Conselhos para encontrar mecânicos

Se você tem dificuldades para contratar mecânicos qualificados para trabalhar em sua empresa, saiba que você não está sozinho. Pesquisas apontam que este é um problema na grande maioria das instituições. Este profissional é a principal ferramenta para deixar sua frota em bom funcionamento, prezando pela agilidade e ao mesmo tempo economia e segurança. Por isso, preparamos algumas dicas que te ajudarão a escolher os melhores mecânicos e mantê-los em sintonia com as diretrizes da empresa.

Saiba como identificar um bom profissional

Muitos gestores reclamam da falta de mão de obra qualificada, mas será que eles sabem realmente como procurar os melhores profissionais? Antes de partir para a contratação, é preciso pesquisar no mercado, observar a trajetória do profissional, pegar referências de empresas anteriores, além de saber conduzir uma boa entrevista.

Uma estratégia bastante funcional é combinar um período de experiência com o mecânico antes de absorvê-lo no quadro de funcionários. Você pode até contratá-lo como prestador de serviços para começar.

Se a sua empresa terceiriza este serviço em oficinas mecânicas, procure indicações sobre o local com clientes e até mesmo pela internet, ela pode ser uma ótima fonte neste momento de pesquisa para saber a fama e reconhecimento do local.

As empresas de seguro de carro também oferecem uma lista de oficinas que indicam e até oferecem descontos. Vale dar uma olhada.

Visitar a oficina também é fundamental, observando se no local há bastante rotatividade de clientes, se eles estão sendo bem atendidos e se o espaço é organizado. Outra tática é testar a qualidade e honestidade do local delegando serviços menores, como pequenos reparos. É analisando os detalhes que você saberá como o profissional se comportará ao se deparar com grandes responsabilidades.

Invista na formação

Após realizar esta pesquisa, se você não ficou satisfeito com as opções de profissionais que encontrou no mercado, talvez a melhor solução seja investir na formação de aprendizes. Às vezes é realmente difícil encontrar um profissional pronto, e torna-se preciso realizar cursos de capacitação e treinamento de pessoal. O tempo de investimento pode ser maior, mas é uma das melhores alternativas, além de que o profissional em formação tende a valorizar mais a empresa onde trabalha, tornando-se mais motivado e fiel.

Alinhe objetivos

Um bom profissional nem sempre é aquele que reúne as maiores capacidades técnicas, mas sim aquele que compreende o que as necessidades e metas da empresa onde está inserido. Por isso, certifique-se de que sua equipe de mecânicos está em sintonia com as propostas e valores da empresa. Faça reuniões periódicas expondo o que a empresa procura e envolvendo-a para trabalhar a favor desses objetivos. É importante lembrar que uma frota em bom funcionamento não é apenas aquela que oferece produtividade para a empresa, mas que também aumente a qualidade do serviço e reduza custos e aumente a segurança da equipe. Procure reforçar estes princípios sempre que sentir necessidade, apontando medidas práticas para se alcançá-los.

E então, as dicas foram úteis? Para facilitar este trabalho, um bom aliado é um sistema eficiente de gestão de frotas. Assim, fica mais fácil tomar a direção certa!