Software de gestão de frotas: diminua custos e aumente a rentabilidade

A diminuição de custos operacionais nas empresas é um dos grandes objetivos de seus gestores. Nesse aspecto, muitas ações podem ser tomadas para que essa meta seja alcançada, como, por exemplo, a padronização e o mapeamento dos processos, a implementação de ações de melhoria, investimentos em equipamentos e softwares, entre outras.

Neste artigo vamos falar, especificamente, sobre como um software de gestão de frotas pode contribuir para a redução de custos e também para o aumento da rentabilidade de uma empresa. Vamos lá?

Controle operacional

Com um software de gestão de frotas é possível que seja feito um controle melhor e mais assertivo de questões como consumo de combustível, controle de pneus e até mesmo da necessidade de manutenção de veículos.

Ao fazer uso desse tipo de sistema é possível identificar quais processos precisam de melhoria e, também, como é a performance de cada veículo ou motorista individualmente. Com isso, o gestor pode planejar ações que contribuam para a redução dos desperdícios e diminuição dos custos operacionais — como os elevados custos de manutenção, por exemplo.

Controle de custos

É praticamente impossível saber qual é o valor total dos custos inerentes a uma operação e descobrir como reduzi-los se o gestor não fizer um controle efetivo sobre cada um deles. Por outro lado, através da utilização de um software de gestão de frotas, é possível identificar e controlar cada parcela desses custos. Quando um gestor sabe exatamente o quanto gasta com manutenção, combustível, controle de pneus etc., ele tem um embasamento maior para realizar possíveis cortes.

Com o controle de custos, fica mais fácil promover a redução deles. Vale dizer, ainda, que essa redução de custos precisa ser cuidadosamente avaliada — uma vez que os cortes podem fazer diferença na qualidade dos serviços prestados e causar prejuízos. Por isso, é tão fundamental fazer esse controle.

Geração de relatórios

Um software de gestão de frotas pode gerar relatórios sobre o desempenho de vários processos. Com isso, o gestor pode acompanhar a performance de cada ponto importante de sua operação e ter um embasamento mais sólido para a tomada de decisões, o que frequentemente envolve a redução de custos.

Dessa forma, é possível acompanhar as atividades bem de perto. Mas é preciso que o gestor esteja atento para realizar o controle com indicadores que estejam alinhados à estratégia da empresa e que, de fato, contribuam para a melhoria dos processos e para a redução de custos.

Com um software de gestão de frotas, o gestor terá em mãos as ferramentas necessárias para começar a planejar e implementar ações que o ajudarão a promover a melhoria em seus processos, assim como a redução de custos.

Além disso, com a automação dos processos através do software de manutenção, é possível perceber benefícios como o aumento da produtividade, redução de erros e redução de retrabalho — o que, por si só, já contribui para a redução de custos e aumento da rentabilidade de uma empresa.

Gostou deste post? Conhece outras alternativas para a redução dos custos na gestão de frotas? Deixe um comentário e participe!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.