Planilha em excel de controle de pneus

 

O gerenciamento das frotas corporativas é feito a partir de vários aspectos que devem ser acompanhados de perto para assegurar a produtividade e a qualidade das atividades, além da segurança de sua equipe de trabalho. Um desses aspectos a acompanhar é o controle de pneus dos veículos da frota.

Afinal, eles aguentam o tranco, levam suas cargas pesadas para lá e para cá, rodam grandes distâncias e ainda garantem a segurança dos motoristas. Negligenciar esse item tão importante pode causar a ociosidade de veículos, resultar em prejuízos e até mesmo causar acidentes, levando a consequências negativas tanto no âmbito financeiro como legal do seu negócio.

Por isso, se você ainda não tem nenhum controle sobre os pneus dos veículos da sua frota, confira algumas dicas para realizar um gerenciamento mais eficiente dos pneus por meio de uma planilha de controle!

Planilha em excel de controle de pneus

Por que fazer o controle de pneus?

Além do fato de que o estado dos pneus dos veículos da frota da sua empresa pode afetar a qualidade do seu serviço, além da segurança dos seus funcionários, saiba que:

  • os gastos com pneus representam cerca de 12% do custo da frota, perdendo apenas para as despesas com combustíveis e manutenções;
  • se bem realizado, o controle dos pneus aumenta entre 20 e 25% a vida útil deste item — um pneu que rodaria 100 mil km pode rodar até 125 mil km com segurança.

Ou seja, cuidar dos pneus é importante para a eficiência e economia de suas operações e para o bom funcionamento da sua frota. Por mais que a sua empresa tenha a sua própria política de troca periódica de pneus. Normalmente, carros utilizados para passeio devem realizar a troca do jogo de pneus a cada 40 mil quilômetros rodados, podendo variar um pouco de acordo com a forma como o carro é utilizado e o perfil do veículo, mas não fugindo muito desses 40 mil.

Mas a verdade é que, independentemente da política de substituição dos pneus da frota de veículos da sua empresa, é importante acompanhar de perto a quilometragem predefinida, caso contrário não adianta de nada. Fazer o registro periódico do hodômetro dos veículos da frota para planejar as trocas com antecedência, assegurando assim a segurança dos motoristas e demais colaboradores e a prevenção da ociosidade dos veículos.

Afinal, pneus também têm um prazo de validade, que geralmente é de cinco anos. Por isso, além de acompanhar a quilometragem dos veículos, também é importante fazer o acompanhamento da validade dos pneus utilizados na frota, prevenindo assim o risco de sua frota rodar por aí com pneus fora das especificações do fabricante.

Como fazer o controle dos pneus?

Muitos empresários até sabem da importância de realizar esse controle, mas não sabe como fazer isso. Por isso, hoje em dia é possível encontrar software de gestão de frotas, planilhas de gerenciamento de pneus e diversas ferramentas que podem lhe auxiliar nessa tarefa.

Ao utilizar um sistema de gestão de frota, além de conseguir fazer um controle eficiente da situação dos pneus, também é possível reduzir muito a ociosidade dos veículos, atender seus clientes dentro do prazo combinado, realizar o controle das rotas, ter maior cuidado com detalhes como multas, leis de trânsito e segurança do condutor, entre outros benefícios. Acredite, quanto mais informações você tiver à sua disposição na hora de fazer o gerenciamento da frota, mais eficiente pode ser a sua gestão — e um software lhe garante isso.

Da mesma forma como o controle de todos os aspectos da frota é importante, o gerenciamento dos pneus também é. Nós, da Sofit, sabemos da importância e do poder desse controle e, por isso, desenvolvemos uma planilha de controle de pneus para iniciantes, além do software de gestão de frotas para lhe ajudar.

Como utilizar a planilha para controlar os pneus?

Fazer o gerenciamento dos pneus através da planilha não é algo tão complexo quanto se imagina e os benefícios para sua empresa ao utilizar essa simples ferramenta são inúmeros.

A planilha para iniciantes que desenvolvemos, por exemplo, é bem simples de utilizar. Para começar, basta abrir a aba “Controle”, onde você cadastra cada um dos seus veículos, indicando quais serviços foram realizados nos seus pneus — se foram comprados pneus novos ou se foi feito algum reparo ou manutenção — qual foi o fornecedor utilizado, quanto custou e a data em que o serviço foi feito.

Logo após preencher essas informações, as outras abas da planilha automaticamente indicarão:

  • quanto você está gastando com cada tipo de serviço — troca, reforma, balanceamento e etc;
  • quanto cada veículo seu está gastando com pneus.

Além disso, a marcação do hodômetro do veículo em cada um dos serviços mostra o quanto esse veículo rodou até precisar de alguma troca ou ajuste nos pneus.

O controle desses itens — hodômetro, fornecedores e gastos com serviços — permite que você possa:

  • fazer um acompanhamento mais preciso da vida útil de todos os pneus;
  • identificar o momento ideal para realizar algum ajuste, rodízio ou troca dos pneus;
  • realizar o gerenciamento dos gastos com os pneus dos veículos da frota.

Se você optar por juntar o uso da planilha de controle de pneus com o software de gestão de frotas, o gerenciamento se torna ainda mais dinâmico, uma vez que o software importa automaticamente esses dados colocados na planilha, realizando assim um controle ainda mais ágil e eficiente, além de fornecer relatórios completos, comparando os gastos com pneus em relação ao custo total da frota.

Mas para começar a entender a importância desse controle, você pode começar apenas com a planilha e mais tarde implantar o uso software de gestão na sua empresa.

Realizar o gerenciamento de pneus não é algo difícil, pelo contrário, contando com as ferramentas certas essa pode ser uma tarefa bem simples, mas que oferece vários benefícios para a empresa. Afinal, com toda a correria que envolve gerenciar uma frota, o risco de acabar esquecendo-se de realizar alguma troca de pneus ou manutenção preventiva acaba existindo, mas não se você optar pelo uso de um bom sistema de gestão de frotas ou mesmo de uma planilha de gerenciamento de pneus, uma vez que essas ferramentas relacionam os dados fornecidos com a programação das manutenções preventivas e trocas de pneus de forma totalmente automatizada.

Planilha em excel de controle de pneus