Curiosidades sobre o dia de são cristóvão

25 de Julho Dia de São Cristóvão: Saiba tudo sobre essa data!

Dia 25 de julho é celebrado o Dia do Motorista, que mobiliza diversas entidades para educar os motoristas e estimular uma direção mais defensiva e segura. Tudo isso porque, na mesma data, é celebrado o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos condutores.

Reza a lenda que…

São Cristóvão virou um santo por uma história bastante peculiar. Para começar, o nome Cristóvão remete àquele que “leva Cristo” ou que “carrega Cristo”, e tem uma grande relação com sua história.

Segundo a lenda, São Cristóvão era filho de um rei pagão que, depois do seu nascimento, dedicou a criança ao deus Apolo e o nomeou como Reprobus. Ele foi crescendo e se tornou grande e forte, decidindo então que serviria apenas a alguém muito forte, corajoso e poderoso, assim como ele. Algumas versões da lenda dizem que ele virou um verdadeiro gigante.

Após muito procurar, ele conheceu um rei que considerava muito poderoso. Depois disso, conheceu Satanás, a quem começou a servir. Mas, no fundo, no fundo, Reprobus não achava nenhum dos dois realmente corajoso.

Tempos depois…

Ele teria se convertido à fé cristã anos mais tarde, mas ainda assim não estava profundamente convencido. Nesse tempo, por exemplo, contam que ele não via a necessidade de orar ou jejuar, mas de ajudar as pessoas a atravessarem um rio muito perigoso na região.

Até que, um dia, percebeu que a criança que carregava nos braços ia ficando cada vez mais pesada, tornando o transporte cada vez mais difícil. Ao chegar do outro lado, a criança se revelou como o próprio Cristo e, por isso, ele passou a ser conhecido como Cristóvão, aquele que carrega Cristo.

A morte

Depois do milagre envolvendo Jesus, São Cristóvão recebeu a ordem de enviar o bastão no chão do deserto. No lugar, nasceu uma palmeira, um milagre que levou muitas pessoas à conversão. Anos mais tarde, o santo foi decapitado pelo rei pagão que governava a região e se irritava com a pregação que Cristóvão fazia do cristianismo.

O padroeiro dos motoristas

Bem, você deve estar se perguntando o que fez com que ele virasse o padroeiro dos motoristas, certo? A verdade é que o dia 25 de julho foi estabelecido como uma homenagem a quem trafega por esse país, pegando péssimas estradas para transportar cargas e pessoas. Nos dias de hoje, ser um motorista é ainda mais difícil, pois as estradas estão mais violentas, o número de acidentes aumentou e muitos motoristas são imprudentes.

Cada um deles conta com a proteção e auxílio de São Cristóvão, para que consigam carregá-los no meio das estradas perigosas como fazia no rio perigoso que tinha onde morava. Com essa proteção, eles conseguem superar os desafios com mais facilidade.

Dia do Motorista e Dia do Caminhoneiro

Vale lembrar que a data de São Cristóvão e do Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, é muito confundida com o dia 30 de junho, quando é comemorado o Dia do Caminhoneiro. Esse dia de julho é marcado por muitas homenagens e reverências a São Cristóvão, inclusive com a presença de muitos caminhoneiros, taxistas e outros motoristas que querem receber uma bênção especial para as jornadas que fazem diariamente.

Sabendo tudo sobre o Dia de São Cristóvão, não deixe de comemorar a data no próximo 25 de julho. Para evitar dor de cabeça e problemas maiores, aproveite e saiba tudo sobre a manutenção corretiva, assim como a manutenção da sua frota, pois os cuidados preventivos são sempre bem-vindos, não é mesmo? Até a próxima!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.