Dicas para aumentar a vida útil dos veículos

Até mesmo os usuários de automóveis comuns sabem o quão vultoso pode ser o investimento para manter um veículo inteiro e bem conservado por mais tempo. Imagine, então, para o gestor ou dono de uma empresa que tem uma frota para cuidar?

É importante se certificar de que os veículos estejam sempre funcionando bem e seguros, evitando que eles fiquem fora de serviço, atrasem entregas etc. Cuidar bem dos automóveis pode trazer uma enorme economia para a empresa, além de aumentar sua vida útil.

Por isso, que tal conhecer algumas dicas para manter a qualidade e a vida útil dos veículos de sua frota por mais tempo? Confira a seguir:

Examine e troque o óleo

Se cada veículo não mantiver o nível adequado de óleo, o atrito entre as peças poderá causar um grande problema. A lubrificação é o que conserva o motor e todas as peças mecânicas em bom funcionamento.

Portanto, seu óleo deve ser trocado regularmente, a partir de um intervalo que será dado com base nas recomendações do fabricante e nos modos de dirigir o carro.

Substitua o filtro de óleo

Vai trocar o óleo? Então aproveite e substitua o filtro de óleo também. Filtros de óleo antigos podem acumular partículas de óleo e sujeira. Por isso, quando a peça não é trocada, esses resíduos se misturam com o novo óleo limpo, causando problemas de desempenho e diminuindo a vida do motor.

Mantenha os níveis de fluidos adequados

Combustível e óleo não são os únicos fluidos que um carro requer para funcionar bem. Então, para que sua frota desfrute de uma vida longa e saudável, é conveniente conferir os níveis do fluido de freio, de transmissão, de direção hidráulica (se tiver), além da água que é usada para refrigerar o motor.

A inspeção deve ser regular e, eventualmente, será preciso fazer a troca ou a complementação desses líquidos. Fique de olho!

Verifique os seus pneus

Nunca se esqueça de que seus pneus são o único ponto de contato entre o veículo e a estrada. Por isso, é essencial cuidar deles e preservar sua qualidade de uso. Pneus desregulados, além de expor carga e motoristas a mais perigo, pioram o consumo e o controle de combustível.

Observe se os pneus estão com a pressão recomendada, se as rodas estão alinhadas e se não estão muito aquecidas após conduzir o veículo por uma distância significativa. O rodízio bem-feito do jogo de pneus também aumenta a vida útil do conjunto.

Corrija até mesmo os pequenos problemas

Se você ou alguém de sua equipe constatou a necessidade de um conserto, que não parece ser tão importante no momento, não deixe de fazer o reparo. Dependendo do contratempo mecânico, a coisa pode se agravar e até criar uma situação que tire o automóvel de circulação ou atrase uma operação logística — além de custar mais dinheiro no futuro.

Limpe os carros regularmente

Limpar o carro não é uma tarefa somente para manter seu bom aspecto. Sujeiras, tais como os excrementos de aves e a seiva das árvores, podem provocar a corrosão rápida de sua pintura. Limpar os carros uma vez por semana preservará a lataria por mais tempo. Além disso, procure aplicar cera duas ou três vezes ao ano!

Dirija sabiamente

Ao dar a partida no carro, o motorista não deve acelerar o motor de forma brusca, mas fazer isso lentamente, sentindo o momento para a troca de marchas. É preciso dar um descanso ao motor, também, quando o veículo estiver parado nos sinais de trânsito, deslocando o câmbio para o ponto morto.

Se os motoristas tiverem uma boa conduta ao volante e cumprirem bem os hábitos de direção defensiva, com certeza, os carros vão durar muito mais tempo.

Se você fizer manutenções preventivas e acompanhar o desempenho dos veículos, será capaz de evitar despesas e desgastes desnecessários. Como você tem cuidado de seus veículos? Conte para a gente!

2 respostas

Os comentários estão fechados.