Investir em seguro para frota

Você já ouviu falar no ditado “o seguro morreu de velho”? Muito conhecido por significar, de fato, quando algo é preservado o suficiente para se desgastar com o tempo e não através de problemas naturais, essa é a uma frase que também se reflete muito bem na gestão de frotas.

Isso porque possuir um seguro para frota pode ser a opção ideal para garantir um maior controle sobre seus veículos de forma completamente segura. No entanto, esse também é um fator que muitos gestores pecam frequentemente por pensarem que contratar um seguro é, na verdade, perder dinheiro.

Neste artigo, nós separamos as principais razões para que você finalmente entenda: contratar um seguro de frota realmente vale a pena?

Vantagens em investir em um seguro de carga

Economia aplicada no lugar certo

Você já parou para refletir o quanto de suas economias são dedicadas exclusivamente para o reparo completo do veículo? Por ser algo essencial para garantir a segurança e cumprimento de regulamentações em território nacional, realizar o reparo com frequência faz parte — ou deveria — do dia a dia de muitos gestores.

Esse valor gasto, por outro lado, pode chegar o equivalente até mesmo dos valores de franquias de seguro. Por estarem inclusas num seguro, é comum nessas franquias que fornecem esse tipo de serviço a possibilidade de obter a manutenção geral com orçamentos pré-definidos, o que também pode chegar a dispensar a dedicação específica com orçamentos em oficinas e manutenções por parte do gestor.

Acidentes, infelizmente, acontecem

Apesar de com certeza serem evitados ao máximo, casos de acidentes são diariamente noticiados e presenciados em todas as estradas do Brasil. Mesmo que você consiga fornecer uma manutenção e um treinamento adequado para seus condutores, esses percursos também são compostos por outros veículos, que também podem contribuir para colocar sua integridade em risco.

Além das várias complicações que podem surgir em relação ao motorista, esses acidentes devem ser considerados como prejuízos inesperados que podem acontecer a qualquer momento.

Com um seguro contra acidentes, o papel do gestor é substituído por toda uma equipe preparada para fornecer o suporte completo em relação a esses acontecimentos. Por outro lado, você, como gestor, conseguirá ter muito menos preocupações e gastos excessivos.

Violência generalizada

Outra grande vantagem em contratar um seguro para frota é a garantia da segurança não apenas de seus veículos, mas também de seus condutores. Nos últimos anos, o perigo nas rodovias brasileiras tem se tornado algo generalizado em todos os lugares, no qual furtos e roubos de veículos são diariamente noticiados e presenciados. Por mais que você, provavelmente, faça o seu papel em construir uma rota mais segura para seus veículos, esse é um problema que, assim como acidentes, também acontecem e você precisa estar preparado para lidar com eles.

Com um seguro de carga eficaz, você tem a oportunidade de garantir mais segurança em caso de roubos ou furtos de acordo com as especificações em cada contrato de diferentes franquias. Por isso é importante sempre manter em dia uma atenção dedicada ao que cada fornecedor de seguro oferece em casos de problemas relacionados a furtos, pois existem uma série de diferenciações que podem, infelizmente, se tornar uma dor de cabeça.

O que avaliar na hora de contratar um seguro para frota?

Na hora de contratar um seguro para frota, existem uma inúmeros fatores e características que você precisa levar em conta. A primeira delas nada mais é que prezar pela transparência de informações.

Como citado anteriormente, é essencial que o gestor da frota e o corretor tenham total consciência sobre cada aspecto e regulamento que esteja definido pela seguradora.

Por isso, antes de contratar um seguro para sua frota, é importante que você avalie cada aspecto do contrato, pois a omissão de dados pode se transformar em uma grande complicação no futuro.

Outro fator muito importante diz a respeito as características de sua frota. Como você define os padrões de sua frota? Esse estudo é de extrema importância na hora de contratar um seguro para frota, pois as coberturas desses diferentes tipos de veículos podem ser parecidas, mas possuem algumas pequenas diferenças que envolvem as características da frota.

No seguro de veículos leves, por exemplo, o serviço proporciona uma assistência mais voltada à peças e componentes, enquanto as de cargas pesadas são mais voltadas para o próprio veículo e .

É a partir da análise dessas questões que você conseguirá construir uma cláusula que se encaixe nas características próprias de sua frota. Isso porque possuir um seguro para frota é o mesmo que cuidar de todos os aspectos relacionados aos veículos e motoristas de sua empresa. Ou Seja, algo essencial para a segurança e o sucesso de suas atividades.

Por isso, um seguro para frota é muito importante para que você tenha muito mais segurança, economia e possa dar mais tranquilidade não apenas aos seus condutores, mas também para a empresa em geral.

Quer saber mais ainda sobre seguro para frotas? Então, baixe agora mesmo nosso guia completo de seguro para frotas e saiba outros motivos do porquê e como contratar um seguro adequado para sua frota!