O que é roteirização?

Você sabe o que é roteirização de transportes?

Em um contexto empresarial cada vez mais competitivo, o setor de transportes possui uma grande importância. E existem dificuldades que precisam ser observadas e controladas para atender todas as demandas necessárias. Para isso, há mecanismos que controlam a gestão logística e aperfeiçoam os níveis de serviço como, por exemplo, a roteirização.

Mas, afinal, você sabe o que é roteirização? No post de hoje, vamos esclarecer tudo sobre esse conceito e quais seus benefícios no planejamento de sua empresa. Continue lendo!

O que é roteirização para transportes?

Ao contrário do que muitos pensam, não é somente definição das melhores rotas para entregas ou apenas sequenciá-las. A roteirização para transportes é um processo de análise de um universo e da frota de veículos disponíveis com a meta de montar cargas, além de compor percursos sequenciados, por meio de um software.

Para tanto, são usados cálculos e algoritmos matemáticos que levam em consideração várias condições, como o volume e características das mercadorias, a capacidade dos veículos, controle de custos, consumo de combustível, entre outros.

Como a roteirização funciona?

Atualmente, o mercado de soluções tecnológicas voltadas para a administração de transportes oferece diversas soluções a um preço justo, permitindo o acesso a um sistema completo por um valor, às vezes, surpreendente.

Os meios usados na construção de rotas otimizadas e as atividades promovidas para realizá-las necessitam de instrumentos geográficos, tecnológicos e físicos. Esses mecanismos, alinhados à realidade operacional, revolucionam a logística organizacional e permitem que as empresas do ramo dos transportes possam atender seus clientes da melhor forma possível.

Quais são os benefícios da utilização do roteirizador?

A determinação de rotas mais ágeis e que atendam a todas as necessidades do seu negócio — como também dos clientes — resulta em vários ganhos e benefícios. Dentre eles, podemos apresentar:

1. Diminuição no tempo das entregas

Como os destinos são previamente estabelecidos conforme cada uma das entregas e a demanda dos clientes, é possível diminuir consideravelmente o tempo gasto para realizá-las. Além da agilidade, há como prever o horário em que cada uma será feita, assegurando a pontualidade e resultando na satisfação do cliente.

2. Redução das distâncias percorridas

O caminho seguido por cada um dos veículos relaciona-se com a distância percorrida. Assim, com o melhoramento das rotas, ocorre uma redução significativa na quilometragem rodada pelo veículo ao término das entregas, o que amplia a sua vida útil.

3. Economia de combustível

Os valores referentes a combustível são um dos mais expressivos quando falamos de operações logísticas. A argumentação é bastante simples: quanto menor for a distância percorrida por cada veículo, menor será o seu consumo.

Dessa forma, é possível ter uma economia relevante, reduzindo os gastos operacionais e os custos de cada entrega. Além do mais, isso proporciona a cobrança de um valor menor para os clientes com fretes, fazendo com que sua empresa consiga a sua fidelização e novas captações.

4. Melhor uso da frota

Ao determinar cada uma das entregas que será feita e seus respectivos destinos, sua empresa saberá qual é o veículo mais apropriado para atender a demanda. Dessa forma, é possível fazer um melhor uso da frota, selecionando os melhores e mais econômicos tipos de veículos para cada caso.

5. Redução de custos

A melhora das rotas por meio da roteirização faz com que os veículos rodem menores distâncias e trafeguem em estradas e ruas com boas condições. Isso permite a redução de custos e desgaste das máquinas. Lembre-se: quanto menos se gastar com as entregas, menor será o preço cobrado, permitindo que a empresa consiga ampliar o seu espaço no mercado.

E aí, gostou do nosso post sobre roteirização? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.