Controle de jornada do motorista: tudo o que você precisa saber!

O controle de jornada do motorista é uma das principais responsabilidades do gestor de frotas. 

Entretanto, para gerenciar da melhor forma possível e cumprir a lei, é preciso adotar estratégias e ferramentas para monitorar a jornada.

Por muito tempo, esse gerenciamento das atividades dos condutores foi realizado por meio de controles manuais, como diários e fichas. 

No entanto, com o acesso cada vez mais amplo aos recursos tecnológicos, o uso desses controles vem sendo substituído por soluções mais tecnológicas.

Por isso, vamos falar da importância do controle de jornada do motorista e dar dicas para melhorá-lo com a ajuda da tecnologia. Acompanhe!

Qual a importância do controle de jornada do motorista?

É nesse controle que se concentram todos os custos e receitas da operação logística, como a quantidade de combustível usado e receita gerada em uma viagem. 

Dessa forma, o controle de jornada de motorista garante a eficiência da operação e também o bem-estar do condutor, para que ele possa estar em plena condição para exercer suas atividades.

Além disso, é de extrema importância para que o empregador esteja agindo dentro da Lei 13.103/15  que regulamenta as condições de transporte. 

Veja a seguir mais detalhes sobre a importância do controle de jornada de motoristas.

Atuar conforme a lei

Como mencionamos, existe uma lei que regulamenta as relações entre condutores e empregadores.  

Por isso, é importante conhecer todo o teor da legislação, compreender suas últimas alterações e estudar como elas afetam o funcionamento da empresa.

Essa iniciativa é de fundamental importância para preservar os direitos e obrigações nas relações de trabalho. 

Assim, é melhor estar informado e seguir as normativas, do que ter de amargar prejuízos com multas e indenizações posteriormente.

Mensuração das horas extras

Como acontece em outras profissões, o motorista também tem direito à remuneração das horas extraordinárias. 

Conforme a legislação, a jornada de trabalho tem duração de até 8 horas diárias, sendo possível acrescentar até 2 horas extras por dia. 

Logo, ter o controle de jornada do motorista utilizando um registro é fundamental para o acompanhamento e comprovação das horas trabalhadas.

Avaliação de desempenho

Com o mercado cada vez mais competitivo, e considerando que o foco atual do mercado é em performance, avaliar o desempenho dos motoristas é fundamental para o crescimento do negócio.

Geralmente, essa equação é medida pela relação do tempo total que o condutor emprega para transportar a carga em segurança. 

Dessa forma, o controle da jornada de trabalho do motorista também serve para monitorar o desempenho deles ao longo do tempo.

Quais os direitos dos motoristas?

A lei do motorista estabelece regras, direitos e deveres específicos para o exercício da profissão. 

Isso inclui limites para a jornada diária de trabalho, intervalos para refeições e repouso, e o tempo máximo de espera durante as operações de carga e descarga. 

Por isso, conhecer esses direitos é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos motoristas, bem como a conformidade legal das operações de transporte.

Entre os principais direitos dos motoristas, destacam-se:

1. Jornada de trabalho de até 8 horas diárias, com possibilidade de até 2 horas extras mediante acordo coletivo;

2. Intervalo obrigatório de 30 minutos a cada 6 horas de direção em transporte de carga, e a cada 4 horas em transporte de passageiros.

3. Repouso diário de no mínimo 11 horas, sem possibilidade de fracionamento.

4. Consideração do tempo de espera durante operações de carga e descarga como hora de trabalho normal.

5. Registro confiável e autêntico da jornada de trabalho, preferencialmente por meio de sistemas eletrônicos de controle.

Além disso, a lei exige a realização periódica de exames toxicológicos, a confidencialidade dos resultados e estabelece penalidades para o descumprimento das normas.

Portanto, compreender e respeitar os direitos dos motoristas é essencial para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, além de garantir a conformidade legal das operações de transporte.

7 maneiras do gestor otimizar o controle de motoristas

Veja a seguir as principais formas para você fazer um controle de jornada do motorista de forma eficiente:

Usar diários de bordo

O diário de bordo é uma maneira de o motorista fazer as anotações de todas as suas atividades ao longo do percurso. 

Isso inclui situações adversas, horários de parada e também horas trabalhadas. 

Apesar de ser um recurso antigo, o diário de bordo ainda pode se usado para comprovar a jornada de trabalho, exercendo assim, a função de controle de ponto.

Controlar o ponto manualmente

O controle de ponto manual é uma forma de registrar o horário de início da viagem e os horários de descanso, até o término do deslocamento. 

Dessa forma, os dados são entregues ao empregador para ele calcular o pagamento ou comparar com o registro eletrônico.

Usar um sistema de monitoramento eletrônico

A tecnologia é capaz de resolver importantes questões envolvendo o controle de ponto de motoristas, pois elimina erros e divergências na marcação. 

Isso é possível com um sistema de monitoramento eletrônico.

O software pode ser ligado ao sistema do caminhão ou registrado manualmente. 

Para isso, basta que o motorista registre a entrada ou saída de um ponto de descanso. 

Além disso, esses sistemas são confiáveis e aceitos pelo MTE para comprovar a jornada, sendo um investimento que pode trazer mais segurança para a empresa e para o funcionário.

Estabelecer metas e indicadores de desempenho

Definir metas claras e indicadores de desempenho pode ajudar a manter os motoristas responsáveis por seu desempenho. 

Isso inclui métricas como tempo de entrega, eficiência de combustível, segurança na direção e pontualidade, que podem ser acompanhadas e avaliadas regularmente.

Fornecer treinamento e feedback constante

Investir em treinamento contínuo e fornecer feedback regular aos motoristas pode ajudá-los a melhorar seu desempenho e aderir às políticas e procedimentos da empresa. 

Isso pode incluir treinamento em segurança na direção, economia de combustível e uso adequado dos sistemas de monitoramento.

Automatizar processos administrativos

A automação de processos administrativos é outra prática que melhora o controle de jornada do motorista. 

Isso porque a automatização garante o acesso facilitado ao registro de horas trabalhadas, tempos de descanso e relatórios de desempenho. 

Dessa forma, é possível reduzir a carga de trabalho do gestor de frotas e garantir uma gestão mais eficiente e precisa dos motoristas.

Terceirizar a frota

A terceirização de frotas é uma opção viável para muitas empresas. 

É que essa prática permite que o gestor de frotas concentre-se mais no controle e supervisão dos motoristas, em vez de lidar com a gestão operacional dos veículos. 

Isso libera tempo e recursos para que o gestor possa focar em estratégias de melhoria do desempenho dos motoristas e otimização das operações da frota.

Conte com a Sofit para o controle de jornada do motorista!

Em resumo, garantir o controle adequado da jornada do motorista é essencial para a segurança e eficiência das operações com frotas. 

Ao terceirizar a gestão da frota, os gestores podem dedicar mais tempo ao controle dos motoristas. 

Isso significa que eles têm tempo para implementar melhores sistemas de controle de jornada.

Para os clientes corporativos da Localiza, a Sofit é uma ferramenta super útil!

Ela oferece recursos como acompanhamento em tempo real, registro de horas trabalhadas e identificação de rotas. 

Com a Sofit, é possível garantir que os motoristas cumpram as regulamentações de trabalho e que as operações das frotas sejam mais seguras e eficientes. 

Quer saber mais sobre como a Sofit pode ajudar? Entre em contato conosco hoje mesmo!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.