Qual a importância do ISO 9001 no transporte de cargas

O certificado ISO 9001 é um comprovante responsável por atestar que a sua empresa atende aos requisitos básicos do transporte de cargas, apresentando o serviço com excelência.

Justamente por isso, alguns gerentes de frota utilizam o ISO 9001 como estratégia para conseguir mais clientes. 

Entretanto, é preciso ir além, entendendo como garantir a conformidade em todos os processos.

Portanto, neste artigo você vai aprender o que é a ISO 9001, o que mudou no regulamento atual e como a sua transportadora pode se adequar. Vamos lá?

Índice:

  1. O que é o ISO 9001?
  2. E o ISO 9001 no transporte de cargas, como funciona?
  3. Como conseguir a certificação ISO 9001?
  4. Quais os benefícios da ISO 9001 para transportadoras?
  5. O que mudou na ISO 9001 versão 2015?
  6. Conte com Sofit para se adequar aos padrões do ISO 9001!

O que é o ISO 9001?

A ABNT NBR ISO 9001 é um certificado criado pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelece padrões de gestão de qualidade para empresas de qualquer setor ou porte melhorarem o seu desempenho.

VEJA TAMBÉM: Transporte de produtos perigosos, tudo o que você precisa saber!

Essa é a maior desenvolvedora mundial de normas Internacionais voluntárias. 

Seus padrões oferecem soluções e melhores práticas para quase todos os tipos de tecnologia e negócios, ajudando empresas e organizações a melhorar os processos enquanto protegem os consumidores e o planeta.

Por isso, o ISO 9001 é adotado pela maioria das empresas de sucesso, pois comprova a aptidão em cumprir o que foi estabelecido, conforme os seguintes padrões:

  • Abordagem de processo e sistêmica para gestão;
  • Envolvimento e engajamento de pessoal;
  • Foco no cliente;
  • Gestão de relacionamento com os fornecedores;
  • Liderança;
  • Melhoria;
  • Tomada de decisões baseada em fatos.

Dessa forma, o ISO 9001 também pode ser explorado como um modelo de gestão, onde o gestor de frotas pode identificar falhas nos processos e corrigi-los, a fim de aumentar a satisfação dos clientes.

E o ISO 9001 no transporte de cargas, como funciona?

Quando aplicado ao transporte de cargas, o ISO 9001 serve para garantir que uma empresa age conforme as leis e possui uma logística de transporte segura e bem definida.

Através do ISO 9001 é possível adotar uma cultura de melhoria contínua na sua gestão de transporte de cargas, observando aspectos como o relacionamento com colaboradores, fornecedores e clientes.

SAIBA MAIS: Transporte de grãos, como é feito e desafios no Brasil.

Para empresas que atuam no segmento de transporte de cargas, existem ainda edições recentes de normas vinculadas no certificado. São elas:

  • Fabricação de produtos – ISO 9002 (Válido para prestadoras de serviço);
  • Inspeção de qualidade – ISO 9003 (Válido para prestadoras de serviço);
  • Implantação do sistema de gestão de qualidade – ISO 9004;
  • Auditoria do sistema de gestão de qualidade – ISO 19001.

Dessa forma, qualquer empresa de transporte que deseja expandir a sua carteira de clientes e se destacar na gestão logística deve conquistar o ISO 9001.

Para transportadoras que desejam ir além do padrão de excelência na gestão, vale verificar os requisitos para obter os selos ambientais:

ISO 14001

É um certificado que demonstra que a sua empresa de transporte implantou um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Em um mercado cada vez mais voltado para o tema “sustentabilidade”, este também é um selo importante para transportadoras.

ISO 50001

Da mesma forma, o ISO 50001 vinculado aos processos industriais também é um importante parâmetro de qualidade para empresas de transporte. Isso porque certifica que a sua empresa atua segundo os modelos sustentáveis de energia.

Como conseguir a certificação ISO 9001?

Você já entendeu o que é, como funciona e a importância do ISO 9001 para o transporte de cargas. Mas, como conseguir o selo?

Bem, para conquistar a certificação ISO 9001, primeiro você precisa contratar um profissional qualificado, geralmente empresas de consultoria.

VEJA TAMBÉM: 5 indicadores de gestão de frota para ficar de olho!

A empresa vai gerar um diagnóstico técnico. Ela vai identificar os pontos que precisam de melhorias, facilitando a padronização que o certificado ISO 9001 exige.

Veja a seguir o passo a passo para obter o ISO 9001:

  • Conhecer os padrões de qualidade definidos no ISO 9001;
  • Contratar uma empresa de consultoria para gerar um diagnóstico;
  • Planejar e executar as mudanças propostas;
  • Adotar recursos tecnológicos necessários;
  • Fazer uma auditoria e garantir que todos os processos seguem os padrões do ISO 9001.

Antes da fase de auditoria de certificação, você deve realizar uma auditoria interna, ou de teste e só então partir para a de certificação.

Além disso, é importante também realizar auditorias periódicas para manter os padrões exigidos pelo selo.

Quais os benefícios da ISO 9001 para transportadoras?

O ISO 9001 é um diferencial competitivo para o seu negócio, já que é uma garantia de que a sua empresa é reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade do trabalho.

Assim, transportadoras que possuem o selo ISO 9001 podem utilizá-lo como instrumento de marketing, fortalecendo a marca e como um recurso para conseguir novos clientes.

Além disso, a certificação vai trazer benefícios para toda a sua operação de transporte, como podemos ver a seguir:

  • Estabelece padrões mais ágeis, através de processos mais inteligentes;
  • Favorece o controle das rotinas de trabalho, reduzindo o retrabalho;
  • Facilita a identificação e redução de custos desnecessários na operação;
  • Otimiza a comunicação com colaboradores, fornecedores e clientes;
  • Abre novos mercados, uma vez que alguns clientes só fazem negócios com transportadoras com o selo ISO 9001;
  • Aumentar as oportunidades de mercado, já que muitas empresas grandes só compram de fornecedores com o selo ISO 9001.

O que mudou na ISO 9001 versão 2015?

Pouca coisa mudou no ISO 9001 versão 2015. Apenas foram adicionadas um conjunto de medidas preventivas para as empresas.

A chamada “mentalidade de risco” é um importante parâmetro para otimizar a gestão de risco na frota, uma vez que estimula empresas a detectar situações de risco antes que elas aconteçam.

Assim, a manutenção preventiva e sistemas inteligentes como a telemetria têm um importante papel na adequação à versão 2015 do ISO 9001. 

É que, com processos bem alinhados, a sua frota estará mais segura.

Conte com Sofit para se adequar aos padrões do ISO 9001!

Como vimos, o ISO 9001 fornece um conjunto de princípios que garantem uma abordagem excelente e que satisfaz clientes e outras partes interessadas.

Em termos simples, a certificação fornece a base para processos eficazes para entregar um produto ou serviço de qualidade.

Para isso, você precisa adequar os processos da sua empresa de transporte a padrões internacionais de excelência e à tecnologia certa, que faz toda a diferença.

Com a Sofit, você consegue otimizar processos cruciais para obter o selo, melhorando e otimizando a gestão e garantindo mais controle em processos de manutenção preventiva, por exemplo.

A chave para qualquer negócio bem-sucedido é um forte controle de qualidade. Portanto, conte com a Sofit para obter o ISO 9001 e junte-se às melhores empresas de transporte do mercado!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.