Frota Própria x Locada – EP01: Aquisição de veículos

Frota Própria x Locada é uma série de podcasts que aborda os benefícios de cada tipo de frota e qual é mais rentável para cada tipo de negócio. Apresentado por Eduardo Pinheiro Canas, Especialista de Produtos na Sofit e (ex-gestor de frotas de uma das maiores indústrias químicas do Mundo, BASF) e Micael Duarte, Head de inovações da Sofit.

Neste episódio Eduardo e Micael conversam sobre as diferenças na aquisição de veículos para frota própria e locada.

 

Confira alguns trechos desse bate-papo:

“Vemos muito gestores optando em ter uma frota própria por ter uma visão de que ele faz uma melhor gestão do que uma locadora. Porém, ele não tem visão dos custos invisíveis que a frota própria possui, como o custo de quanto tempo ele passa negociando com a montadora, realizando orçamentos com oficinas, a quantidade de pessoas envolvidas para manter a operação funcionando. Quando se tem uma locadora por trás, realizando essa gestão e oferecendo o suporte, desde a compra até a desmobilização do ativo, você tem uma gestão mais estratégica e menos operacional”.

Micael Duarte – Head de Inovações

 

“As atividades em uma frota terceirizada se tornam mais simples, pois você passa a ter a visão dos dados de forma compilada, então você começa a ter uma visão muito mais assertiva e rápida, no mercado de frotas você precisa ser ágil para não perder oportunidades. Em um cenário de frota terceirizada, há trabalho, porém é um trabalho estratégico que dá mais resultado.”.

Eduardo Pinheiro Canas – Analista de Negócios

 

Ouça agora o primeiro episódio da série!