Os 5 pontos-chave para uma administração de frota eficiente 11 jan 2018

administração de frota eficiente
administração de frota eficiente

Como anda a administração de frota na sua empresa? Para se ter um controle eficiente, é imprescindível que você antes de tudo tenha uma estrutura organizacional bem definida. Não apenas isso, mas também é essencial realizar um bom controle para reduzir os seus custos operacionais de veículos e de sistemas de manutenção.

Ao lado disso, é preciso também realizar uma boa organização na formação de sua frota de veículos. Isso porque uma gestão eficiente é definida, acima de tudo, a partir das práticas utilizadas durante seu planejamento.

Nesse artigo, você vai conhecer os 5 pontos essenciais para uma administração de frota realmente eficiente. Confira!

Como fazer uma administração de frota eficiente?

Defina uma estrutura adequada para sua frota 

Antes de planejar sua administração, é importante que você defina uma estrutura adequada para sua frota. Isso é, uma estrutura sobre cada unidade que vai impactar durante suas prestações de serviço. Grande parte dos resultados positivos de uma empresa são consequências das decisões estratégicas que foram tomadas durante o planejamento de sua estruturação organizacional.

Por isso, procure entender as melhores maneiras de realizar o planejamento estrutural de sua frota a partir de informações e dados que vão lhe ajudar a controlar melhor o funcionamento dos veículos de sua frota.

Identifique os principais indicadores da sua frota

Sabia que os indicadores são essenciais para trazer um diferencial na gestão de sua frota? Basicamente, eles funcionam como indicadores de desempenho que vão lhe ajudar a escolher as melhores decisões e estratégias na gestão de seus veículos. Com eles, você conseguirá alcançar seus objetivos estruturais seguindo seu próprio planejamento.

Eles transformam a maneira como você enxerga seus resultados, permitindo uma mentalidade muito mais ampla na hora de identificar mudanças e ajustes. Portanto, é importante que você entenda como identificar os KPI de sua frota.

Para identificá-los, primeiro você precisa conhecer o andamento de sua frota. É apenas a partir disso que você conseguirá saber como otimizar todos os seus processos operacionais. Para que você entenda melhor, um dos indicadores mais simples são os de custos administrativos. Entender para onde está indo seu orçamento é essencial para avaliar como está o andamento dos processos e entender, também, o que está dando certo, assim como o que pode estar dando errado.

É apenas conhecendo andamento de todos os passos de sua empresa que será possível um aprimoramento total de seus serviços.

Controle os custos operacionais

Após identificar os indicadores de sua frota, é importante entender como funciona seus custos operacionais. Isso é, quais são os valores que você pode dedicar para um bom resultado, assim como o que é dispensável.

Na gestão de frotas, existem vários custos que devem ser incluídos na hora de controlar melhor os seus componentes. Seja os gastos com manutenção, com veículo ou condutor, todos eles são de extrema importância para a prestação de serviços de forma mais saudável e econômica.

Procure fazer o controle de todos os seus custos operacionais de forma eficaz e entenda aquilo que realmente é necessário. Qual sua rotina de manutenção? É de forma terceirizada ou internamente? Como está a saúde de suas relações comerciais? É importante ficar atento a essas e várias outras questões que impactam fortemente nas suas atividades diárias.

Faça a roteirização dos seus percursos

Aliado ao controle de custos, estudar seus percursos é algo ideal na hora de realizar uma administração de frota adequada. Isso é, você precisa pensar no percurso mais adequado avaliando pontos como distância, trânsito, riscos, cálculo de pedágio, características da pista e muitos outros. Entender tudo isso vai permitir que você faça uma roteirização eficiente.

Em outras palavras, o recomendado é que você saiba como fazer o planejamento de suas rotas. Por mais que seja um trabalho complicado, é apenas construindo percursos adequados para sua frota seguir, que você conseguirá otimizar suas operações de forma eficiente. Uma boa roteirização ainda contribui para uma diminuição significativa no consumo de combustível, permite ainda uma redução da distância de operações e ainda torna possível ter um controle maior sobre a localização de seus veículos.

Utilize a tecnologia na sua gestão

O mundo tem evoluído diariamente ao lado do desenvolvimento de muitas tecnologias que auxiliam na gestão de empresas. Na administração de frota, esse é um detalhe muito importante e que representa diversas mudanças em seus processos operacionais.

Seja a partir do planejamento de rotas, controle de manutenções, componentes, documentações, veículos e até prazos, essas tecnologias são aplicadas em diversos passos extremamente importantes na gestão de frotas. Por isso, é imprescindível que você esteja atualizado para não ser deixado para trás.

Com uma plataforma degestão de frotas, por exemplo, é possível ter uma administração ainda mais rigorosa, automatizando todas as etapas dos controles dos componentes dos veículos de sua empresa. É apenas a partir dela que é possível eliminar a gestão manual das informações ao mesmo tempo que elimina erros e otimiza seu tempo.

Através de todos esses pontos, você conseguirá construir uma boa gestão no dia a dia de sua frota. Por serem efetivos de diversas formas, essas práticas são fundamentais para a construção de uma administração de frota realmente adequada.

É seguindo essas práticas que você conseguirá construir uma rotina eficiente em sua administração de frota e conseguir ter resultados ainda melhores.

Para ajudá-lo a construir um roteiro, nós preparamos um ebook gratuito com um guia da rotina do gestor de frota.

# gestão de frotas

Assine nossa newsletter