RPM do motor

RPM do Motor: o que é e como controlar?

O RPM do motor está diretamente ligado ao desempenho e vida útil dos veículos da sua frota. Por esse motivo, gestores precisam encontrar uma maneira simples e prática de controlar as rotações.

E embora faça parte da lista de indicadores que gestores e motoristas precisam monitorar, como o velocímetro, kilometragem e indicador de consumo de combustível, o medidor de RPM ainda é pouco explorado.

Neste artigo, discutiremos o que é, como medir e controlar as rotações por minuto de um motor e por que isso é tão importante para a gestão da sua frota. Continue lendo!

O que é RPM do motor?

RPM (Rotações por Minuto) é uma medida usada para descrever a velocidade de um motor, descrevendo a taxa que o virabrequim está girando.

Ou seja, toda vez que o pistão de um veículo conclui o movimento de subida e descida, o virabrequim completa também a sua rotação. 

Assim, podemos dizer que o RPM é uma métrica que mensura quantas rotações este componente faz por minuto.

No painel automotivo, o RPM do motor é composto de números de 0 a 8, e na maioria dos carros você descobre que a partir do número 6 há uma cor vermelha chamada “zona vermelha”. 

Enquanto isso, veículos com transmissão automática são programados para mudar de marcha antes que a rotação do motor atinja essa zona .

Se você ultrapassar essa área, estará colocando o motor em risco. Confira a seguir o que indica cada cor da luz do painel:

  • Luz Verde: indica que a aceleração e rotação estão balanceadas;
  • Luz Amarela: sinal de possível desgaste para o motor, indicando que a rotação não está funcionando corretamente;
  • Luz Vermelha: indica um sério risco de comprometimento do motor, salvo em casos de ultrapassagens ou manobras arriscadas.

Além disso, o RPM pode ser usado para medir a velocidade de motores, turbinas, centrífugas, transportadores e outros equipamentos, sendo amplamente monitorada na indústria.

No setor automotivo, o RPM do motor é fundamental para os motoristas entenderem, por exemplo, quando é a hora certa de realizar a troca de marcha.

Por que é importante medir o RPM do motor?

Acompanhar o indicador de RPM do motor é importante, pois a rapidez com que o motor está girando implica tanto no desempenho quanto para a eficiência dos seus veículos. 

Como regra geral, quanto mais rápido um motor gira, mais energia ele produz até um ponto próximo à velocidade máxima projetada, e, a partir daí, a produção de energia começa a cair.

Portanto, se você quer o máximo desempenho do seu motor, você vai querer saber o quão perto você está dos picos de rotação por minuto.

Além disso, medir o RPM do motor é importante porque:

  • Contribui com a sua rotina de manutenção preventiva;
  • Quando utilizado corretamente, o RPM do motor mantém a caixa de câmbio e o motor protegidos contra superaquecimento e danos;
  • Ajuda a manter a transição suave e fácil de uma velocidade para outra;
  • A transição suave protege o carro de vibração ou parada repentina do motor;
  • O indicador de RPM dá uma ideia sobre o desempenho do motor no carro, ajudando a prolongar sua vida útil.

Da mesma forma, conhecer a velocidade do motor dos veículos da sua frota também vai te ajudar a encontrar o ponto ideal de torque (força que o motor consegue gerar). 

Ao contrário da potência, que geralmente aumenta com a velocidade, a produção de torque não está relacionada ao tempo e geralmente tem um pico mais baixo na faixa de rotação.

Controle o RPM do motor e digitalize sua gestão de frotas com a Sofit!

Como medir RPM de um motor?

Gestores de frota podem utilizar alguns dispositivos para medir o RPM do motor e se certificarem de que tudo está em ordem com o veículo.

As ferramentas mais comuns para realizar essa medição são o tacômetro manual e o multímetro.

Por causa da diferença nas velocidades do motor de um carro para outro, um medidor de RPM foi definido onde cada número no medidor indica 1.000 RPM.

Isso significa que se o medidor apontar para o nº 3, por exemplo, o motor do seu carro gira a 3.000 RPM.

Embora não exista um número de rotações por minuto ideal e universal para veículos, é importante que você conheça a faixa de rotação em que os veículos da sua frota apresentam o melhor rendimento.

Medir o RPM auxilia no controle de combustível?

Com o RPM, você pode ver se a caixa de transmissão e o motor funcionam com eficiência. Assim, quanto menor a taxa de ciclo do motor por minuto, menor o consumo de combustível do motor.

Para manter um bom consumo de combustível, oriente os seus motoristas a manterem a RPM do motor entre 1500 e 2000 ao dirigir em velocidade constante. Isso ajudará você a economizar combustível.

Os motoristas com transmissão manual precisam dominar essa habilidade por si mesmos, e o tacômetro pode ajudar nisso. 

Em carros mais novos com transmissões manuais, um limitador de rotação tende a impedir que o motor entre na linha vermelha, o que elimina possíveis danos, mas cabe ao motorista realizar o controle correto da marcha.

Como controlar o RPM do motor?

Gestores de frota podem contar com dispositivos telemáticos para controlar o RPM do motor dos veículos.

Contar com essa tecnologia é importante, pois a partir do controle do indicador, é possível planejar ações específicas com a finalidade de aumentar a vida útil dos carros ou caminhões e agir de forma preventiva.

SAIBA MAIS: O que é freio motor do caminhão?

Através das informações geradas pela telemetria, você pode orientar os motoristas sempre que detectar, a partir do RPM, um padrão de direção que prejudique o motor do veículo.

Controle o RPM do motor com a Sofit!

Com o sistema de gestão de frotas com telemetria integrado da Sofit, controlar o RPM do motor dos seus veículos é simples e prático.

Você pode acessar essa informação sempre que precisar e acompanhar tudo em tempo real através de um dashboard intuitivo.

Dessa forma, poderá acompanhar a evolução da RPM do motor e tomar decisões baseadas em dados para melhorar a performance da sua frota e aumentar a vida útil dos seus veículos.

Conheça agora mesmo a ferramenta de gestão de frotas da Sofit!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.