Dimensionamento de frotas: o que é e como aplicar?
Aumentar a produtividade é, sem dúvidas, um dos grandes desafios diários dos gestores de frota. Mas você sabia que é possível alcançar este objetivo através do dimensionamento de frotas?
Imagine um volume mensal X de carga a ser transportada.
Como você decide quais veículos participarão da operação, quantos e qual a média de quilometragem para atender a essa demanda?
É por isso que pensar no dimensionamento de frotas é tão importante. Essa é a segurança que você terá para criar resoluções para problemas como este, citado acima.
No artigo de hoje, vamos fazer um apanhado geral sobre dimensionamento de frotas e mostrar como você deve proceder. Acompanhe!
Afinal, que procedimentos envolvem o dimensionamento da frota?
Chamamos de dimensionamento de frota o processo que envolve o planejamento e otimização ligada ao transporte durante um determinado período de tempo.
Gestores de frota dimensionam a frota quando precisam, por exemplo, determinar quantos veículos são necessários para cada operação.
O objetivo é sempre o mesmo: aumentar a produtividade e reduzir custos relativos à movimentação de cargas.
Abaixo, listamos algumas atividades referentes ao dimensionamento da frota que fazem parte do planejamento de todo gestor:
- Identificação da capacidade e carga máxima que cada um dos veículos da sua frota são capazes de transportar;
- Determinar a demanda mensal de cargas que a sua empresa consegue suportar;
- Identificar o número de viagens mensais que os seus veículos fazem;
- Análise das rotas, considerando as condições da estrada e tipos de veículos;
- Avaliação e controle do tempo de cargas e descarga, descanso dos motoristas e outras questões envolvendo a sua operação;
- Controle das especificações técnicas de cada veículo da sua frota.
Por que dimensionar a frota é tão importante?
A organização das tarefas que envolvem o dimensionamento da frota garantem mais eficiência para a sua operação e evitam que seus veículos fiquem ociosos ou sejam prejudicados por falta de planejamento.
Confira abaixo outras vantagens desse processo:
Reduz riscos de acidentes
Muitas vezes, acidentes podem ser evitados por um planejamento simples. Quando os seus colaboradores não têm parâmetros, mas têm metas a cumprir, eles irão dar um jeito de realizar o serviço, sem se preocupar com a segurança.
Ao catalogar os seus veículos e ter em mãos especificações técnicas, você evita incidentes ocasionados pelo excesso de carga e evita com que veículos maiores transitem por rotas em estradas sem nenhum suporte.
Traz agilidade para a operação de transporte
Através de uma análise de rotas precisa é possível ganhar mais tempo e produtividade para as suas operações de transporte. Dimensionar os tipos de estrada e os trajetos que são mais indicados para os seus tipos de veículos são atividades que, quando sempre atualizadas, proporcionam mais agilidade para as suas entregas e movimentações.
Otimiza o cálculo da quantidade de viagens
Calcular a quantidade de viagens que a sua operação é capaz de realizar por dia fornece para gestores de frota parâmetros e dados que podem ser acessados na hora da tomada de decisão pelo aumento da frota, por exemplo.
Proporciona a redução de custos
A partir das tarefas de dimensionamento, é possível otimizar os custos relativos a manutenção. Ao determinar os veículos mais adequados para cada tipo de operação,você consegue evitar imprevistos e manter a integridade da sua frota.
Quando investir em novos veículos?
O dimensionamento de frotas fornece indicadores para o gestor verificar a necessidade de aquisição de novos veículos. Quando você verificar que os cálculos não fazem mais sentido e que a sua frota atual não está conseguindo atender a demanda mensal, pode estar na hora de adquirir novos veículos.
Exemplo prático: dimensionamento de frota em ação!
O cálculo do dimensionamento de frota é simples, você precisa saber a demanda mensal e dividir esse número pela quantidade de cargas que serão transportadas por mês.
Para entender melhor, considere os fatores que influenciam na equação:
Conheça os seus veículos
Para começar, é necessário que o gestor de frota conheça e documente as características dos veículos da empresa.
Características como capacidade máxima de carga, dimensões, velocidade máxima e quantidade de passageiros devem ser conhecidas e catalogadas, seja em planilhas ou com o auxílio de um software de gestão de frotas.
Com isso, o gestor consegue equilibrar as demandas e pode responder com mais precisão as demandas da operação.
Entenda as demandas da sua empresa
Qual demanda você consegue atender com a sua frota atual trabalhando na capacidade máxima? Para responder a esta pergunta é preciso entender o dia a dia da sua operação.
Consulte registros mensais, relatórios e converse com os colaboradores. Nesta etapa do dimensionamento de frotas é necessário conhecer dados como o número de viagens realizadas, cargas que foram movimentadas, além das entregas realizadas e pendentes, por exemplo.
Estude as rotas
Dados como pedágios, condições das estradas e velocidade média são levantados através do planejamento de rotas e compõem o dimensionamento de frotas. Essas informações garantem que o seu o seu fluxo de operação corra bem, além de contribuir para evitar acidentes e imprevistos, o nosso próximo ponto.
Considere imprevistos
Mesmo com um planejamento, imprevistos acontecem e é preciso considerá-los. Mas você não precisa ser pego de surpresa. É por isso que os cálculos devem ser feitos sempre com uma margem de segurança.
Conte com a Sofit para dimensionar a sua frota!
Quando você pensa em dimensionamento de frota, está pensando, na verdade, em ações que contribuem com a execução de tarefas do transportador. Um software de gestão de frotas pode ser o seu melhor amigo, neste caso. Conheça a Sofit e tenha um grande aliado no seu processo de dimensionamento de frota!
O que achou do nosso artigo? Continue acompanhando os nossos conteúdos, receba materiais gratuitos e seja avisado sobre os nossos cursos e webinars. É só se cadastrar na nossa newsletter!
Os comentários estão fechados.