Manter uma frota de veículos não é tarefa fácil, especialmente nos dias de hoje. Além de todas as variáveis que o gestor financeiro precisa levar em conta, como a manutenção preventiva, os problemas ocasionais por uso severo e o controle da questão humana, através de motoristas e colaboradores, devemos levar em consideração uma questão que está assombrando qualquer pessoa que lide com transporte terrestre: o aumento absurdo do preço dos combustíveis.

É cada vez mais caro manter sua frota na rua e quem não tiver amplo controle dessa variável terá problemas para se manter competitivo. Mas há uma forma de driblar esse problema e ainda cortar custos: através de um software . Ele pode contribuir para que você evite desperdícios e conheça mais efetivamente como seus veículos estão rodando por aí.

Você poderá analisar os custos de cada veículo por quilômetro rodado

Como o sistema atualiza cada abastecimento em tempo real, você pode tirar proveito através de relatórios que combinam o uso de combustível com outras informações de despesa. Essa coleta de dados vai auxiliar a oferecer uma visão geral de cada veículo e então os gestores financeiros poderão tomar decisões mais acertadas com base nessas informações e também investigar consumos excessivos ou eventuais dados incoerentes na atuação de cada motorista.

Você consegue fazer previsões mais precisas

Com o programa, você pode planejar seus gastos com combustível por muito mais tempo e com muito mais precisão. Ele ajuda a aferir qual é o índice de consumo real dos seus veículos se comparado com o que foi previsto. Isso permite realinhar estratégias, rever problemas de desgaste e até dar um feedback para sua equipe, indicando a necessidade de mudanças de comportamento, visando uma direção menos dispendiosa.

Você tem maior domínio do uso de combustível  

Os dados de combustível do software podem, logicamente, ajudar a detectar e prevenir desperdícios de combustível, sem qualquer trabalho por parte do gestor. Ao definir o tamanho do tanque de combustível em cada automóvel, os relatórios são capazes de mostrar se as transações de combustível estão excedendo esse montante. Então, é possível definir e receber as informações sobre o consumo médio do combustível, inclusive sabendo detalhadamente o que foi feito por cada veículo e até cada motorista. Você consegue realizar comparativos de gastos por marca, rota e até modelo do automóvel!

Você pode criar relatórios individualizados

Você pode integrar os dados de combustível a outros relatórios operacionais, como os que você encontra em outros tipos de sistema, como os de gestão de frota e de operações. O sistema é configurável e permite criar uma ampla variedade de alternativas, ajudando a analisar praticamente todo tipo de variável dos seus veículos. Você pode, por exemplo, relacionar o uso de combustível ao desgaste de pneus, criar alertas para consumos muito acima dos níveis normais e muito mais.

Então, como você pode ver, os sistemas de gestão de combustível são indispensáveis para esse tipo de negócio, especialmente no Brasil. Use a tecnologia a seu favor e mantenha um controle mais preciso da sua frota, pois isso pode lhe trazer diversas vantagens competitivas. Se você quer aprender um pouco mais sobre o tema, não deixe de conferir nosso post sobre prevenção à falta de combustível.

Ficou alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo!