Benefícios dos oleos lubrificantes

A utilização de óleos lubrificantes para frotas é essencial para os veículos e proporciona diversos benefícios. Entretanto, além dos benefícios, ele gera algumas dúvidas e, em muitos casos, motoristas e até mesmo gestores de frotas têm certo desconhecimento a respeito do assunto.

Nosso post de hoje será dedicado a falar um pouco mais sobre o assunto e enumerar quais são os benefícios de sua utilização. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira!

O que são os óleos para motor e como funcionam?

Os óleos lubrificantes para frotas, também chamados de óleo para motor, são as substâncias utilizadas para diminuir o atrito entre as peças que compõem o motor, ajudando a evitar desgastes e aumentar a vida útil desses componentes. Além de manter a lubrificação das peças, ele contribui para recolher os fragmentos resultantes do processo de combustão.

De forma resumida, podemos dizer que o óleo percorre um sistema fechado e distribui o lubrificante nas partes que geram calor e atrito. Quando atinge todas as partes do motor, ele retorna para reiniciar o ciclo, que se mantém enquanto o motor estiver em funcionamento.

O que são aditivos?

Os aditivos para óleos lubrificantes para frotas ajudam a fornecer uma proteção extra para o lubrificante, protegendo ainda mais e limpando o motor. Existem vários tipos de aditivos: os detergentes contribuem para manter o motor limpo; os dispersantes ajudam a remover a sujeira que pode causar entupimento; o antidesgastante protege o motor, formando uma espécie de camada química; os antioxidantes retardam a degradação que o óleo sofre, garantindo proteção ao motor por mais tempo; os modificadores de atrito contribuem para a economia de combustível e, por fim, os anticorrosivos ajudam a impedir a corrosão do motor.

Quais são os principais benefícios da utilização de óleos lubrificantes para frotas?

Como é possível perceber, os óleos lubrificantes para frotas e os aditivos desempenham papéis importantes na preservação do motor e seus componentes. Além disso, a combinação de óleo lubrificantes e aditivos ajudam a conseguir um desempenho maior, mais proteção e maior limpeza do motor e seus componentes. A escolha correta do lubrificante e aditivos contribui também para a economia no consumo de combustível.

De uma forma geral, os lubrificantes sintéticos apresentam mais benefícios do que os lubrificantes minerais, pois são mais resistentes a baixas temperaturas e à oxidação e permitem um intervalo maior entre as trocas. Os óleos sintéticos têm maior fluidez do que os óleos minerais, o que quer dizer que o desgaste do motor e seus componentes é reduzido, menor esforço é requerido da bateria, há maior facilidade em partidas a frio e o motor alcança mais rapidamente seu maior desempenho.

Agora que você sabe melhor como funcionam os óleos lubrificantes para frotas e qual é a sua importância para os veículos, não deixe de se atentar a esse fato na hora de fazer as trocas. Aproveite as manutenções preventivas para conversar com o mecânico e decidir qual é a melhor opção para aproveitar ao máximo todos os benefícios.

O que achou desse artigo? Já sabia que o óleo tinha tanta importância na preservação do motor e que poderia trazer tantos benefícios? Utilize o campo de comentários e compartilhe seus conhecimentos sobre o assunto conosco!