Maio Amarelo

Perceba o risco, proteja a vida. Este é o tema do movimento global Maio Amarelo em 2020, que acontece em meio à pandemia da Covid-19.

O evento deste ano teve que ser reformulado, atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A abertura, que ocorreu no último dia 29 de abril, foi realizada através de videoconferência no Facebook e Instagram.

A ideia deste ano é alertar para a importância das medidas preventivas de segurança no trânsito utilizando elementos comuns na web, como gifs, figurinhas, stories e vídeos curtos informativos.

Confira abaixo mais informações sobre a campanha do Maio Amarelo deste ano e descubra como a sua empresa pode participar desta causa!

 

O que é o “Maio Amarelo”?

De acordo com um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) acidentes no trânsito são a nona causa mais comum de mortes no mundo. O que representa um custo de pelo menos US$ 518 bilhões por ano de cada país. 

Estima-se que neste ano, 1,9 milhões de pessoas perderão as suas vidas no trânsito e os acidentes irão figurar como a 5ª mais comum causa de morte no mundo.

Pensando nisso, a ONU decretou, em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde ação, ações de conscientização vem acontecendo anualmente.

Em 2020, o movimento é coordenado aqui no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Perceber o risco é salvar vidas!

A Sofit continua com o movimento do Maio Amarelo e está engajada para, junto à sociedade e também clientes, contribuir com a redução de acidentes de trânsito nas estradas brasileiras. 

Afinal, com um ano atípico e que pegou todos os gestores de frota de surpresa, é importante focar em medidas preventivas, alertando clientes, colaboradores e sociedade sobre atitudes simples e que salvam vidas.

Abaixo, vamos listar algumas ações incrivelmente simples que você pode adotar para contribuir com o movimento do Maio Amarelo na sua empresa.

 

Como gestores de frota podem se engajar com o movimento Maio Amarelo?

Defendemos o controle minucioso e estratégico dos veículos através de softwares de  gestão de frotas que atendam a dinamicidade da sua empresa.

Pois, com dados sempre ao alcance de um clique, a Sofit facilita o trabalho de prevenção conduzido pelo gestor de frotas que pode basear as suas ações em dados. 

Separamos 5 ações para que a sua empresa contribua com as ações do Maio Amarelo. Vamos lá?

1. Atue nas Redes Sociais

Com o isolamento social, muitas empresas tiveram que adaptar as suas rotinas à nova realidade do país. 

Com isso, o contato direto foi privado, mas é possível conscientizar a sua equipe através da internet. 

Neste ano, o material da campanha do Maio Amarelo está disponível na versão de apoiador. É possível baixar peças, stories e até vídeos e inserir a sua marca, por exemplo.

2.   Controle de Velocidade

O bom gestor de frotas vai sempre pensar em uma gestão que alie segurança com eficiência. Isso é possível graças à tecnologias como a telemetria

Através dela é possível coletar informações sobre a aceleração dos veículos, além de, também, outros detalhes como RPM e frenagem. Tudo em tempo real.

3.   Incidência de Infrações e multas

Um trânsito com menos incidência de multas é um trânsito menos perigoso, concorda? Então, a gestão de multas, através de informações sobre os seus veículos, entrada de horário e saída dos motoristas e dos dados dos seus colaboradores é fundamental. Assim, você controla mais facilmente as multas e pode trabalhar ações específicas para cada motorista.

4.   Treinamento e capacitação de motoristas

A rotina de Treinamentos e capacitações não devem parar. Afinal, em 2020, elas podem acontecer online, através de salas de reunião. Aproveite, então, para incluir periodicamente capacitações sobre direção defensiva e ações de conscientização sobre acidentes no trânsito. 

5.   Assistência aos colaboradores

Cuide da integridade dos seus colaboradores, investindo, assim, em seguros que lhes garantam toda a assistência em caso de acidentes. Isso vale também para os seguros de carga e de veículos que garantem mais tranquilidade para você e para a sua equipe.

 

Maio Amarelo: A Sofit apoia a causa e trabalha por mais segurança no trânsito

A sua empresa aderiu ao Maio Amarelo? Que tipo de ações a sua empresa tem realizado para investir em segurança no trânsito, evitar acidentes e garantir a segurança dos motoristas? 

Conta pra gente nos comentários e até a próxima! 

Este artigo foi útil para você? Aproveite para conhecer o Sofit View – Sistema de gestão de frotas.