Importância do controle de disponibilidade da frota

A importância de um bom controle de disponibilidade da frota

A disponibilidade da frota é um ponto crucial para os resultados positivos da gestão de uma empresa. Veículos ociosos — seja em decorrência de manutenção ou de um controle ineficiente — causam um impacto direto e negativo tanto na gestão da frota quanto em outras áreas da empresa.

No post de hoje vamos abordar melhor a importância de um bom controle de disponibilidade da frota e como ele pode ser realizado. Confira agora mesmo!

Planejamento

Um controle eficiente envolve o planejamento de manutenções, considerado o tempo que cada veículo precisará ficar fora de circulação. Quando essa ociosidade é planejada, é possível fazer uma programação para evitar que vários veículos sejam enviados para a manutenção ao mesmo tempo, evitando que a operação e as entregas sejam prejudicadas.

Logo, ainda que um veículo esteja parado, é possível remanejar e reorganizar as rotas para que os atendimentos continuem sendo realizados — o que é mais difícil de ser feito quando os veículos são enviados para manutenção sem planejamento.

Manutenções preventivas

Já falamos sobre como a manutenção preventiva ajuda a aumentar a eficiência da frota, uma vez que ela contribui para diminuir as surpresas causadas por falhas que não foram previstas e reparadas em tempo hábil.

Além de seguir a lógica do planejamento — estabelecendo cronogramas para os reparos — as manutenções também ajudam a aumentar a disponibilidade da frota, eliminando falhas que poderiam virar um grande defeito futuramente e, assim, aumentando ainda mais o tempo de ociosidade que o veículo necessitaria para os reparos.

Documentação

Muita gente acredita que apenas as manutenções e um controle ineficiente impactam na disponibilidade da frota. Contudo, é preciso lembrar também que é necessário fazer uma gestão eficiente dos documentos.

Existem muitos casos em que os veículos atrasam ou chegam a ficar parados devido à falta de certos documentos — seja do veículo ou da carga que será transportada — ou a problemas em sua liberação.

Como um software de gestão de frotas pode auxiliar no controle de disponibilidade da frota?

O software de gestão de frotas proporciona maior controle sobre os planos de manutenção — que incluem as manutenções realizadas e o estoque de peças de reposição — e também sobre a documentação dos veículos. Isso contribui para que haja um planejamento mais assertivo, além de maior controle sobre as atividades realizadas e sobre a disponibilidade dos caminhões.

O controle da disponibilidade da frota ajuda a garantir que as falhas que ocasionam a ociosidade sejam minimizadas — ou até eliminadas — e deixem de influenciar negativamente os resultados da gestão da frota. Vale lembrar que a indisponibilidade também pode refletir diretamente nas receitas da empresa, visto que as atividades podem ser reduzidas consideravelmente se não há veículos disponíveis para realizar a operação. Assim, fazer uma boa gestão de disponibilidade da frota é uma boa maneira de cortar gastos na sua empresa.

O que você achou desse conteúdo? Já sabia da importância desse controle? Deixe suas opiniões nos comentários e aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades da Sofit4!

  “O sistema é muito bom, estão de parabéns, mesmo iniciando já aprendi muita coisa, e sei que tenho ainda muito a aprender”. – Nosso cliente, Natville.

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.