Um assunto que é sempre discutido e cobrado dos gestores é a economia nas contas corporativas. Além de conseguir gerir o setor e mostrar bons resultados, eles são constantemente pressionados a realizar corte de custos em sua operação. O controle dos custos é importante, pois impacta diretamente na competitividade da empresa.

Mas, para conseguir reduzir os custos, nem sempre é necessário tomar medidas drásticas como o corte de pessoal, por exemplo. Existem soluções mais simples que são capazes de aliviar as contas.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este post com algumas dicas que auxiliam no corte de custos na frota. Veja só:

Verificar sempre a pressão dos pneus

Manter a pressão correta dos pneus além de contribuir para a melhora do desempenho e para a segurança auxilia na economia de combustível.

A pressão errada faz com que os pneus tenham que ser substituídos antecipadamente. Sem contar que uma pressão alta demais provoca o aumento do consumo de combustível, enquanto uma pressão muito abaixo provoca desgaste no pneu. Isso sem mencionar a segurança, que fica comprometida.

Conscientizar motoristas com relação à velocidade

Quando a velocidade está alta, a resistência do ar também cresce, consequentemente, aumentando o consumo de combustível. Portanto, efetuar campanhas de conscientização dos motoristas para que dirijam a uma velocidade média e constante, pode reduzir o consumo do combustível.

A Energy Saving Trust (organização que promove o uso de energia sustentável no Reino Unido) apontou que ao dirigir a 110km/h consome-se 25% menos de combustível do que dirigindo a 14km/h.

Efetuar verificações com regularidade

Quando o filtro de ar está sujo, o fluxo de ar que vai para o motor diminui e acaba prejudicando a mistura ideal de ar e combustível que é ideal para o bom funcionamento do motor.

Um óleo já vencido eleva o atrito do motor, causando aquecimento, o que também contribui  para o aumento do consumo de combustível.

Utilizar um software de gestão de frotas online

Com a utilização de um gestor de manutenção de frotas é possível reduzir os custos de manutenção através de ações planejadas e preventivas. As manutenções planejadas indicam as condições dos veículos, evita quebras e aumenta a disponibilidade da frota. Além de oferecer 17% de redução nos custos com manutenção.

Os resultados de uma empresa são baseados na melhora do faturamento e no aumento do lucro. Mas, outra parte muito importante que também deve ser considerada é o controle de custos. Através de análises e mapeamento dos processos é possível identificar pontos de melhoria que auxiliam na redução dos custos.

Existem diversas medidas que podem contribuir para a economia na frota. Algumas delas mais simples do que se pode imaginar. Adotar atitudes de conscientização e prevenção podem trazer grandes ganhos quando se trata de economia. Utilizar um software que é responsável por gerir a manutenção da frota também é uma ótima saída para economizar.

Veja também este material gratuito com 11 dicas para economizar combustível.

Tem alguma contribuição a fazer com dicas de como economizar com a frota? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão!