O controle da jornada de motoristas é uma das principais responsabilidades do gestor de frotas, embora seja de conhecimento comum que a duração do tempo de direção dependa tanto do condutor quanto da empresa.

Para gerenciar da melhor forma possível essa questão, e estar em dia com a legislação trabalhista, é preciso adotar estratégias e ferramentas para monitorar o tempo de deslocamento, assim como os períodos de descanso do profissional.

Por muito tempo, esse gerenciamento das atividades dos condutores foi realizado por meio de controles manuais, como diários e fichas. No entanto, com o acesso cada vez mais amplo aos recursos tecnológicos, o uso desses controles vem sendo substituído por soluções tecnológicas muito mais eficientes, que colaboram para o gerenciamento das frotas de veículos.

Neste artigo, vamos falar da importância do controle da jornada de motoristas e dar dicas para melhorá-lo com a ajuda da tecnologia. Acompanhe!

Qual a importância do controle da jornada de motoristas?

É nesse controle que se concentram todos os custos e receitas da operação logística, como a quantidade de combustível usado e receita gerada em uma viagem. Dessa forma, o controle da jornada de motorista garante a eficiência da operação e também o bem-estar do condutor, assegurando seu direito ao descanso, para que ele possa estar em plena condição para exercer suas atividades.

Além disso, é de extrema importância para que o empregador esteja agindo dentro da Lei 13.103/15  que regulamenta  as condições de transporte. Veja a seguir mais detalhes sobre a importância do controle da jornada de motoristas.

Atuar de acordo com a lei

Como mencionamos, existe uma lei que regulamenta as relações entre condutores e empregadores.  Por isso, é importante conhecer todo o teor da legislação, compreender suas últimas alterações e estudar como elas afetam o funcionamento da empresa.

Essa iniciativa é de fundamental importância para preservar os direitos e obrigações nas relações de trabalho. É melhor estar informado e seguir as normativas, do que ter de amargar prejuízos com multas e indenizações posteriormente.

Mensuração das horas extras

Como acontece em outras profissões, o motorista também tem direito à remuneração das horas extraordinárias. De acordo com a legislação, a jornada de trabalho tem duração de até 8 horas diárias, sendo possível acrescentar até 2 horas extras por dia. Logo, ter o controle da jornada de trabalho dos motoristas utilizando um registro é fundamental para o acompanhamento e comprovação das horas trabalhadas.

Avaliação de desempenho

Com o mercado cada vez mais competitivo, e considerando que o foco atual do mercado é em performance, avaliar o desempenho dos motoristas é fundamental para o crescimento do negócio.

Geralmente, essa equação é medida pela relação do tempo total que o condutor emprega para transportar a carga em segurança. Dessa forma, o controle da jornada de trabalho do motorista também serve para monitorar o desempenho deles ao longo do tempo.

Quais os direitos dos motoristas hoje?

A Reforma Trabalhista determina que os acordos coletivos e convenções entre funcionários e empresa poderão prevalecer sobre a legislação. O que isso quer dizer? Que o que foi acordado direto entre a empregador e o empregado prevalecerá diante do que é previsto na lei.

Essa resolução afeta principalmente questões como intervalo, jornada de trabalho, plano de carreira, banco de horas, trabalho intermitente e remuneração por produtividade.

Entre os pontos que mais afetam a jornada dos motoristas podemos citar:

  • férias: poderão ser segmentadas em até três períodos, desde que um deles não seja menor a 14 dias corridos, e nenhum dos ciclos seja inferior a cinco dias corridos;
  • início da jornada: o deslocamento do motorista entre sua casa e o local de trabalho não será contabilizado na jornada de trabalho. Já quando o motorista leva o carro para a casa, o início da jornada se dá ao acionar o veículo;
  • salário: a remuneração por produtividade não pode ser menor que ao salário-mínimo ou o piso salarial da categoria. No entanto, essas formas de pagamento podem ser negociadas entre as partes;
  • plano de carreira: os planos de carreira também poderão ser combinados entre as empresa e funcionário, sem a necessidade de registro no contrato de trabalho ou no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Como o gestor de frotas pode otimizar esse controle?

Veja a seguir as principais formas para você fazer um controle da jornada de motoristas de forma eficiente.

Registro em diário de bordo

O diário de bordo, como o nome sugere, é uma maneira de o motorista fazer as anotações de todas as suas atividades ao longo do percurso, o que inclui situações adversas, horários de parada e também horas trabalhadas. Apesar de ser um recurso antigo, o diário de bordo ainda pode se usado para comprovar a jornada de trabalho, exercendo assim, a função de controle de ponto.

Controle de ponto manual

O controle de ponto manual é uma forma de registrar o horário de início da viagem e os horários de descanso, até o término do deslocamento. Os dados são entregues ao empregador para ele calcular o pagamento ou comparar com o registro eletrônico.

Sistema de monitoramento eletrônico

A tecnologia é capaz de resolver importantes questões envolvendo o controle de ponto de motoristas, pois elimina erros e divergências na marcação. Isso é possível com um sistema de monitoramento eletrônico.

O software pode ser ligado ao sistema do caminhão ou registrado manualmente. Para isso, o motorista registra a entrada ou saída de um ponto de descanso. Esses sistemas são confiáveis e aceitos pelo MTE para comprovar a jornada dos motoristas, sendo um investimento que, com certeza, trará mais segurança para a empresa e para o funcionário.

Agora que você entende melhor a importância do controle da jornada de motorista, saiba que a que a Sofit tem uma plataforma onde você pode fazer o controle total das viagens. Na ferramenta, você também cria o demonstrativo de viagem, faz o planejamento de rotas e despesas do deslocamento, controla a rota, monitora o frete cobrado,  faz acertos de viagens, entre outras funcionalidades. Saiba mais sobre controle de viagens no nosso site!

Sistema completo para uma gestão de frotas mais eficiente: 

Fácil, intuitivo e online. Alcance melhores resultados e reduza custos com o nosso sistema para controle e gestão de veículos.