Durante as viagens, os motoristas percorrem caminhos que podem ocasionar problemas negativos para os pneus. Esses problemas acabam diminuindo a durabilidade prevista dos pneus e aumentando os custos com manutenção.
Algumas práticas podem aumentar a durabilidade dos pneus, mas é importante estar atento e seguir orientações seguras. Pois um pneu com defeito pode ocasionar situações de alto risco na estrada.
A revista “De Olho no Pneu”, fez um estudo e indicou 5 práticas essenciais para aumentar a vida útil dos pneus sem comprometer com a segurança do veÃculo:
- Realize o rodÃzio de pneus de acordo com as instruções do fabricante (ou corretivamente quando necessário)
- Respeite o sentido do fabricante (alguns pneus podem apresentar sentido correto de rodagem)
- Dirija o veÃculo com regularidade e mantenha a velocidade constante (quanto maior a velocidade, menor a duração do pneu)
- Certifique-se que a distribuição de cargas está correta
- Utilize a pressão correta, isso proporcionará ao pneu um apoio perfeito ao solo
Adote essas práticas com o auxÃlio de um aplicativo simples. Assim é mais fácil e seguro de realizar o controle de todas essas tarefas.
O aplicativo lhe avisará quando algum dado estiver inconsistente, diminuindo o risco de registros errados, no qual acontece muito quando o controle é feito em uma planilha de dados.
A planilha não lhe avisa quando o vencimento do pneu estiver chegando e também não envia alertas para avisar que as datas foram inseridas de forma errada ou que a quilometragem está inconsistente.
E lembre-se, além de dirigir o veÃculo com regularidade, evitando buracos, arrancadas ou freadas bruscas, realizar um bom controle de pneus ajudará na redução de custos com manutenção do componentes do veÃculo e na diminuição de acidentes nas estradas.