O que é ARLA 32 e quais os benefícios para seu caminhão 

Investir em fluidos anti-poluentes como o ARLA 32 é uma iniciativa simples que gestores podem incorporar na construção de uma gestão com responsabilidade social.

Mas, se engana quem pensa que o ecológico é mais caro. 

Pelo contrário, a economia, seja em termos de dinheiro ou em ganhos para o planeta e imagem da sua empresa, é muito maior.

Por isso, neste artigo vamos te apresentar informações sobre o ARLA 32, substância obrigatória para frotas de caminhões e ônibus desde 2012.

Você vai saber o que é, quem deve utilizar e quais são as consequências de não usar este fluido nos seus veículos.

Continue lendo!

Índice:

  1. O que é o ARLA 32?
  2. Para que serve e quais as vantagens de utilizá-lo?
  3. Como usar ARLA 32 no caminhão?
  4. O que acontece se acabar o ARLA 32 do caminhão?
  5. ARLA 32 em veículos com sistema SCR
  6. Onde comprar o ARLA 32?
  7. Qual a média de consumo de ARLA por km?
  8. Impacto do ARLA 32 no meio ambiente

O que é o ARLA 32?

ARLA 32 é uma solução líquida para veículos que possuem o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). Sua ação auxilia na redução da emissão de poluentes provenientes da queima do óleo diesel.

Este produto químico, cuja abreviação vem de Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio (NOx) Automotivo, é composto por uma solução de ureia (32,5%) em água desmineralizada.

Ademais, é importante esclarecer que o produto não é um combustível: trata-se de um líquido injetado no catalisador do veículo para causar uma reação química.

Além disso, em locais como o oeste do continente europeu, o produto já é velho conhecido dos motoristas.

Para que serve e quais as vantagens de utilizá-lo?

O ARLA 32 serve para converter as partículas de óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio e água.

Essa reação reduz em até 98% as emissões de óxido de nitrogênio, que além de altamente poluente, são nocivas à saúde e responsável por diversos males de respiração.

Além disso, o produto ainda promove a economia de combustível, fazendo compensar ainda mais o investimento no produto que custa por volta de R$100,00 um recipiente com 20 litros.

Como usar ARLA 32 no caminhão?

É importante saber que não se deve adicionar o ARLA 32 diretamente no tanque de combustível. Em vez disso, existe um recipiente, geralmente ao lado da entrada do tanque, onde deve-se adicionar o produto.

Qual proporção utilizar?

A quantidade da solução que deve ser usada nos veículos pesados é bem inferior à quantidade de combustível. Em média, 5% do volume de diesel é o suficiente. Ou seja, para cada 20 litros de diesel, 1 litro de ARLA 32.

O que acontece se acabar o ARLA 32 do caminhão?

  1. Perda de Potência do Motor: O sistema SCR é projetado para funcionar em conjunto com o motor para reduzir as emissões. Quando o Arla 32 acaba, o sistema de redução catalítica não funcionará mais corretamente, o que pode levar a uma perda de potência do motor e um desempenho reduzido.
  2. Aumento nas Emissões de Poluentes: Sem o Arla 32, o sistema SCR não será capaz de converter eficazmente os óxidos de nitrogênio em gases menos prejudiciais, resultando em um aumento nas emissões de NOx, o que pode levar a problemas de conformidade com regulamentações ambientais.
  3. Alertas e Luzes de Avaria: A maioria dos caminhões modernos está equipada com sistemas de monitoramento que detectam a quantidade de Arla 32 no tanque. Quando o nível fica muito baixo ou se esgota, o veículo geralmente emite alertas e acende luzes de aviso no painel de instrumentos para informar o motorista sobre o problema.
  4. Restrição de Velocidade: Em alguns casos, quando o Arla 32 se esgota, o veículo pode entrar em um modo de operação degradado, limitando a velocidade máxima para evitar a violação das regulamentações de emissões.

ARLA 32 em veículos com sistema SCR

O sistema SCR é comum em caminhões, ônibus e outros veículos comerciais que precisam atender aos limites de emissão de poluentes estabelecidos pela legislação ambiental. 

Esses veículos geralmente possuem um indicador de nível de ARLA 32 no painel, que alerta o motorista sobre a necessidade de abastecimento do agente.

O sistema SCR funciona por meio da injeção controlada de ARLA 32 no escape do motor, onde o agente reage com o NOx e o converte em nitrogênio e vapor de água, substâncias inofensivas ao meio ambiente.

Onde comprar o ARLA 32?

Você pode abastecer o caminhão com ARLA 32 normalmente em postos de combustível.

Geralmente, existe um reservatório próprio para a substância e é o frentista que opera o abastecimento.

Assim, prefira adquirir o produto de revendedores autorizados, que possuam selo do INMETRO e sigam a norma estabelecida pelo ISO 22241 para veículos com motores a diesel.

Também é importante ter atenção para não cair em fraudes: em condições normais de armazenamento, o ARLA 32 não possui cor nem cheiro.

Qual a média de consumo de ARLA por km?

Geralmente, veículos equipados com sistema SCR consomem entre 5% a 7% de ARLA 32 por litro de diesel.

Dessa forma, um veículo que roda 100km, consome em média 7 litros do fluido.

Esse consumo pode variar conforme o tipo de carga transportada, condições de operação do caminhão e manutenção do sistema SCR.

Impacto do ARLA 32 no meio ambiente

Quando os veículos da sua frota usam irregularmente ou não utilizam o ARLA 32, eles emitem até 5 vezes mais gases tóxicos no meio ambiente.

Mas, a indústria automobilística e o setor de combustíveis passaram por grandes adequações, como a adoção de carros elétricos e o carsharing.

Também houve avanços na legislação e exemplo disso foi a implementação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

A medida institui limites no controle de emissões de veículos. 

Além disso, a não utilização do produto configura infração de trânsito grave, prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), com previsão de retenção do veículo, além de multa de R$ 195,23.

Então, gostou das nossas informações sobre o ARLA 32 e seus benefícios? Aproveite para conhecer nossas dicas para reduzir o consumo de combustível dos seus veículos!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.