Modernização da gestão de frotas

Modernização da gestão de frotas: como a tecnologia pode ajudar

Hoje, a tecnologia está presente em praticamente todos os lugares: nas casas, nas escolas e, principalmente, nas empresas. Isso acontece porque, cada vez mais, ela facilita a comunicação, agiliza a realização de atividades, contribui para a redução de custos, entre diversos outros benefícios.

Então, por que não utilizá-la também na gestão de frotas?

Neste post, vamos falar sobre a importância da modernização da gestão de frotas e como a tecnologia pode ajudar nesse processo. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!

Quais são os benefícios da utilização da tecnologia na gestão de frotas?

Atualmente, é possível fazer a gestão de frotas por meio de softwares específicos que, entre outras funções, permitem o controle de combustível, de manutenções e de custos da operação.

Quando uma empresa implementa esses sistemas, ela passa a ter uma visão mais abrangente de todas as atividades, com acompanhamento total e em tempo real das rotinas de sua frota.

Outra vantagem está relacionada à segurança das informações, uma vez que todas elas ficam concentradas em um único local, e a necessidade de utilização de planilhas manuais acaba sendo praticamente eliminada. Além de facilitar o acesso e o compartilhamento dos dados, eles ficam menos sujeitos a riscos de extravios.

A tecnologia está acessível também para as pequenas empresas?

Muitos empreendedores ainda acreditam que investimento em tecnologia diz respeito apenas às empresas de grande porte.

Esse paradigma existe, principalmente, devido a dois fatores: a crença de que os sistemas possuem um custo muito elevado e a resistência à mudança, que ocorre frequentemente em empresas menores, com estrutura familiar.

Contudo, com os avanços da tecnologia, é possível contar com ferramentas que proporcionam diversos benefícios, sem que para isso seja necessário empregar uma quantidade comprometedora de capital.

Com isso, as empresas de pequeno porte passam a ter a oportunidade de modernizar seus processos, além de aprimorar os resultados obtidos por meio da gestão de frotas.

E qual é o retorno desse investimento?

Sem a devida modernização da gestão de frotas, muitas empresas acabam tendo gastos desnecessários, sendo que, com pequenos ajustes, já seria possível uma economia de recursos considerável — fundamental em uma época de crise econômica como a que vivemos atualmente.

Visando à redução de custos, a modernização da gestão de frotas por meio da tecnologia permite também gerenciar questões mais abrangentes, como:

  • gestão de rotas e logística;
  • controle de combustível;
  • gestão da manutenção da frota.

O gestor poderá, ainda, acompanhar de forma mais eficaz a equipe externa. Com o uso da telemetria, é possível observar o comportamento dos motoristas em tempo real, identificando infrações ou desperdício de combustível.

Ao detectar esses pontos, o gestor poderá atuar diretamente no problema, fomentando, por exemplo, processos educativos junto aos colaboradores, por meio de treinamentos e outras ações.

Em situações contrárias, nas quais boas práticas forem observadas, o gestor poderá até mesmo oferecer bonificações àqueles colaboradores que obtiverem bons resultados.

Com essas estratégias, a empresa passa a ter vantagens competitivas importantes no mercado. Algumas delas são:

Aumento da produtividade

A frota é parte ativa e integrante de todo um sistema de valor da empresa. Quem precisa de uma frota é porque entrega algum valor para o seus clientes, seja produto ou serviço e, para isso, busca agilidade, afinal, tempo é dinheiro.

A tecnologia aliada à gestão de frotas possibilita que a empresa seja mais produtiva, já que atua com um conjunto de atitudes para prever problemas que surgem nos complexos sistemas de logística.

Esse é um incentivo para que os motoristas trabalhem mais motivados, porque haverá toda uma tecnologia por trás calculando e gerenciando os problemas.

Com mais segurança, a equipe também será mais produtiva, cometerá menos infrações, envolvendo-se em um número menor de acidentes, o que, por sua vez, garantirá maior disponibilidade da frota.

Redução dos custos operacionais

Como vimos, o recebimento e a análise dos dados sobre as viagens é possível com o uso da tecnologia. O gestor terá acesso a informações como distância percorrida, localização, consumo de combustível e tempos de parada, condução e frenagem, entre outros.

Isso permite à empresa que ela opte, por exemplo, por rotas que consumam menos pneu ou combustível, o que contribui para uma redução significativa dos custos operacionais, inclusive com a manutenção da frota.

Para se ter uma ideia, do custo total de um veículo, mais de 50% é referente aos custos variáveis, isto é, passíveis de redução, como combustível e manutenção.

Quais são os impactos no desempenho da frota?

Como dissemos, a utilização da tecnologia permite um maior controle sobre a rotina na gestão de frotas. Por meio desse acompanhamento, além de aperfeiçoar a gestão de manutenções e compreender os custos das operações, é possível avaliar o desempenho de cada veículo.

Ao acompanhar melhor as rotinas de manutenção de cada veículo, todo o controle das manutenções corretivas e preventivas ― além das inspeções e lubrificações ― passa a ser realizado conforme o tempo de rodagem. Assim, tanto o agendamento das manutenções preventivas quanto sua execução passam a ser muito mais confiáveis.

Além disso, é possível manter um controle mais eficiente do estoque de peças sobressalentes e da data para troca dessas peças, conforme o tempo de uso.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, obter informações corretas ― e no tempo certo ― acaba sendo um grande diferencial para empresas que desejam se manter competitivas no mercado.

Você, certamente, fidelizará seus clientes com a gestão mais rigorosa dos prazos e a padronização de processos, além, claro, do maior controle da previsibilidade dos custos. Tudo isso de maneira prática, bem diferente das planilhas preenchidas manualmente, que demandam muito tempo e ainda facilitam o conflito de informações.

Com a tecnologia, o gestor da frota pode contar, finalmente, com acesso a todas as informações por meio de indicadores e relatórios, o que significa muito mais precisão, segurança e agilidade nas tomadas de decisão.

E você, já sabe como a tecnologia aplicada aos processos pode fazer toda a diferença para o negócio? A sua empresa tem buscado modernizar a gestão de frotas para superar os desafios internos e externos? Entre em contato conosco.

A Sofit pode ser sua parceira desde o ajuste dos processos até a automatização dos seus fornecedores, a partir de uma metodologia de gestão de frotas e os indicadores mais adequados à sua operação!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.