Pedais: embreagem, freio e acelerador

Já falamos aqui no blog a respeito da importância de realizar manutenções preventivas e quais são os benefícios que elas podem trazer para a empresa. No artigo de hoje, vamos abordar um ponto mais específico e falar sobre a embreagem dos caminhões: quais cuidados devem ser tomados? Por que realizar a manutenção preventiva desse item? O que evitar durante a direção para que a peça dure mais?

Continue conosco e aprenda um pouco mais sobre esse assunto.

Qual é o papel da embreagem nos veículos?

Esse é um item vital na direção dos veículos. É ele que faz a ligação entre a rotação do motor e a transmissão e rodas — já que elas não possuem meios de gerar força própria e dependem da conexão com o motor para funcionar.

Quando a embreagem começa a apresentar problemas, o motorista passa a perceber falhas na troca de marcha, trepidações e ruídos. Afinal, sem a embreagem não seria possível realizar a troca de marcha e nem sequer tirar o caminhão do lugar.

Qual é a importância da manutenção preventiva nesse item?

Com a manutenção preventiva, o mecânico pode detectar possíveis falhas no funcionamento da embreagem antes que ela apresente maiores problemas, como impedir que o veículo esteja em circulação devido a um estrago ou causar acidentes na estrada, por exemplo.

Em alguns casos, a calibração e a lubrificação podem ser suficientes. Em outros, pode ser necessário a troca de peças como o atuador de embreagem, por exemplo, que tem sua troca recomendada mesmo que não apresente vazamentos. Vale dizer que uma lubrificação inadequada também pode danificar essa peça.

O que contribui para o aumento da vida útil da embreagem?

Além da manutenção preventiva, que ajuda a avaliar a condição das peças e mitigar os riscos que resultam em grandes problemas, é importante que a gestão realize treinamentos de conscientização dos motoristas a respeito de uma direção adequada.

Alguns pontos que contribuem para o desgaste precoce da embreagem são:

  • Manter o pé constantemente sobre o pedal;
  • Arrancar sem ser de 1ª marcha;
  • Circular com marchas altas, em velocidades baixas;
  • Realizar arrancadas abruptas.

Logo, orientar os motoristas sobre os cuidados que devem ser tomados, além de certificar-se de que uma manutenção preventiva está sendo feita, contribui para que os gastos com reposição de peças sejam adiados.

Uma das grandes vantagens de se fazer a manutenção preventiva de uma frota é evitar que o veículo estrague em operação — precisando passar longos períodos aguardando o conserto — e reduzir os custos com a manutenção das peças. No artigo de hoje, você pôde ver a importância dos cuidados e da realização da manutenção preventiva na embreagem, além de saber quais problemas ela pode evitar. Por isso, fique sempre atento à embreagem dos caminhões e não deixe de fazer a manutenção preventiva.

Sua empresa tem o costume de realizar a manutenção preventiva dos veículos? Você já sabia da importância desses cuidados para a embreagem dos caminhões? Deixe um comentário para a gente e conte-nos as suas experiências sobre o assunto!

1 responder

Os comentários estão fechados.