Manutenção preventiva na frota de caminhões

Como a manutenção preventiva diminui os riscos do seu negócio

A manutenção preventiva, em muitos casos, é negligenciada por gestores, por ser vista apenas como um custo extra para suas operações e que não traz benefícios tangíveis. No entanto, esse pensamento pode ser extremamente prejudicial, uma vez que é essa manutenção que, como o próprio nome diz, previne a ocorrência de problemas maiores no futuro — que poderiam ser evitados ou, pelo menos, minimizados, caso fossem detectados a tempo.

Pensando nisso, apresentaremos a seguir algumas razões pelas quais a manutenção preventiva da frota ajuda a diminuir os riscos do negócio. Confira agora!

Melhor controle da frota

Realizando a manutenção preventiva, é possível controlar melhor todos os veículos de sua frota, fazer os reparos necessários e, ainda, agendar as frequências de manutenção necessárias, de acordo com a necessidade de cada veículo especificamente.

Com isso, você reduz o risco de que possíveis falhas passem despercebidas e acabem se transformando em problemas maiores, de difícil solução.

Redução de custos

Apesar da manutenção preventiva gerar custos para a empresa, por outro lado, ela representa uma forma de realizar a redução dos gastos totais para a gestão da frota. Isso porque, ao identificar necessidades de reparos ou possíveis problemas antecipadamente, os consertos podem ser mais rápidos e simples, o que reduz o custo de ociosidade do veículo e o custo com reposição de peças e de mão de obra.

Ao realizar manutenções preventivas e fazer a troca de óleo, periodicamente, é possível reduzir os riscos de gerar custos consideravelmente elevados de manutenção, além de grandes reparos no motor ou de ter que trocá-lo, posteriormente, por ignorar esse serviço.

Maior segurança para os motoristas

Como dissemos, através da manutenção preventiva é possível identificar pontos de atenção. Quando ela é realizada regularmente e são feitos pequenos reparos necessários, os riscos de que o motorista sofra algum acidente na estrada, por falhas mecânicas, são reduzidos consideravelmente. Da mesma forma, as chances de haver algum sinistro em sua carga, em decorrência desses acidentes, também é reduzida.

Aumento da vida útil e do desempenho dos veículos

Tomar os devidos cuidados com a sua frota reduz as chances de depreciação e o risco de que seu veículo tenha que ser trocado em um espaço de tempo menor, devido a problemas recorrentes, ocasionados pela falta de manutenções preventivas.

Com a manutenção e os reparos antecipadamente, como a troca de pneus, por exemplo, a eficiência dos veículos é aprimorada — o que contribui, inclusive, para a redução de custos com consumo de combustíveis.

Como mostramos neste artigo, a manutenção preventiva proporciona diversas vantagens para a sua gestão, o que acaba fazendo com que a relação custo-benefício seja totalmente compensatória.

A manutenção preventiva já foi adotada como prática em sua empresa? Alguma vez você já passou por algum problema que poderia ter sido evitado caso a manutenção preventiva fosse realizada? Não deixe de compartilhar as suas dúvidas e opiniões conosco!

Gostou desse post? Então que tal aprender também como conseguir fechar bons orçamentos para a manutenção da frota? Além disso, caso ainda não tenha certeza de que a manutenção preventiva é a melhor opção para a sua frota, confira os diferentes tipos de manutenção!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.