Mito ou verdade do freio motor

Quando você não utiliza as funcionalidades do caminhão corretamente, além de passar por perigos nas estradas, muitos problemas podem surgir no motor. Por isso, além de um bom controle da manutenção, é importante ficar bem informado sobre alguns mitos antigos e prejudiciais.

Muitos motoristas de caminhão ainda acreditam nos mitos criados sobre o freio motor. Alguns questionam se é mesmo necessário usá-lo ou acham que ele pode prejudicar o veículo. Continue acompanhando que vamos esclarecer tudo sobre o assunto!

O que é freio motor e como funciona? 

Freio motor é um processo de utilização do próprio motor do veículo para auxiliar a frenagem e consiste na redução da marcha em grandes descidas, controlando a velocidade com o freio.

Esse procedimento também pode ser usado para desaceleração em tráfego normal. Com isso, o motorista tem um maior controle sobre a velocidade, além de aumentar a capacidade de tração e frenagem do veículo.

Manutenção de frotas o guia completo

Como usar o freio motor?

Como qualquer manobra de direção, o uso do freio motor requer alguns cuidados. O primeiro deles é somente usar o freio motor em longos declives ou quando estiver em uma situação de trânsito muito lento.

Verifique se está utilizando o giro de motor de forma adequada, para não sobrecarregar a temperatura. Com a redução de uma ou duas marchas, o giro aumentará imediatamente, portanto veja se ele permanecerá na faixa indicada. Isso varia, mas geralmente é recomendado que o indicador permaneça na parte azul do conta-giros.

Somente aplique essa técnica com o carro engrenado, nunca em ponto morto, ou na “banguela”, como muitos ainda utilizam. Se o veículo não estiver engrenado, ele perde o controle de frenagem e tração, podendo resultar em acidentes.

Observe a troca de marchas e o tamanho e acentuação do declive em que está operando. Se o giro do motor aumentar muito, aumente uma marcha. Se notar que o conta-giros e o veículo necessitam de mais tração e frenagem, reduza a marcha.

Quais as vantagens de utilizar o freio motor?

A utilização correta do freio motor traz grandes vantagens para o veículo. Primeiramente, você terá maior controle e capacidade de frenagem, o que resulta em mais segurança.

Por não pisar constantemente no acelerador, ocorrerá uma grande economia de combustível. Como não teremos troca de marchas constantes, você poupa os componentes da caixa de câmbio e, obviamente, da embreagem. O mesmo ocorre com os freios: como ele não será utilizado o tempo todo, teremos um desgaste menor em todo o sistema, do pedal às pastilhas.

Muitos condutores pensam que a utilização do freio motor provoca um desgaste dos componentes do motor em giros mais altos, mas respeitando-se a velocidade e trocando as marchas no momento correto, ele terá um desgaste igual ou até menor.

Usar freio motor prejudica o caminhão?

Entre as diversas dúvidas sobre o assunto, podemos destacar algumas: o freio motor danifica os coletores do escapamento? Superaquece o motor do caminhão? Causa problemas para sugar o óleo do cárter? Danifica o motor? Aumenta o consumo?

A resposta para todas as perguntas acima é “não”. Na verdade, o correto uso do freio motor auxilia na redução da velocidade do veículo com maior segurança, além de tornar as descidas e viagens mais rápidas e diminuir o consumo de combustível.

Como garantir o melhor funcionamento do veículo?

De nada adianta saber qual é o momento de utilizar o freio motor, observar a hora certa de trocar a marcha e avaliar a situação do conta-giros, se os componentes do caminhão não estiverem em boas condições.

O motor deve estar com níveis de água e óleo corretos e não deve estar superaquecido. Lembre-se de deixar pastilhas e disco dos freios em dia, pois mesmo sendo menos utilizados nessa situação, esses itens podem comprometer todo o procedimento.

O mesmo vale para o sistema de embreagens, que deve estar funcionando corretamente, assim como o estado e pressão dos pneus. Esse é um procedimento que só funcionará bem em conjunto.

Apesar de ser um assunto cercado de mitos, o uso do freio motor traz mais força de tração e capacidade de frenagem ao veículo, deixando as viagens em grandes declives bem mais seguras.

Manutenção de frotas o guia completo

1 responder

Os comentários estão fechados.