Saiba como otimizar o seu serviço de entrega em 7 passos!

Conquistar a excelência no serviço de entrega da frota é um processo contínuo que garante a melhor experiência para os seus clientes.

E clientes satisfeitos significa mais negócios e mais dinheiro em caixa. 

Apesar disso, alguns gestores de frota sentem dificuldade para otimizar o serviço de entrega, enfrentando diversos percalços pelo caminho, como atrasos e avarias.

Portanto, no artigo de hoje você confere 7 estratégias fundamentais para melhorar o serviço de entrega da sua frota. 

Continue lendo e descubra!

Índice:

1.Qual a importância de ter um bom serviço de entrega?

2. Como otimizar o serviço de entrega da sua frota

3. Comece a implementar estratégias para melhorar o seu processo de entrega!

Qual a importância de ter um bom serviço de entrega?

A logística pode impactar positiva ou negativamente na imagem da sua empresa e definir se os seus atuais clientes continuarão fechando negócio com a sua transportadora.

Portanto, um bom serviço de entrega reflete diretamente na lucratividade e continuidade do seu negócio, já que essa é a sua atividade principal.

Quem trabalha no setor sabe que os contratantes têm se tornado cada vez mais exigentes. 

Assim, além de entregar a mercadoria no prazo estabelecido, eles esperam poder acompanhar a movimentação dos produtos e ofertas de mais de um tipo de frete, por exemplo.

Portanto, é importante que você otimize todo o processo logístico e mantenha as áreas da sua empresa integradas, a fim de entregar a melhor experiência possível para o seu cliente final.

A seguir, vamos mostrar como você pode fazer isso seguindo algumas dicas simples para otimizar o serviço de entrega da sua frota.

Como otimizar o serviço de entrega da sua frota

A maioria das orientações sobre como melhorar os serviços de entrega engloba planejar e otimizar as rotas, priorizar os pedidos, rastrear motoristas e mercadorias.

Mas se sua empresa de entrega ou transportadora deseja alcançar um melhor desempenho de entrega, também é importante considerar o feedback dos motoristas sobre como o processo pode ser aprimorado sob a perspectiva deles.

Além disso, avaliar a satisfação do cliente e as suas necessidades reais também é aconselhável. 

A seguir, reunimos algumas estratégias para você otimizar o serviço de entrega da sua frota:

1. Planejamento do serviço de entrega

O primeiro passo para otimizar o serviço de entrega é contar com um planejamento que contemple todas as etapas da entrega.

Comece respondendo a perguntas básicas:

  • O que diferencia seu serviço de entrega?
  • Como você vai estruturar sua operação?
  • Como você vai obter lucro?
  • Como você maximizará os lucros e preparará sua empresa para o crescimento?

2. Conhecimento sobre necessidades dos clientes

Saber as necessidades dos clientes também vai ajudar você a melhorar o serviço de entrega da sua frota.

Isso porque os clientes podem oferecer valiosos insights para aplicar melhorias ao longo do seu processo de entrega.

Além de aumentar consideravelmente a produtividade, esse conhecimento também gera benefícios para outros contratantes com necessidades semelhantes.

3. Entrega de localização da mercadoria

Os seus clientes conseguem saber de forma simples onde está a mercadoria? Oferecer essa possibilidade certamente vai elevar a experiência do contratante.

Para isso, frotas já contam com tecnologia de monitoramento de cargas e veículos, como sistemas de GPS e telemetria.

Dessa forma, você entrega mais previsibilidade e pode entregar uma experiência mais satisfatória para quem contrata um serviço de frete com a sua companhia.

4. Boa comunicação com motoristas

Grande parte da otimização do serviço de entrega da sua frota depende de seus motoristas. 

Logo, garantir a produtividade e a segurança do motorista deve ser uma de suas principais prioridades.

Comece definindo expectativas claras para seus motoristas e mantendo linhas de comunicação abertas.

É fundamental que eles conheçam a sua política de entregas e sigam esse roteiro até que o produto chegue no destino combinado.

5. Criação de rotas inteligentes

Os dias em que as empresas dependiam de mapas em papel e planejamento manual de rotas já se foram. 

Com o advento da tecnologia, agora existem inúmeros aplicativos e softwares de planejamento de rotas disponíveis que podem tornar o gerenciamento de frotas mais eficiente e produtivo.

Essas ferramentas usam vários algoritmos para determinar a melhor rota para uma remessa ou entrega.

Assim, a criação de rotas inteligentes, essencial para otimizar o serviço de entrega, passa pela adoção de uma tecnologia adequada.

6. Investimento em tecnologia

Do monitoramento ao planejamento de rotas e de rotinas de manutenção, investir em tecnologia traz mais clareza para o processo de entrega. 

Com as soluções adequadas, a sua empresa pode promover melhorias significativas em áreas cruciais envolvendo a entrega, como:

  • Fornecer estimativas de entrega mais precisas;
  • Manter os clientes informados em tempo real;
  • Colocar os caminhões na estrada mais rapidamente e;
  • Aumentar a precisão do faturamento.

Além disso, outro benefício de contar com soluções tecnológicas para as suas entregas é a possibilidade de automatizar os processos repetitivos e manter o foco na parte estratégica.

7. Treinamento e capacitação sobre o serviço de entrega

Estabelecer uma rotina de treinamentos sobre o serviço de entrega vai garantir que os seus motoristas estejam capacitados para entregar a excelência que você prometeu aos seus clientes.

Dessa forma, determine quais condutores deverão participar de capacitações regulares e conte sempre com o feedback dos seus contratantes para determinar novos treinamentos.

Além disso, confira se todo esse esforço empregado nas capacitações está sendo cumprido através do rastreio dos veículos e do comportamento do motorista ao volante.

Assim, você terá os dados necessários para tomar novas decisões relacionadas aos treinamentos para motoristas.

Comece a implementar estratégias para melhorar o seu processo de entrega!

Conforme resultados da pesquisa da Intelipost, 40% dos clientes revelou que a confiabilidade da marca é o principal para uma entrega “perfeita”.

O valor do frete vem depois, com 22%, logo em seguida as recomendações de outros clientes (14,2%), flexibilidade nos prazos (9,2%) e variedade nas modalidades de entrega (9,2%).

Para conseguir atender a todos esses requisitos e otimizar o serviço de entrega da sua frota é crucial que a tecnologia esteja no centro do seu planejamento.

Somente com a melhoria contínua dos seus processos de entrega, você consegue aumentar a confiabilidade da sua empresa e a satisfação dos seus atuais clientes.

Dessa forma, além de manter os contratos, a sua empresa pode expandir as operações através de indicações.

Assim, você mantém a lucratividade e pode se concentrar em maneiras de inovar e manter o seu negócio de entregas sempre competitivo.

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