Veja como reduzir o consumo de combustível adotando simples práticas

Considerado o maior custo variável de um veículo de transporte rodoviário de cargas, o combustível representa até 70% dos gastos de uma viagem. Diante disso, os Gerentes de frotas que na maioria das vezes trabalham com fretes apertados, procuram por processos que sejam fáceis de serem aplicados, para que assim, possam obter a redução do consumo de combustível.

  Os processos fundamentais para a redução de combustível não são complexos, desde que feitos com a garantia da confiabilidade das informações. Você já deve estar cansado de ouvir dizer que para otimizar a economia do veículo é imprescindível que no controle da frota seja realizado uma perfeita gestão da manutenção. Esse processo tem grande importância para a redução do consumo e não posso deixar de citá-lo aqui, pois a manutenção regular do veículo melhora a eficiência do motor, reduzindo em até 17% o desperdício de combustível!

  Mas em relação à gestão da manutenção, quais são os processos que não podem ser esquecidos para a redução do consumo de combustível?

  Na gestão da manutenção, existem dois itens fundamentais e muitas vezes esquecidos ou apenas lembrados com atraso. Estou falando a respeito da simples troca de óleo e filtros do carro. Você sabia que se os óleos e filtros do carro não são trocados no momento certo, o consumo de combustível do seu veículo aumenta? Você sabe identificar o momento certo ou ainda, como você faz para não se esquecer de realizar a troca? Tente encontrar uma forma de planejar essas manutenções e evite o desperdício de dinheiro.

  Outro ponto chave para a redução do consumo está relacionado ao motorista ou condutor do veículo. Você consegue identificar um ranking que relaciona os gastos de combustível por condutores/motoristas? Inicie esse tipo de controle e verá o quanto essas informações podem mudar totalmente o andar da sua gestão de frota, pois, visualizando onde está seu maior custo, será possível priorizar as medidas mais urgentes e tomar as ações necessárias onde o real problema se encontra.

  Mais um ponto chave para a economia de combustível está relacionado ao processo de comparar informações da frota. Por exemplo, você consegue realizar comparativos de gastos por modelo, marca e rota dos veículos? Esse tipo de análise permite a implantação de medidas que reduzem o consumo de combustível.

  Ainda que estejamos informados sobre os principais processos que auxiliam na redução do consumo de combustível do veículo, sabemos que a aplicação desses itens requer muita dedicação e tempo. Portanto, para aplicar essas ações no seu dia-a-dia, evite o uso de planilhas (que não garantem segurança dos dados) e procure o auxílio de um sistema ou aplicativo que tenha um investimento variável (de acordo com o tamanho da sua frota) e de preferência possa ser feito um Teste Grátis antes da aquisição do produto.

Teste grátis software de gestão de frotas