10 Competências essenciais do gestor de frotas

O trabalho do gestor de frotas é vital para garantir a eficiência operacional e o bom funcionamento de toda a logística envolvida. 

No dia a dia, esses profissionais lidam com uma série de desafios, desde o controle de manutenção dos veículos até a otimização de rotas e a gestão de motoristas.

Para desbravar esse universo, é fundamental que o gestor de frotas possua um conjunto específico de competências, desde habilidades técnicas até interpessoais e estratégicas.

Por isso, exploraremos as 10 competências-chave que todo gestor de frotas deve dominar para alcançar o sucesso na sua área de atuação.

Confira!

Índice:

  1. Qual a função do gestor de frotas?
  2. Quais são as 10 competências essenciais do gestor de frotas? 
  3. Otimize a gestão de frotas com a Sofit!

Qual a função do gestor de frotas?

A função do gestor de frotas é garantir o eficiente funcionamento de uma frota de veículos. 

Isso inclui desde o controle da manutenção dos veículos até a gestão dos motoristas e a otimização das operações logísticas.

Além disso, o gestor de frotas é responsável por planejar, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas aos veículos da frota. 

Seu objetivo é garantir que eles estejam em condições adequadas para operação, cumprindo prazos, garantindo a segurança dos motoristas, e minimizando custos.

Para isso, ele executa uma série de tarefas, como:

  • Monitoramento do desempenho dos veículos;
  • Planejamento de manutenções preventivas e corretivas;
  • Controle de combustível e despesas relacionadas;
  • Elaboração e otimização de rotas;
  • Gestão de estoque de peças e materiais;
  • Contratação e treinamento de motoristas, entre outras.

Quais são as 10 competências essenciais do gestor de frotas? 

1. Organização

A organização é um ponto fundamental na rotina de controle dos processos e gestão de frotas.  

Assim, o profissional está o tempo todo em contato com diversos fluxos de trabalho, lidando com manuais e regras, além de ter que acompanhar cada detalhe da operação. 

Por isso, cabe a ele dimensionar o tamanho da frota, os tipos de veículos necessários, determinar regras, controlar custos e criar uma rotina de manutenção dos caminhões. 

Portanto, para que as atividades não fujam do controle, a habilidade de organizar todos os processos, acompanhamentos e informações é indispensável para a função.

2. Domínio dos processos

O domínio dos processos é outra competência essencial para um gestor de frotas eficaz. 

Isso significa que o gestor precisa ter uma compreensão analítica de todos os procedimentos e fluxos de trabalho. 

Sobretudo, àqueles que impactam diretamente os resultados da área de gestão de frotas, mesmo que esses processos estejam relacionados a outros setores da empresa.

Com uma visão analítica dos processos, o gestor pode identificar oportunidades de melhoria e diagnosticar problemas com mais rapidez e precisão. 

Dominar essa competência permite ainda antecipar desafios, planejar estrategicamente e encontrar soluções criativas para os problemas do dia a dia da gestão de frotas.

3. Capacidade de planejamento

Outra característica importante é a habilidade de planejar ações em curto, médio e longo prazo.  

Para isso, deve-se conhecer o histórico dos resultados, saber analisar e interpretar KPIs e obter informações sobre cada processo da gestão de frotas. 

A partir disso, é possível:

  • Definir cada passo da equipe;
  • Planejar novas estratégias;
  • Definir ações de redução de custos e;
  • Direcionar outras questões importantes, como o controle de manutenções, o planejamento de rota e o gasto com combustível. 

4. Habilidades de Gestão Remota de Frotas

A gestão remota da operação é uma das mais importantes competências do gestor de frotas na atualidade.  

Isso porque é preciso trabalhar de forma antecipada – ou seja – no caso de outro lockdown, a sua empresa não pode parar porque você não está trabalhando in loco. 

Além disso, a gestão remota também confere maior fluidez nos processos, e tende a otimizar a sua gestão, dado que:  

  • Desestimula o microgerenciamento;
  • Exige uma otimização e padronização da comunicação e;
  • Extrai todas as possibilidades das suas ferramentas de gestão.

5. Foco em resultados

Também se espera que um bom gestor de frota tenha o foco nos resultados.  

O objetivo é sempre otimizar o desempenho da área e, principalmente, oferecer soluções que ajudem a reduzir os custos. 

Para isso, os gerentes de frota devem se concentrar em KPIs bem definidos e utilizar os dados para analisar e definir novas ações de otimização. 

Em resumo, é preciso trabalhar para alcançar resultados específicos e garantir a produtividade com foco nesses objetivos.

6. Capacidade de Liderança

Também se espera que o gestor tenha habilidades de liderança, visto que ele coordena o trabalho das equipes e, de certa forma, é responsável pelo resultado dos seus liderados.  

Assim, o ideal é construir um bom relacionamento com os colaboradores, conquistando mais eficiência, produtividade e agilidade.  

No entanto, o gestor deve lembrar de ser um exemplo para o seu time.  Não basta dar ordens, definir processos e não segui-los.  

Também é importante manter um canal de comunicação aberto com os seus colaboradores, estimulando o diálogo e resolvendo as questões elencadas por eles prontamente.  

7. Capacidade de motivar e desenvolver a equipe

Além de construir um bom relacionamento com os colaboradores, o gestor de frota deve sempre lembrar de manter a equipe motivada. 

Isso ajuda a garantir um índice mais alto de produtividade, tornando as pessoas mais engajadas com os objetivos propostos. 

Além disso, o gestor de frotas também deve se preocupar com o desenvolvimento da equipe. 

Isso implica oferecer treinamentos, cursos, entre outros recursos que ajudam a tornar os profissionais mais capacitados e com o sentimento de reconhecimento.  

8. Conhecimento de mercado

Ter conhecimento do mercado é uma competência essencial para um gestor de frota por diversos motivos. 

Primeiramente, esse conhecimento permite ao gestor entender as tendências e as demandas do setor, possibilitando a adaptação e a antecipação às mudanças do mercado.

Além disso, estar ciente do cenário atual e das práticas adotadas pelos concorrentes permite ao gestor identificar oportunidades de melhoria e inovação na gestão da frota. 

O conhecimento do mercado também é fundamental para a tomada de decisões, pois permite avaliar o impacto de suas escolhas no ambiente em que a empresa está inserida.

9. Evitar lacunas na política de frotas

Um bom gestor deve atuar como um guardião da política de frotas

Por isso, é preciso evitar as chamadas “áreas cinzentas” e tornar a política um documento completo e em constante atualização. 

Para isso, é preciso investir em transparência e em regras claras. 

Outra tendência é elaborar a política de forma colaborativa, assim, os seus motoristas e demais colaboradores terão mais chances de assimilar a política da maneira correta. 

Quando isso acontece, a sua gestão fica mais simples, já que todos estarão trabalhando conforme o documento, sendo mais fácil implementar novas estratégias.

10. Familiaridade com a questão ambiental

A conscientização ambiental tem se tornado uma pauta cada vez mais presente em todos os debates sobre gestão de frotas. 

Assim, temas como carros elétricos, compensação de carbono, lavagem ecológica e fumaça preta são discutidos de forma constante. 

Isso reflete a crescente preocupação com os impactos ambientais das operações logísticas.

Nesse contexto, a última competência do gestor de frotas é estar familiarizado com essas questões e tendências de preservação ambiental. 

Portanto, é essencial buscar atualização, participar de congressos (mesmo que virtuais) e acompanhar de perto o debate em torno da gestão ambiental de frotas. 

Além disso, é necessário enxergar a questão ambiental não apenas como uma necessidade, mas como uma ferramenta estratégica para o sucesso da empresa.

Otimize a gestão de frotas com a Sofit!

As competências essenciais do gestor de frotas são fundamentais para garantir a eficiência operacional, a segurança dos motoristas e a redução de custos. 

Se você busca otimizar a gestão de frotas e alcançar o sucesso em sua empresa, a Sofit está aqui para ajudar! 

Entre em contato conosco e descubra como podemos transformar a sua operação de frota.

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.