Para ter mais veículos disponíveis é necessário que você trabalhe com previsibilidade, ou seja, é preciso ter um forte trabalho de monitoramento, com informações em tempo real.
É a quantidade de veículos necessários para atender às demandas de serviços e entregas programados pelo setor logístico da sua empresa.
A análise deve ser observada a partir de um KPI, dessa forma o gestor pode tomar decisões estratégicas de maneira mais fácil.
Em caso de má execução, a disponibilidade pode afetar em alguns pontos, como: – Desperdícios financeiros; – Subutilização dos veículos; – Descontrole da frota; – Ociosidade da frota.
Adote algumas medidas estratégicas e otimize o nível de serviço da sua empresa, aumentando a disponibilidade da sua frota. Confira a seguir:
Empresas de transporte estão sujeitas à sazonalidade, além de variações de tipos e volume de carga disponível. Com base nesses dados, você consegue distribuir as demandas de maneira estratégica, otimizando as escalas de trabalho.
Identifique métricas de desempenho e compartilhe com os seus motoristas. Certifique-se de que eles entendem a importância do seu objetivo, assim, eles passarão a trabalhar em sintonia com você.
É praticamente impossível manter o controle da sua frota sem um sistema completo de gestão de frotas. Pesquise pelas opções do mercado ou agende agora mesmo uma demonstração exclusiva da Sofit!