Software para gestão de frota: descubra se a sua empresa precisa de um 30 nov 2017

Software para gestão de frota
Software para gestão de frota

Como você gerencia a sua frota de veículos?

Sabemos que essa não é uma tarefa simples e que envolve diversos aspectos referente aos veículos. No entanto, muitas vezes o controle da frota é mais difícil e complicado do que realmente precisa ser.

E é nesses casos em que se deve considerar a aquisição de um software para gestão de frotas. Os softwares têm como função a redução de custos que envolvem os veículos, como manutenção e abastecimento, além de otimizar a rotina do gestor de frota.

Mas, mesmo sabendo disso, muitas pessoas ainda possuem dúvidas se um software para gestão de frotas é o ideal para a sua empresa.

Então, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, continue lendo o nosso artigo e descubra de uma vez por todas se você precisa – ou não – de um software para gestão de frotas no seu negócio.

Você não sabe quanto a sua empresa gasta com combustível

Por se tratar de um derivado do petróleo, o combustível acaba sendo um valor variável muito impactante, podendo chegar a representar 70% da despesa total de uma frota.

Então, caso a sua empresa não possua um controle eficiente de combustível, provavelmente você está gerando gastos maiores do que o necessário.

Nesse ponto, um software auxiliaria o seu negócio a ter um maior controle do combustível utilizado nos veículos. Assim, seria possível identificar o consumo médio por condutor e veículo, e também acompanhar o custo por KM rodado, possibilitando, assim, uma redução de custos mais assertiva.

A manutenção preventiva dos veículos não é feita

Se a sua empresa não possui um processo de manutenção preventiva dos veículos, você deve ficar em alerta.

O erro de muitos gestores é negligenciar a etapa de manutenção preventiva, que, quando bem desenvolvida, reduz consideravelmente os custos em comparação à manutenção corretiva.

Dessa forma, para buscar uma redução de custo assertiva, investir em um software de gestão de frotas é uma boa opção, pois ele auxilia em todo o processo de manutenção preventiva, desde da etapa de planejamento até ao agendamento dos serviços.

Assim, você tem o controle total das ações relacionadas aos veículos, podendo acompanhar de perto, analisando e monitorando de uma forma simples a sua gestão de manutenção.

Não existe um processo definido de gestão de frota

Para que toda a parte operacional funcione corretamente, é preciso antes definir um processo de gestão de frota.

E é nesse ponto onde muitos gestores de frota se perdem. Caso você não possua um software para gerir sua frota, se torna difícil entender como um todo a gestão dos veículos.

No entanto, ao utilizar, você pode centralizar as informações de todos os veículos da sua frota. Assim, os processos de gestão já estarão listados no software, tornando mais simples o seu trabalho.

Você não acompanha relatórios e indicadores sobre os veículos e motoristas

Um hábito ainda pouco comum entre os gestores de frota é o acompanhamento de relatórios de desempenho, que são de extrema importância para entender como anda a saúde e rentabilidade dos veículos da frota.

É a partir dos relatórios que podemos mensurar precisamente os gastos gerados e projetar ações futuras que reduzem despesas e agilizam a tomada de decisão.

Mas para isso, é importante um sistema de gestão de frotas que possua todas as informações relevantes e que forneça os dados necessários para a análise. Nesse sentido, o ideal para o gestor é que, além de organizar a sua operação, também analise os relatórios e foque no objetivo final do sistema: a redução de custos.

Provavelmente você se identificou com algum (ou vários) dos aspectos listados acima, não é mesmo?

Mas não se preocupe!

Nós da Sofit temos a solução ideal: o software para gestão de frotas SofitView. É a partir desse sistema que mais de 500 empresas em todo o Brasil gerenciam seus veículos, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade continuamente.

Com o SofitView você consegue:

  • Controlar as despesas com combustível;
  • Gerenciar multas e documentos;
  • Fazer a manutenção preventiva dos veículos;
  • Controlar pneus e componentes;
  • Gerar relatórios e análises de resultados.

Todas essas funcionalidades são facilmente executadas a partir do princípio de gestão visual, que é a forma de organizar e gerir as informações na plataforma de forma simples, ágil e intuitiva. Assim, os processos da sua empresa se tornarão mais rápido, aumentando a produtividade na gestão de frota.

Teste agora gratuitamente todas as funcionalidades do nosso sistema de gestão de frotas e comece a reduzir custos e otimizar a gestão dos seus veículos!

# gestão de frotas

Assine nossa newsletter