Saiba como o Business Intelligence na logística de frotas ajuda seu negócio

O Business Intelligence (BI) é  um processo que utiliza software e serviços para transformar dados em insights acionáveis, informando assim as decisões de negócios de uma organização.

Não é à toa que cada vez mais a Business Intelligence tem ganhado espaço na logística de frotas. 

Dessa forma, fica muito mais fácil lidar com o grande volume de dados gerados nas operações.

A seguir, confira como as ferramentas de BI podem ser úteis para a sua operação, além dos benefícios na logística de frotas. 

Boa leitura!

 

Índice:

  1. O que é Business Intelligence?
  2. Qual a relação entre Business Intelligente e logística?
  3. Por que utilizar o BI na gestão de frotas?
  4. 7 vantagens do Business Intelligence para a Logística

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) refere-se à infraestrutura e técnica que coleta, armazenamento e análise dos dados produzidos pelos processos de uma empresa.

Ferramentas de BI podem acessar e analisar conjuntos de dados e apresentar descobertas analíticas em relatórios, resumos, painéis, gráficos e mapas para fornecer aos usuários informações detalhadas sobre o estado dos negócios.

O termo Business Intelligence também se refere a uma variedade de ferramentas que fornecem um acesso rápido e fácil a insights sobre o estado atual de uma organização, com base nas informações disponíveis.

Qual a relação entre Business Intelligente e logística?

No setor da logística e da cadeia de suprimentos, é gerado um volume significativo de dados.

Esses dados são derivados das múltiplas operações que se realizam diariamente e que envolvem um grande número de atores, como clientes, transitários, operadores logísticos, armazéns, transportes, alfândega, portos e administrações.

Com um grande volume de informações disponíveis, não é raro perder algum dado valioso para a sua empresa.

Isso acontece devido aos diversos fatores associados, como:

  • Dificuldade em coletar dados;
  • Informações hospedadas em diferentes plataformas;
  • Complexidade de gerar relatórios;
  • Atualização manual de informações.

A complexidade de produzir relatórios globais, atualizados e confiáveis ​​muitas vezes significa que os custos associados a cada operação não são conhecidos com clareza suficiente. 

Portanto, o Business Intelligence na logística busca resolver esses problemas, usando big data, telemetria, entre outras tecnologias, como a IA, para oferecer de forma clara e fácil uma visão completa da evolução do negócio.

Por que utilizar o BI na gestão de frotas?

Usando tecnologias de BI, você pode obter informações sobre questões como: rotas de transporte, embarques e desembarques, pedidos, desempenho no prazo, tempos de carga e descarga (por motorista) e até emissões de CO₂. 

Além disso, através de Business Intelligence também é possível obter dados sobre os clientes, viagens, veículos e desempenho dos motoristas. 

Você pode visualizar tudo isso através de dashboards interativos e dinâmicos que também oferecem a possibilidade de acompanhamento em tempo real.

Dessa  forma, a experiência das empresas de logística com BI mostram que o seu uso resulta em:

  • Melhor visão sobre custos e lucros;
  • Otimização da eficiência;
  • Rotas mais otimizadas;
  • Melhor controle e implantação de motoristas e veículos;
  • Visão geral total dos clientes em vários aspectos;
  • Preparação da sua frota para o futuro.

7 vantagens do Business Intelligence para a Logística

A seguir, confira os principais benefícios das ferramentas de business intelligence para a logística de frotas:

1. Melhora a disponibilidade de dados

Isso é possível graças aos dashboards – painéis que fornecem uma visão rápida e diária da situação atual da cadeia de suprimentos.

Por este motivo, gestores do segmento estão sempre em busca das melhores ferramentas de BI para os seus negócios. 

É que a tecnologia contribui para uma análise integrada de todos os processos, facilitando a organização do grande volume de dados gerados nas operações.

2. Possibilita uma tomada de decisão mais estratégica

Os dados de Business Intelligence na logística e na cadeia de suprimentos tem um impacto significativo na sua tomada de decisão.

Com a possibilidade de acompanhar tudo em tempo real, extrair informações com mais facilidade e acessar relatórios personalizados, você pode focar na parte estratégica.

Isso garante que as suas decisões sejam baseadas não apenas em dados superficiais, mas num conjunto de informações realmente relevantes e que refletem a realidade da sua operação.

3. Otimiza a gestão de inventário

Você sabe que um excesso de estoque ou matéria-prima pode acabar acumulando taxas de retenção e imobilizando o caixa que poderia ter sido usado em outras áreas operacionais. 

Ao mesmo tempo, uma má gestão da cadeia de suprimentos pode acabar deixando você com um déficit de estoque e, consequentemente, sem atender às demandas dos clientes. 

Assim, monitorar seu estoque pode ajudar no gerenciamento da cadeia de suprimentos para que você possa prever melhor a demanda e otimizar seu processo de pedido. 

As ferramentas de BI podem ajudá-lo a melhorar seu fluxo de armazenamento para atender à demanda e, assim, criar eficiências. 

Além disso, a longo prazo, você ainda economiza dinheiro e mantém seu fluxo de caixa saudável.

4. Acesso a relatórios

Outro grande benefício da implementação de BI na logística é que ela reduz a necessidade de extrair dados e criar relatórios. 

Ela permite que os usuários criem painéis específicos de operação para gerenciar seus dados de logística e remessa com base em seus relatórios específicos. 

Os aplicativos de business intelligence são baseados nos principais indicadores de desempenho (KPIs) e fornecem todas as outras informações, dados e geram relatórios automatizados sem qualquer assistência.

Dessa forma, com dados úteis para avaliar seu desempenho, as empresas conseguem acompanhar sua evolução no mercado e caminhar rumo a resultados exponenciais.

5. Centraliza a gestão de dados

É bastante comum numa empresa de frota que os dados fiquem isolados em diversas ferramentas, utilizadas para otimizar a gestão.

Sem integração, buscar por alguma informação pode ser desafiador. 

Com a Business Intelligence, os dados da sua frota ganham um novo significado porque são armazenados, classificados e analisados ​​em um único sistema, de acordo com parâmetros previamente definidos.

6. Reduz o risco de excesso ou falta de produtos

Se você trabalha com estoque, então a BI pode ser uma importante aliada do seu negócio. 

Algumas soluções de gerenciamento de dados Business Intelligence são geralmente orientadas por IA. 

Esse recurso avançado possibilita previsões mais precisas de oferta e demanda para evitar o excesso e minimizar o risco de falta de estoque. 

7. Dá ao gestor mais tempo para focar nos negócios

Leva muito tempo para os gerentes de frota coletarem e interpretarem os dados, certo?

Coletar e interpretar os dados gerados na operação logística é um trabalho que leva bastante tempo.

Apesar disso, não é raro que gestores passem a maior parte do dia correndo atrás dessas informações, o que é um grande erro.

SAIBA MAIS: Os principais erros na gestão de frotas

Infelizmente, isso tira dos gestores a responsabilidade principal de manter sua frota em bom funcionamento. 

A BI garante que os dados sejam claros e personalizados para sua frota, poupando o trabalho de ter que garimpar relatórios de dados intermináveis.

Então, este artigo sobre Business Intelligence na logística de frotas foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais!

 

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.