gestão de frotas ainda permite uma integração completa dos dados de seus veículos e operações para dar um fim em qualquer dor de cabeça na hora de repassar ou salvar informações essenciais para a manutenção correta e na prestação de seus serviços.

É pensando nessas vantagens competitivas que devemos enxergar as novas tecnologias como agilizadores para as atividades do dia a dia e possamos, aliada à elas, eliminar erros e multiplicar nossa produtividade. É importante utilizar a tecnologia ao seu favor para otimizar processos e entender cada vez mais como funcionam todos os aspectos do negócio em que atua.

Por isso, é importante que você saiba escolher bem as peças que vão contribuir para tornar a sua gestão mais produtiva. Se não, tudo isso não passará de um gasto atoa de tempo, investimento e preocupação. Pensando nisso, nós preparamos um ebook com um guia completo para você finalmente entender como implantar um software de gestão de frotas com sucesso!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.